quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Homem de Ferro vs. Chicote Negro: Final mais ou menos feliz

Tony Stark está preso injustamente. Acusado de ter massacrado e chacinado uma vila russa, além de se provar inocente e lidar com o verdadeiro assassino, o Homem de Ferro terá de encarar a sede de vingança do único sobrevivente: Ivan Vanko, o Chicote Negro. Acompanhe o desfecho da mini-série "Homem de Ferro verus Chicote Negro" de 4 partes que acabou este mês na revista Homem de Ferro #04.

Photobucket


Depois de ser preso por supostamente atacar uma vila Russa, Volstok, e ser perseguido dentro da prisão por Ivan Vanko (o Chicote Negro como vimos em sua origem) que quer vingar a morte de seu pai neste mesmo ataque, Tony Stark acaba “escapando” da prisão com um protótipo de armadura construído precariamente com os recursos que ele encontrava no presídio de segurança máxima (ou não tão máxima assim...). Disposto a saber quem estava roubando sua tecnologia de forma tão eficiente a ponto de ele não perceber e não deixar praticamente nenhum rastro, o Homem de Ferro viola a segurança de seu próprio laboratório. O motivo é averiguar a filmagem de determinados dias que constam como ele tendo ido ao local (que só funciona com sua própria bioassinatura) sendo que ele não foi, fato percebido pela fiel Pepper Pots.

Para a surpresa de todos, principalmente a do protagonista em questão, a câmera de vigilância filmou o intruso dessas datas e ele é Tony Stark. Ou alguém muito parecido com ele. Não há tempo de entender, a segurança foi reativada e guardas cercam seu laboratório, tudo que pode fazer é fugir e rumar para o Japão para onde os microrrastreadores de sua tecnologia apontam que os equipamentos roubados estão migrando. Ele diz isso à Pepper enquanto voa rumo ao Oriente, mas não é ela a única a ouvir. Vanko também ouve a conversa e, como não é burro nem nada, percebe que Tony sabe que ele o escuta, mas seu único objetivo é ir atrás dele no Japão. Nada mais vem a calhar que um planador que o russo engenhosamente desenvolveu.

Photobucket

Homem de Ferro pede que Pots mude a freqüência da conversa e então revela que sabia que Chicote o escutava. Ela não entende porque ele está mandando o homem que quer vê-lo morto pro mesmo lugar onde ele está indo. A resposta é lógica: Se Ivan acredita que ele é responsável pela chacina de Volstok e, por isso, quer se vingar. Dessa forma, levá-lo até as pessoas que se passaram por Stark e prová-lo de que ele não é responsável é a melhor estratégia, mesmo que a amiga saliente que pode não acabar da melhor forma.

Chegando no local indicado pelos rastreadores, o ex-diretor da SHIELD encontra diversas partes de armaduras e é encontrado por Chicote Negro, que chega partindo pra porrada. O acusado tenta convencê-lo da verdade pedindo que ele olhe ao redor. Ele de fato cai em si e pergunta ferozmente como Anthony se sente tendo criado algo tão destrutivo em mãos erradas. Claro que ele se sente péssimo e não é a primeira vez, porém não há tempo para lamentos já que um exército de “starks clones-zumbis” os ataca. Pelo menos chicote terá a chance de quebrar a cara do herói repetidas vezes, brinca Tony. E eles o fazem. Como um bom final clichê de filme água com açúcar o “vilão” cai em si (em tempo recorde) e ajuda o “herói” a vencer a briga, chegando aos responsáveis por tudo aquilo.

Photobucket

Os “novos melhores amigos” repreendem os autores de tudo e indagam como fizeram e quem são eles. Uma resposta até poética: “somos o equilíbrio”. Um dos articuladores de tudo conta que eles fazem parte de um consórcio feito por governos do mundo inteiro, inclusive dos EUA. O propósito deles seria um “equilíbrio de poder” roubando a tecnologia Stark a qual o herói se recusou a compartilhar com o mundo. Essa parte da história remete bastante ao tema do segundo filme do personagem (sendo que esta mini-série foi inspirada de fato no longa) onde Tony Stark se recusa a compartilhar sua tecnologia com o governo. Para conseguir tal feito, o homem conta que criavam sua bioassinatura duplicando seu DNA em aparentemente clones/zumbis que não eram clones perfeitos, contudo serviam ao propósito de recriar a assinatura genética e dar acesso aos laboratórios stark. O DNA foi conseguido graças fios de cabelo deixados em seus “namoricos” (nota da editora: viram, meninos? Galinhagem tem conseqüências, pensem antes de sair com todas podem estar duplicando a bioassinatura de vocês e roubando... ok, não deve trazer conseqüências assim pra vocês...)
(nota da editora intrometida de novo: parece fácil nos quadrinhos e nos filmes, mas não tente fazer clones em casa!)


O homem conta, ainda, que foram pacientes, roubavam peça por peça há anos e hackeavam os estoques para encobrir. Nada seria descoberto não fosse a ganância alheia, como sempre. O primeiro ministro russo usou o acesso a essa tecnologia para atacar a vila de Volstok e matar um líder contrário a Vladimir Putin: Igor Vanko. Claro que, mencionando isto, Ivan logo destinaria sua fúria contra ele, tendo de ser controlado pelo Homem de Ferro. De volta à posição de opositores, o protagonista faz tudo que pode para impedir Chicote de matar os responsáveis. Contudo, devido à luta anterior o complexo está em chamas e perto de uma iminente explosão. Tony não tem outra opção a não ser salvar o homem responsável pelo roubo (para que ele pague depois) e partir sem Vanko que estava longe demais separado pelas chamas.

A forma que o empresário vê de fazer alguma coisa em retorno do mal causado por sua tecnologia é homenagear Ivan Vanko e abrir uma filial de sua indústria em Volstok para ajudar aqueles que tiveram tudo perdido. Não sem antes ter entregado os membros do consórcio para a ONU e se livrar das acusações, claro. Final feliz a moda hollywoodiana com festa em Volstok, o mocinho livre e os vilões presos. Apenas restava saber o paradeiro de Ivan Vanko, preocupação confidenciada à Pots por Tony que gostaria que o russo tivesse encontrasse sua paz. Um homem coberto aguarda na frente do palácio do ministro Russo e revela um chicote energético saindo de sua manga nos últimos quadros. Aparentemente Ivan vai tentar encontrar a paz de seu modo, se vingando do verdadeiro responsável pela morte de seu pai. Porém nós não vamos saber o que acontece (você queria?), já que esta é a cena final da mini série de Homem de Ferro versus Chicote Negro que se encerra na edição de número 4 da revista com nome do protagonista com um quê de filme pipoca.

Photobucket


Cammy

comments powered by Disqus