sábado, 18 de setembro de 2010

Teia do Homem-Aranha: Resistência Final

*Artigo escrito por nosso colaborador, Guilherme Prado

A outra história da segunda edição da A Teia do Homem Aranha nos apresenta uma história que do herói mesmo tem muito pouco, mas que elucida bastante do Sr. Negativo, ou Martin Li, o novo chefão de Chinatown.

Mr. Negative

A história começa com uma introdução um pouco filosófica, bem chinês por sinal, sobre o bem e o mal, mas logo já somos apresentados a uma proposta do Capuz ao Sr. Negativo. É o Dragão Branco que trás o recado, e deixa a mensagem bem clara: o Sr. Negativo deve submissão ao Capuz ou sofrerá as consequências.

Estranhamente, o vilão monocromático cede muito facilmente e com um aperto de mão “sela o acordo”. Ao toca-lo, Dragão Branco percebe tarde demais as reais intenções do “novo” colega e é corrompido pelo poder negativo que o leva a mudar de lado e atacar sem a menor preocupação (quase como um Deadpool), a base do Capuz em defesa do seu novo mestre.

Mr. Negative

A mensagem foi clara, o Sr. Negativo não vai se render apenas. Assim, se realmente o Capuz quiser Chinatown terá que ir buscá-la. “Então o chinês quer fazer jogo duro, hein? Por mim tudo bem eu sou do Brooklyn. Nós inventamos o jogo duro” foram os pensamentos do vilão em resposta.

A cena corta e voltamos ao nosso narrador, que agora dá pistas de estar escrevendo uma história, mas não uma qualquer. Trata-se do relato sobre um imigrante chinês que chegou aos EUA, em Nova York, num navio clandestino, repleto de outros trabalhadores escravos. Após um acidente com a embarcação, chamada Montanha Dourada, já perto do porto de Rockaway, todos a bordo a saltaram para evitar a guarda costeira; esses imigrantes, a dias privados de comida e água, já muito fracos não conseguiram nadar até a costa. Todos morreram, exceto um, um chinês chamado Martin Li.

Mr. Negative

Então, finalmente somos apresentado ao nosso narrador, Betty Brant, que esta escrevendo um artigo para o CD, e como sempre, tentando difamar o Sr. Li, mais uma pessoa de quem Charles Bennett não gosta. A Srª Brant finalmente interrompe sua narrativa, tocando uma campanhia. Quem atende é ninguém menos que a Srª Li.

Novo corte na história e somos levados ao carro do Sr. Li, que esta acertando os detalhes de um novo centro do F.E.S.T.A com sua melhor colaboradora, May Parker, ou melhor, May Jamenson, enquanto ruma para Chinatow. Assim que a limusine do empresário adentra o bairro chinês, uma equipe de segurança do MARTELO isola todo o bairro (para quem está acompanhando a série do Reinado Sombrio já sabe da aliança entre Norman e o Capuz e saca a armadilha) com a desculpa de fazer um treinamento.

Mr. Negative

Logo o novo Rei do Crime inicia o seu ataque ao reduto do seu mais forte impecílio: todas as atividades são tomadas, desde cassinos às casas de massagem. Como o Sr. Li estava entrando em Chinatow e falando com a Tia May quando os incidentes começaram, não demora muito para Peter ser envolvido em um rolo que nem era dele. E como sempre lá vai o amigão da vizinhança tentar salvar o benfeitor de Nova York.

Mr. Negative

A briga rola solta entre a gangue do Capuz e os Demônios interiores. Enquanto isso, o Sr. Negativo está trabalhando em algum plano misterioso que irá salvar seu domínio. O Aranha entra por uma clarabóia no teto neste exato momento e vê o Sr. Li/Sr. Negativo escrevendo algo. Ele propõe tirar o chefe da sua tia da zona de guerra o mais rápido possível, mas ao tocar no vilão a energia negativa contamina o Aranha fazendo aflorar seu lado negro e obedecer ao Sr. Negativo.

Mr. Negative


Vemos, então, o Homem-Aranha distribuindo sopapos para todos os lados, de uma forma agressiva e liberando todos as emoções suprimidas, muito semelhante ao Aranha da época do simbionte, sem se segurar ou se preocupar com as consequências.

A seguir, somos levados agora a uma outra parte do QG do Sr. Negativo, onde o vilão entrega ao seu fiel capanga Cabeça de Martelo um cilindro com uma mensagem que deve ser entregue a qualquer custo ao destinatário. O gangster então parte como um maluco em direção ao seu destino.

Mr. Negative

De volta a residência da Srª Li, sem luz devido a briga, Betty Brant começa a fazer sua investigação sobre a relação do Sr. Li com o Sr. Negativo junto a suposta esposa do empresário. A Srª Li começa a contar a sua versão da história:

Martin Li era um pequeno empresário, dono de uma fábrica de ziperes, na província chinesa de Fuzhou, mas não era grande o bastante para sobreviver na China comunista. Sua esposa então se mudou para os EUA onde estudou na Universidade Empire State, e passou a trabalhar como contadora. Alguns anos depois, Martin com suspeitas de que sua esposa tivesse um amante na América decidiu ir ao seu encontro, onde acabou vítima dos contrabandistas do Cabeça de Cobra para fazer a viagem.

Mr. Negative

Finalmente, Betty deixa de lado o ar de repórter compreensiva e tenta obter respostas mais rápidas. A repórter afirma que sabe que a gangue agora trabalha para o Sr. Negativo e então faz a pergunta derradeira sobre a ligação entre o Sr. Negativo e Martin Li. Neste momento a velha senhora apaga a vela que ilumina o local e foge.

Estamos agora na sede da ONU, com o Osborn lendo histórias para crianças, quando o prédio é invadido pelo destemido mensageiro Cabeça de Martelo. E antes que uma confusão se instaure, o Patriota de Ferro convoca sua armadura e sai com o gangster de lá. Ao ser indagado pelo vingador sobre o motivo da visita, ele apenas adianta que Norman vai ter que ajudar o Sr. Negativo.

Mr. Negative

Com os vilões fora de combate, o atormentado Aranha começa uma nova caçada, agora atrás de Betty Brant, que fez perguntas demais, e tem um passado conturbado com o herói. Enquanto isso, começa a luta derradeira entre o Capuz e o Sr. Negativo para saber quem deterá o controle de Chinatown.

Mr. Negative

Entrando em um prédio antigo, Betty consegue despistar seu perseguidor e se encontra novamente com a Sra Li, que parece estar mais disposta agora a esclarecer as coisas. Novamente somos levados ao passado dos Li, mas dessa vez vemos ela sendo torturada para pagar as dívidas da vinda do falecido Martin Li para a América. Neste momento surge o Sr. Negativo e não só mata a gangue, mas toma o controle da operação e salva a jovem chinesa. Neste ponto a história é interrompida pelo Cabeça de Teia, que reencontra a sua vítima e recomeça a perseguição.

Somos levados de volta à briga entre o Sr. Negativo e o Capuz, mas só para ouvir a versão do vilão sobre como ele chegou aos EUA. E nesta versão a história toma contornos bem diferentes, e finalmente nos é explicado o que realmente aconteceu com Martin Li.

O marido da Sra Li na verdade morreu na embarcação vítima de pneumonia, como tantos outros. Assim quando o barco encalhou, um dos capangas do Cabeças de cobra, com medo de ser pego, roubou os documentos de um dos passageiros mortos. Por não estar cansado ou desidratado como os clandestinos, ele conseguiu nadar até a margem e se tornar assim o único sobrevivente do Montanha Dourada.

Mr. Negative

Quando chegou ao continente tentou encontrar suas companheiros, mas só encontrou cadáveres e acabou sendo preso pela gangue da Maggia. Serviu de cobaia para exames diversos e experiências até conseguir fugir, e durante a fuga, é que recebeu seus poderes.

Voltamos para o Aranha, que está quase matando a Sra Brant, mas a voz dela penetra dentro da alma do herói resgatando-o do lado negativo e trazendo-o de volta a luz.

Mr. Negative

Enquanto isso, do outro lado de Chinatown, vemos o desfecho da verdadeira luta, e aparentemente o Capuz é o novo rei de Chinatown. No último segundo, um telefonema de Norman, que por sinal com um toque de celular bem estranho, exige a retirada das tropas do Rei do Crime do bairro chinês alegando que o Sr. Negativo também está sob a tutela dos vingadores.

Mr. Negative

Assim que o Capuz olha para trás, o Sr. Negativo já deixou o local magicamente. De dentro da torre dos Vingadores, finalmente descobrimos o que tinha na mensagem do Cabeça de Martelo: as provas que a Oscorp usava imigrantes chineses em experiências genéticas (Ver HA 92-94). E o Vingador de Ferro pondera com sua outra personalidade, o Duende Verde, sobre as decisões que tem tomado e suas alianças.

Ainda vemos o Mancha roubar de volta da torre dos Vingadores os mesmos documentos para o Sr. Negativo, para só ai entender que ambos estão trabalhando juntos. E foi o próprio Mancha que providenciou a mágica espacada do vilão chinês.

Mr. Negative

Vários dias depois, vemos novamente Betty Brant, agora conversando com o próprio Martin Li sobre tudo que aconteceu e sobre a reconstrução de Chinatown. Quando a repórter pergunta ao Sr. Li porque ele não odeia as pessoas que destruíram seu bairro, temos a resposta que resume toda a história. “...Ora como poderia odiá-los, Sra Brant? Sem os homens malignos eu jamais teria a oportunidade de fazer tanto bem.

Guilherme Prado

comments powered by Disqus