quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Vingadores Sombrios/X-Men: Idealismo Sombrio

Como vimos na revista dos mutantes, São Francisco foi tomada pelo caos e pela revolta. Desde a colisão entre os apoiadores e detratores da “proposta x”, a mais liberal das cidades estadunidenses encontra-se sob lei marcial, onde Norman Osborn, por meio de sua agência, o M.A.R.T.E.L.O, dita as normas. Para controlar a situação de revolta e melhorar a imagem pública dos mutantes, o o ex-Duende Verde coloca em campo seu próprio time de X-Men (ganhando, assim, o adjetivo sombrio), comandados por ninguém menos que Emma Frost. Obviamente, os verdadeiros heróis mutantes são escanteados. Para Ciclope, o real general dos X-Men, isso não era uma má ideia. O grande problema é que nem todo mundo parece achar boa coisa a nova equipe de Emma Frost...

Utopia

E começa agora, a terceira parte de Utopia!

Enquanto a rebelião é contida pelos X-Men Sombrios, Norman Osborn volta sua atenção para a Ilha de Alcatraz, que está servindo de prisão para os mutantes capturados. Ali, o macabro Fera Negro faz os ajustes necessários para a chamada Máquina Ômega (por que eu lembrei da sanção ômega???), equipamento que o grande rei do MARTELO pensa em utilizar para controlar os mutantes. No entanto, a cobaia de ajustes da máquina é Mccoy, o nosso querido Fera, que está revertendo, tortuosamente, para a forma humana. E nem mesmo os apelos do verdadeiro professor Xavier (caramba, toda hora tenho que adjetivar....) parecem acalmá-lo.


Utopia

Norman, profundamente irritado com os parcos avanços do Fera oriundo da Era do Apocalipse, retorna a sua suíte, onde encontra o pertubado Sentinela, que acha que a situação está prestes a acabar de forma trágica. Osborn pede calma ao atormentado herói, dizendo que Emma Frost cuidará da situação. Emma e os X-Men.

Hora de ação. Em X-men 104, nós vimos que o grupo liderado por Keller foi protestar na Union Square, desrespeitando o toque de recolher instituído. Eis que, enquanto protestavam, Surge Manto, que despeja os X-Men Sombrios sobre suas cabeças. A ação é rápida e impedosa. O grupo de Keller é facilmente capturado. Ainda que haja algumas desavenças em campo (principalmente entre Frost e Daken), a ação é um sucesso.


Utopia

Enquanto isso, Alcatraz recebe uma visita ilustre. Scott Summers, o Ciclope, vai até a ilha para conversar com Osborn. Ou melhor, ele não quer conversar. Ele quer que Norman enfie a viola no saco e dê o fora de São Francisco. Obviamente, Norman acha aquilo uma piada. Ciclope parte, o que mostra que, oficialmente, os dois líderes estão em guerra declarada.


Utopia

A ação dos X-Men Sombrios acaba atraindo uma negra inveja dos Vingadores Sombrios, principalmente do anteriormente conhecido Mercenário, atualmente Gavião Arqueiro. Aparentemente, ele não está gostando do tratamento privilegiado dado aos mutantes. E coisa começa a esquentar.

Utopia

Os X-Men chegam à Alcatraz, trazendo os arruaceiros capturados. O clima ferve, já que Daken, assim como o seu pai, não gosta de seguir ordens. Emma está prestes a entrar numa briga com o Wolverine, quando é interrompida por Osborn. Ainda assim, o clima não esfria, já que Frost não admite torturas aos mutantes capturados. E exige que Norman e o Fera Negro revelem-lhe toda a verdade. Não resta outra opção ao Patriota de Ferro senão mostrar a Máquina Ômega. E enquanto Frost faz um tour, as duas equipes, os Vingadores e X-Men, quebram pau, só para as histórias de crossover não perderem o costume de brigas sem sentido.

Utopia

Enquanto passeia pelas celas, Emma recebe uma mensagem telepática. O Prof. X começa a relatar os horrores da prisão. Xavier relata o sofrimento de Hank, o que faz com que Emma pergunte sobre o destino do colega. Norman mente, dizendo que o Fera não está entre os prisioneiros. E ao olhar para cela de Xavier, Emma vê apenas um depósito de equipamentos. Norman, mais uma vez, esconde o verdadeiro jogo.

Utopia

No Hospital St. Francis, Simon Trask não se importa com o fato de os X-men de Norman serem bonzinhos. Mutante bom é mutante morto. E convoca sua tropa de sentinelas para acabar com os X-Men Sombrios.

Utopia prossegue, mostrando a confronto entre os Vingadores Sombrios e os Fabulosos X-Men. A despeito de todas as críticas negativas, a coisa anda bem orquestrada. Por enquanto, Matt Fraction não pisou no tomate, o que já é um grande avanço em se tratando de X-Men. Uma pena a equipe criativa da revista dos Vingadores Sombrios não estar no crossover.

Rafael Felga
Imagens by Covs.

comments powered by Disqus