quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vingadores Sombrios/X-Men: Planejando o contra-ataque

Em poucas horas, Scott Summers viu todo seu esforço pra estabelecer os X-Men em São Francisco ir por terra: Norman Osborn o acusou de ser um terrorista, fingiu que o Professor X o apoiava, declarou lei marcial na região e criou uma equipe própria de X-Men, liderada pela própria namorada (?) de Scott, Emma Frost. Vocês acham mesmo que Ciclope ia ficar quieto? Claro que não: é hora de preparar o contra-ataque!



Enquanto o agitador antimutante Simon Trask, recém-revelado como um biossentinela, revela que liberou vários biossentinelas pela cidade para purificar os genes da população de “alterações radicais”, Scott reúne um grupo curioso para uma reunião: a ex-mutante mas ainda X-Man Danielle Moonstar, Dominó, Irma “Mindee Cuco” Stepford e Psylocke. Cada uma, Ciclope explica, terá uma missão própria. A tarefa de Neena será reunir “seu pessoal” para encontrar Wolverine (e pede silêncio quando ela quase deixa escapar que Logan não está lá), Moonstar deve ir a Las Vegas encontrar alguém que só os dois sabem quem é, e Betsy precisa que algo esteja pronto em menos de dois dias. Mindee fica com a tarefa mais ingrata: ela deve ser presa.



Em Alcatraz, parece que as duas equipes “sombrias” de Osborn mudaram de ideia quanto a entrar na briga iniciada na edição anterior e deixam que “Wolverine” (vulgo Daken) e “Gavião Arqueiro” (vulgo Mercenário) se matem sozinhos. A “Rainha Negra” chega a tempo de impedir que um deles morra, e ordena que seus X-Men a acompanhem para combater as tropas de Trask na cidade.



Enquanto o MARTELO não determina a localização de Trask, cabe aos “X-Men Sombrios” a tarefa de deter seus biossentinelas e proteger os civis do fogo cruzado. Emma derrama uma lágrima ao procurar as mentes dos biossentinelas e constatar que o vírus que dominou seus corpos matou as pessoas que foram transformadas em tais aberrações. Significa que seu grupo não precisa se conter contra os inimigos.

Durante a luta, a equipe mostra sua falta de união: Namor está pouco preocupado com a humanidade; já Adaga reflete se está realmente do lado certo e pensa em fugir, mas seu amigo Manto a convence a ficar. Daken se diverte; Mímico ironiza sobre a hipocrisia de Trask apontando que os biossentinelas, ao serem alterações de corpos humanos, acabam sendo mutantes de certa forma, e Arma Ômega apenas surta (pobre Michael, ter sido o Coletivo deve ter feito um belo estrago na mente dele...).



Mesmo assim, os “X-Men” triunfam sobre os adversários e Osborn os avisa de que Trask foi visto pela última vez no Hospital St. Francis, para onde Manto leva sua equipe. Sem que eles soubessem, Ciclope reuniu Colossus, Cristal, Estrela Polar, Homem de Gelo, Karma (ou seria a Armadura?), X-23 e Fada para observarem a equipe de Emma em ação.

Os verdadeiros X-Men ficam intimidados com a demonstração de habilidade e poder de suas contrapartes “sombrias”, mas Scott pede que eles estudem atentamente o outro grupo para quando (não “se”, mas “quando”) os enfrentarem. Ele acredita que, mesmo sendo muito bons, os X-Men Sombrios não conseguem trabalhar em equipe, e é aí que os X-Men verdadeiros triunfarão. Homem de Gelo levanta outra questão: mesmo que eles vençam essa luta, como enfrentar os “Vingadores” de Osborn depois? Ciclope apenas responde que não é esse esquadrão que terá essa tarefa...



Enquanto isso, as agentes de Ciclope cumprem suas missões. Dani chega a Las Vegas e avisa os seguranças do local que vai falar com “sua chefe”; quem é ela, não sabemos, mas ela tem uma placa onde se lê “Lasciate ogni speranza voi chentrate”.

Na baía de Oakland, Dominó reúne Apache, X-23 e Magia (que estranha a proximidade dos demais) para esperar por Logan... e ele chega, submergindo das águas, com seu uniforme da X-Force!

Por fim, na costa do Pacífico, Psylocke pilota um submarino com os geniais Dr. Nemesis, Kavita Rao e Madison Jeffries para instalar algo no que parecem ser torres de metal no fundo do oceano.



Uma coisa é certa: o plano de Ciclope envolve múltiplas partes simultâneas; mesmo os outros X-Men não parecem saber toda sua extensão, e os leitores, muito menos. Mas as proporções parecem grandes...

Fernando Saker

comments powered by Disqus