segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Wolverine Sombrio: A vingança não será televisionada

Dark Wolverine #78

Muito mais perigoso, e interessante como personagem, do que a maioria pensou na primeira vez que teve contato com ele, Daken, filho de Wolverine, ingressou nos Vingadores Sombrios a convite de Norman Osborn. Sob a identidade de Wolverine Sombrio demonstrou logo em seu primeiro arco de histórias que está longe de ser apenas um coadjuvante. Protagonista não só nas suas histórias, mas com uma agenda própria, manipula heróis e vilões ao seu bel prazer. Pelo bem de seus objetivos. Em Wolverine 72 totalmente dedicada a ele, com roteiros de Daniel Way e Marjorie Liu, e desenhos de Stephen Segovia, seus planos continuam a dar mais dores de cabeça a Osborn e levar à público algo que o diretor do MARTELO e líder dos Vingadores oficiais tanto quer esconder.

O começo da história mostra um Osborn furioso, pois um vídeo sigiloso, de uma ação violenta de Daken trajando seu uniforme, chega à internet e rapidamente explode em número de visualizações. Chegando rapidamente ao autor da postagem, logo fica claro que é um laranja, que foi usado, aparentemente, por outra laranja, manipulada por quem..? A resposta não é difícil de imaginar.

Momentos antes de agentes do MARTELO chegarem para abordá-la em uma loja de lingerie, o homem que a convenceu de fazer o serviço (e com quem ela tem um caso) lhe avisa por telefone. Em desespero, ela sai seminua da loja, e corre pelas ruas seguindo as instruções do outro lado da linha. Instruções que a levam para o meio de uma rua, sendo atropelada por um ônibus e morrendo. Exatamente como seu amante queria, já que agora o elo está quebrado e as suspeitas recaem sobre o marido (agora viúvo) da mulher.

Quem observa tudo de perto é, claro, Daken. Feliz com mais um jogo orquestrado perfeitamente por sua mente doentia, que desliga o telefone quando percebe o sucesso.

Wolverine Sombrio

Furioso, Osborn não cansa e quer colocar a culpa em alguém, apesar de já desconfiar do real responsável. Falando com Daken, sem poder provar nada, insiste em um diálogo afiado que agora precisam fazer de tudo para abafar a repercussão daquelas violentas imagens. É preciso lançar uma cortina de fumaça sobre isso tudo.

Não muito longe dali, Emmy Dollin, funcionária de um mercado (especificamente do bizarro setor que vende armas de fogo), é incisivamente assediada sexualmente por seu supervisor. Tudo isso é visto por um cliente, que, lamentando o ocorrido, pede para fazer uma compra pesada, demonstrando que sabe muito bem quem ela é. E é recíproco, já que hoje em dia dificilmente alguém não sabe quem é Norman Osborn.

Wolverine Sombrio

À noite, na casa do juiz Jones, o homem conhecido como Inquisidor tortura o magistrado e sua família a fim de obter a reversão uma de suas decisões sobre um caso de racismo na prisão, voltando a permitir a presença de imprensa no tribunal. Diante da ameaça, só lhe resta aceitar.

No dia seguinte, no julgamento o Ariano e do supervilão mutante Moses Magnum, a confusão não demora para começar. Em parte graças a Emmy, disfarçada entre os repórteres, assim como o Degolador, e ambos aproveitam uma ação do Ariano para iniciar um tiroteio, e uma chacina.

Logo sabemos que mesmo o motivo do julgamento foi forjado, encomendado. E o Ariano é rapidamente assassinado pelo Degolador como queima de arquivo, enquanto o trio foge em um carro dirigido pelo quarto cúmplice, o Inquisidor. Osborn orquestrou tudo e agora eles seguem suas ordens.

Wolverine Sombrio

Acompanhando tudo no jornal, a Miss Marvel Sombria vê que recebeu um presente de Daken. O mutante conversa com Osborn, e ironiza o fato de que sua cortina de fumaça foi muito mais destrutiva até agora do que o vídeo que vazou. Provocando sua relação com Logan, Norman revela que agora é a vez de Daken ir atrás de seus mais novos “contratados” e prendê-los (sem matar) em nome da recuperação de sua boa imagem, tudo a ser transmitido em seguida.

Mas o grupo de renegados não é bobo, e, isolados em um galpão, percebe que há algo de errado. E isso tudo se confirma quando, das sombras, o Wolverine sombrio surge à sua frente.

Wolverine Sombrio

Ele segue o “roteiro’ exigido por Osborn, mas começa a espancá-los mesmo com o Degolador se rendendo. Emmy sabe que aquele não é o verdadeiro Wolverine, e em uma ação combinada com Moses Magnum e os outros, incapacita Daken por alguns segundos. O quarteto, então, foge deixando-o inconsciente.

Wolverine Sombrio

O orgulho de Daken fica ferido pela humilhação de ser derrotado por aqueles perdedores, e logo vemos que qualquer sentimento de falha que tenha é imediatamente ligado a seu pai.

Longe dali, o quarteto discute o que fazer, percebendo que foram colocados em uma armadilha por Osborn. Emmy parece ter a cabeça no lugar, e acaba organizando o grupo. Ela liga para Norman, mas antes de conseguir falar com ele, vê que o pior aconteceu. Usando as imagens da luta, foi enviada à imprensa a notícia de que eles já foram presos, e ela começa a jogar pesado com seu “patrão”.

Emmy vai até a loja que trabalhava atrás dos vídeos que mostram que foi contatada por Osborn, mas descobre que estes foram apagados. Porém, seu ex-chefe tarado tem tudo gravado em um arquivo pessoal, que ela prontamente pega, assassinando-o em seguida. Agora, com a única arma que têm (a mesma usada por Norman, a mídia), eles tentarão reverter uma situação que parece perdida.

Recebendo o suborno em seu endereço de e-mail, Norman tenta atingir o orgulho ferido de Daken em relação a seu pai mais uma vez, chamando-o de fraude para obrigá-lo a fazer o que quer. Ao mesmo tempo, Emmy entra em contato e ele propõe que os quatro se entreguem, prometendo que seus julgamentos sejam arranjados a seu favor.

Com tudo “combinado”, ele chama Daken (que mais uma vez provoca a ira do homem que acha que tem autoridade sobre ele) e exige que agora ele faça o serviço corretamente. Porém, o mutante realmente ficou furioso com a derrota na mão do quarteto de perdedores, e, como sempre, tem seus próprios planos.

Wolverine Sombrio

Enquanto o confronto, coberto de perto por uma equipe de imprensa, não começa, ficamos sabendo que Emmy também tem problemas mau resolvidos com o pai, já falecido.

Acompanhado a contragosto por uma equipe do MARTELO (Norman não confia no seu Wolverine), Daken adentra a casa abandonada, na zona residencial de Chelsea, em que o quarteto se esconde. E quando eles se preparavam para se render em frente às câmeras (afinal, de outra forma sabem que seriam mortos), seu algoz chega com cara de pouquíssimos amigos.

O pior é que Daken diz que vai matá-los a mando de Osborn, manipulando os outros mesmo quando está prestes a assassiná-los. É a chave para que Norman, mais uma vez em fúria, acione o plano reserva: explodir todo o local. E a culpa pela morte das pessoas que viviam nas casas em volta vai toda para Moses Magnum, segundo a informação passada para a imprensa.

Wolverine Sombrio

Daken sai dos escombros ciente de que foi realmente surpreendido por Norman, que bate uma última vez na tecla de compará-lo a Logan (que acompanha tudo pela TV junto de milhões de outras pessoas). Mas ele não é o único que sabe como manipular a mídia, e, do meio dos destroços, o Wolverine Sombrio surge com um bebê no colo, forjando um desmaio em seguida. Ou seja, ainda conseguiu sair como herói em toda aquela situação caótica.

Norman se nega a admitir que aquilo não fazia parte de seu plano, e deixa Daken se safar.

Wolverine Sombrio

No dia seguinte, em uma declaração pública Norman deixa tudo do jeito que quer, por exceção de um detalhe: Daken. Ele some do hospital e vai atrás de algum sobrevivente do quarteto. Mata o que vê pela frente, e já sabe que Emmy está lá, à espreita.

Mas antes acabam tendo uma interessante conversa sobre a obsessão de Daken por assassinato, principalmente quando envolve seu próprio orgulho, vingança. E logo sabemos que o falecido pai de Emmy foi assassinado por Logan, o verdadeiro Wolverine, o que impediu que ela se vingasse verdadeiramente de sua morte.

Daken diz que ou ela se mata com um tiro, ou ele o fará com suas próprias mãos. Percebendo a situação em que se encontra, Emmy ao menos quis ter o prazer de mais uma vez atingir o mutante da única forma que será permanente, lembrando que poderia tê-lo matado antes, mas não o fez. Foi a mulher que o deixou viver, como ela mesma fala. E essas são as últimas palavras de Emmy Doolin, antes de sua vida se juntar às muitas que Daken já tirou por puro orgulho e vingança.

Wolverine Sombrio


João

comments powered by Disqus