sábado, 17 de julho de 2010

X-Factor: O Velho Summers

Depois do evento traumático que assolou a vida do X-Factor, o líder da equipe entrou em uma espiral de decadência, chegando a saída extrema de tentar o suícidio. No entanto, o retorno de alguém que sabe das coisas evitou essa tragédia, mas a morte ainda pode chegar para Jamie Madrox em X-Men Extra nº 102, durante uma rebelião liderada por uma conhecida família.

X-Factor

Embora Layla Miller tenha levado Madrox diretamente para a futura Rebelião Summers, a história começa mesmo é no presente, com Rictor descobrindo a existência do Rev.John Maddox, graças a notícia sobre o sequestro na loja de conveniência. O ex-mutante chega à conclusão que se trata de uma cópia, mas Theresa não dá atenção para isso e não coloca a agência no caso, fato que obviamente não impedirá Rictor e Guido de darem um passeio.

O atual caso real do X-Factor envolve a ex-mutante Lenore, que acredita que alguém pretende matá-la. Longshot fica encarregado da segurança da moça, mas rola um clima de romance entre eles (algo comum envolvendo o sortudo), com direito até a um beijo. Porém, o dever fala mais alto e Longshot a afasta, não se permitindo ter distrações. Infelizmente, isso não impede Lenore de ser baleada pela própria mãe, que aparece no apartamento.

X-Factor

Quem também aparece, mas no QG do X-Factor, é Val Cooper, que tem enviado a equipe em diversas missões. A razão da visita é a destruição, em vez de apreensão, de diversas armas que estavam em poder de traficantes. Claro que o clima da conversa não é dos mais simpáticos, principalmente pela troca de farpas entre a agente e Monet.

Tenho que destacar sempre a arrogância de Monet, que aqui solta mais uma pérola, já que ela explica que não odeia todo mundo, apenas se considera melhor que toda a humanidade. Muito bom! Outra coisa que me chamou atenção nos membros da equipe foi a teoria de Guido sobre as tendências suicidas de Rictor. Será que o Fortão está correto? É esperar para ver.

Mas e quanto a dupla de viajantes do tempo? Bem, Madrox sente uma grande dificuldade inicial com o fato de estar 80 anos no futuro e que a moça que acabou de conhecer ainda não o conhece. Confuso? É, viagem no tempo é assim mesmo. A moça é Ruby Summers, o que rende uma piadinha sobre um parentesco com Buffy em vez de Ciclope. Piadinha que é imediatamente repreendida por Layla, já que segundo ela, Madrox precisa ser diferente.

X-Factor

Ruby comenta que os dois estariam mortos se ela não tivesse chegado, o que faz Jamie dizer que "crítica arrogante" é uma característica genética, lembrando de Ciclope. Nesse momento, o Homem-Múltiplo acaba descobrindo que Ruby é filha de Scott Summers, mas não há tempo para se surpreender com a idade dela, já que mais Sentinelas chegam ao local.

E aí, começa uma sequência de ação muito bacana, com Ruby disparando rajadas ópticas, Madrox tornando-se um exército de várias cópias e a chegada de reforços, representados pelos mutantes Daemon e Hecate.

X-Factor

Porém, o que salva todo mundo no final é a entrada triunfal de um conhecido mutante cuja aparição esperamos durante toda a história.

X-Factor

Claro que só pode ser o Scott Summers, que salva todos em grande estilo, dá as boas-vindas à Rebelião Summers e espera que Jamie Madrox não seja mais um inútil como era antigamente.

História muito bacana, mostrando algo que sempre foi parte da mitologia de Lucas Bishop. Será que teremos alguma resposta sobre o ódio dele contra Esperança? Quem estaria por trás do atentado contra Lenore? Só sei que quero ver mais desses personagens do futuro, que estão muito bem delineados.

Pena que o próprio Peter David colocou spoilers da próxima edição no "anteriormente...", o que sempre estraga um pouco. Segundo ele, a alteração temporal se expande em reverso, tornando Madrox seu próprio avô, enquanto Syrin e Monet começam um relacionamento amoroso e Guido encontra Lila no chuveiro. O autor ainda diz para espalharmos pela Internet e, já que é assim, estou seguindo a recomendação.


Eddie

P.S. titulo do artigo fazendo uma piadinha óbvia com a série O Velho Logan. Créditos ao Richard, membro de nossa comunidade, que a fez primeiro.

comments powered by Disqus