sábado, 4 de dezembro de 2010

Action & Figures: Marvel Bishoujo

* Artigo escrito por nosso colaborador, Januncio Neto.

Marvel Bishoujo

Bem pessoal a sessão Action & Figures, será destinada a trazer para vocês todas as novidades e curiosidades sobre figuras de ação, esculturas e outros itens relacionados à Marvel Comics. Esperamos contar com a ajuda de todos vocês com opiniões, críticas e sugestões. Como primeiro artigo, trago para vocês informações sobre a coleção Marvel Bishoujo produzida pela empresa japonesa Kotobukiya, portanto não percamos mais tempo.

A Kotobukiya começou como uma loja de brinquedos e bonecos, gerenciada por Jusaburo Shimizu em 1947. Sem deixar de se focar nas vendas no varejo, a primeira incursão como fabricante de modelos originais começou em 1983 com Armament, o primeiro model kit. O segundo kit da Kotobukiya foi King Godzilla, o primeiro licenciado.

A primeira incursão em estátuas foi em maio de 1989 com estátuas em vinil e as Active Styling Figures (hoje conhecidas como ARTFX). Atualmente a Kotobukiya produz figuras de ação, estátuas e bustos de uma infinidade de franquias, como Star Wars, Marvel, DC Comics, Indiana Jones além de diversos animes e mangás.

Dentre os designers da área, destaca-se Shunya Yamashita, que nasceu em 1970 em Saitama (Japão). Ele é um famoso ilustrador e designer de personagens, responsável por personagens de muitos games famosos como, por exemplo, Final Fantasy X, Depth Fantasia, Phanton Kingdom, Xanadu Next e Valkyrie Profile: Silmeria, além do card game Dimension-Zero.

Yamashita

Arte de Shunya Yamashita

Considerado um dos melhores ilustradores japoneses, para aqueles que ainda não conhecem o trabalho deste artista, algumas obras que merecem ser apreciadas são One Voice (Shunya Yamashita Illustrations), Wild Flower (Shunya Yamashita Illustrations) e Sweet Dreams: The Art of Shunya Yamashita.

Porém, o talento de Yamashita ganhou espaço na indústria de “Garage Kits” e esculturas. Seus desenhos têm servido de inspiração para as mais variadas empresas do mercado, tais como a Daiki Kougyo, Yamato, Tecmo e, claro, a Kotobukiya.

Kanaru

Conceito Visual de Yamashita para a personagem Kanaru Morimoto

Photobucket

Peça da Kotobukiya baseada na arte de Yamashita

Além de figuras baseadas em desenhos criados para os seus artbooks, Yamashita também desenhou personagens de games, mangás, animes e mais recentemente das HQ’s norte-americanas.

Bishoujo

Heróinas Marvel sob o traço de Yamashita

Em 2009 a Marvel e a Kotobukiya começam a desenvolver a coleção Marvel Bishoujo (Bishoujo numa tradução aproximada do japonês significa “garota bonita”). O objetivo da coleção era criar uma série de estatuetas com algumas das principais (e belas) personagens femininas da editora.Mas como trazer uma novidade num mercado com tantas opções como o de estatuetas de personagens de HQ’s?


Heroes

Heróinas Marvel sob o traço de Yamashita

A solução foi convidar Shunya Yamashita para produzir as artes aonde seriam baseadas as esculturas das personagens da Marvel Comics. E a escolha não poderia ter conseguido resultado melhor, a beleza do traço de Yamashita juntamente com os talentosos escultores da Kotobukiya, produziram uma das mais belas coleções do mercado.

Photobucket

Rainha Branca, Psylocke e Fenix da linha Bishoujo

Até o momento as personagens da Marvel que foram produzidas pela Kotobukiya foram:

Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff) Escultor: Koei Matsumoto
Vampira Escultor: Koei Matsumoto
Viúva Negra (Natasha Romanoff) Escultor: Yu Ishii
Viúva Negra “Yelena Bolova” (Exclusiva da San Diego Comic Con 2009) Escultor: Yu Ishii
Psylocke Escultor: Yu Ishii
Fênix Escultor: Koei Matsumoto
Fênix Negra Escultor: Koei Matsumoto
Fênix “Branca” (Exclusiva da SDCC 2010) Escultor: Koei Matsumoto
Emma Frost (Rainha Branca) Escultor: Takashi “GILL GILL” Tsukada
Gata Negra (Felicia Hardy) Escultor: Takashi “GILL GILL” Tsukada
Miss Marvel “Carol Danvers” (Ms Marvel)

O sucesso da série Marvel Bishoujo foi tão grande que inclusive a DC Comics solicitou à Kotobukiya algumas esculturas de suas personagens utilizando as ilustrações de Shunya Yamashita. Supergirl, Mulher-Gato (Cat Woman) e Mulher-Maravilha (Wonder Woman) tiveram suas respectivas estátuas produzidas, com a mesma qualidade e beleza de suas antecessoras da Marvel.

Miss Marvel Bishoujo

Recentemente foi liberado na internet um desenho produzido por Yamashita, daquela que pode ser o próximo lançamento da série Marvel Bishoujo. Ninguém menos que Jean Grey, trajando seu uniforme amarelo e azul adotado no início dos anos 90 e popularizado no desenho animado X-Men exibido pela TV Globo.

Jean Grey Art

A próxima da lista - Jean Grey

Bem, caso queiram saber onde encontrar os produtos, sugestões, críticas, entrem em contato através de januncio.neto@hotmail.com

Até a próxima!

Januncio Neto

Site oficial da Kotobukiya: http://www.kotous.com/

comments powered by Disqus