quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novos Mutantes: O túmulo profanado

A primeira missão da equipe de Samuel Guthrie, o Míssil, foi concluída com sucesso. Karma e Danielle Moonstar foram resgatadas, enquanto Legião teve seu problema com múltiplas personalidades estabilizado. Mas os problemas nunca param de rondar os X-Men, como os integrantes de sua mais nova (velha) divisão, os Novos Mutantes, estão prestes a descobrir...



Esta história começa quando agentes do M.A.R.T.E.L.O. monitoram um objeto voador não identificado voando em alta velocidade. Mísseis inteligentes estão prestes a detonar o objeto, quando repentinamente... eles decidem que não querem explodir. Em vez disso, tornam-se tecnorgânicos e amigos de seu ex-fugitivo, o ex-Novo Mutante Warlock.



Enquanto isso, na base dos X-Men, Ciclope traz más notícias para Danielle: Míssil fez uma escalação permanente para a equipe dele, e apesar do excelente desempenho da índia em campo, ela não foi colocada na lista.



Em outra parte do complexo, Legião é analisado pela equipe científica dos X-Men, que cataloga e isola cada uma de suas personalidades por meio de atalhos neurais em forma de celas. Vampira fica responsável por estabilizar os poderes de David, cortesia de seu recém-adquirido controle sobre seus próprios poderes, enquanto Mancha Solar fica praticamente babando na sulista... para vergonha alheia de seus colegas de equipe.

Sam e Dr. Nêmesis conversam sobre a mudança nos poderes de Legião, que agora tem personalidades que concedem mutações físicas em vez de apenas psíquicas. Nêmesis comenta sobre como Legião certa vez causou a Era do Apocalipse, da qual Míssil não se lembra – o que indica que o conserto do fluxo cronológico deu certo. O cientista resume: David Haller é um mutante classe ômega capaz de manipular o tempo e causar mutações espontâneas, o que o torna incrivelmente valioso para os mutantes cujo gene X foi neutralizado.



Após os Novos Mutantes serem “convidados a se retirarem” do local, eles brincam uns com os outros, até passarem pela porta da nova Sala de Perigo... onde está Moonstar. A moça ordena que Míssil entre no local, onde começa a socá-lo (já tá virando hábito...) e desafiá-lo a revidar. Ela diz que pensava estar na equipe depois de salvar Sam, mas ele argumenta que ela desobedeceu uma ordem direta na mesma missão.



Finalmente, ela pergunta se Sam é seu amigo e se ele morreria por ela. Quando ele responde afirmativamente as duas perguntas, Dani questiona o que ele faria com alguém que proibisse ele de salvá-la se ela corresse risco de morrer. Ele daria um soco na cara. Assim, ele reflete e concorda que Moonstar merece fazer parte da equipe, mas exige que ela siga as ordens. Ela concorda, desde que ele a trate como qualquer outro membro, não como alguém inferior por não ter poderes. Para testar se ele dizia a verdade, ela o soca novamente; no terceiro golpe, Sam bloqueia e a soca de volta. Mas em vez de acionar a Lei Maria da Penha, ela apenas o cumprimenta e ele se oferece pra pagar duas cervejas como compensação.



No consultório da Dra. Kavita Rao, esta termina sua consulta com Magia e pede que Karma entre. Seu objetivo é verificar se as cinco personalidades que Illyana destruiu na mente de Legião podem causar sequelas. Ao falar sobre o hábito das personalidades de se canibalizarem, Shan se preocupa com Marci – que está bem, em uma cela mental segura com a personalidade original de David – e revela que ela não é uma personalidade criada, mas uma menina real cuja mente foi absorvida. Shan comenta que isso também aconteceu com ela, Illyana e um civil no bar onde ela foi encontrada; porém, apenas eles conseguiram voltar aos seus corpos, descobrindo que Legião, controlado por uma de suas personalidades, matou o corpo de Marci.



Kavita comenta que Illyana já havia contado isso, e que também disse ter assassinado essa personalidade. Shan concorda. Exceto que o leitor pode ver as memórias da vietnamita e descobrir que, na verdade, quem matou a personalidade assassina foi Shan; Illyana apenas emprestou sua espada e garantiu guardar segredo.



Mas peraí, se os Novos Mutantes apenas fizeram as pazes, brincaram entre si ou foram se consultar com a Dra. Rao, por que o começo deste texto diz que os problemas nunca param de rondar? Isso só sabemos no final, quando Warlock vai a Westchester visitar seus amigos e encontra a mansão devastada... e o túmulo de seu melhor amigo Doug Ramsey, o Cifra (não confundir com a Jovem X-Man de mesmo codinome), escavado e vazio.



Quem roubou o corpo de Doug? E por quê?

Fernando Saker

comments powered by Disqus