quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Age of X: Avalanche de novidades

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!




Vocês já viram a Marvel conseguir guardar um segredo? OK, existem exceções e verdadeiras surpresas que o leitor só descobre ao ter a revista em mãos, mas a equipe da Casa das Ideias constantemente divulga informações sobre títulos e eventos ainda nem lançados, pra atiçar a curiosidade do mesmo leitor.

Age of X, o próximo grande evento dos X-Men, estava surpreendentemente envolto em mistérios com apenas um mês antes de sua primeira edição sair, mas agora a Marvel resolveu chutar o balde e trazer uma enxurrada de informações e ilustrações novas! Confira!



Mike Carey, roteirista responsável pela idealização de Age of X, explica que a saga mostra o que aconteceria se os X-Men nunca tivessem se agrupado, ou se os mutantes nunca tivessem se organizado em equipes. Nessa realidade, os humanos antimutantes não cometeram o mesmo erro e formaram uma organização forte, perseguindo e exterminando mutantes tanto pela força como pela conquista da opinião pública.

Finalmente, após boa parte dos seus semelhantes serem exterminados, os mutantes sobreviventes se reúnem na Fortress X ("Fortaleza X", para nós brasileiros), seu último reduto de resistência contra a milícia antimutante que tomou conta do mundo.



Em Age of X, o conflito chegou a tal ponto que os dois lados não se reconhecem mais como seres humanos. De fato, segundo Carey, os agressores humanos atacando a Fortaleza X parecem desprovidos de qualquer humanidade, semelhantes a uma tropa sem rostos cercando o local, com apenas suas insígnias para identificá-los.



Numa situação como essa, é de se esperar que a tensão será forte entre os mutantes cercados. Todos entendem que precisam lutar juntos para sobreviverem, mas o que acontece se nem todos concordarem com o mesmo plano? Que pressões essa pessoa terá que sofrer de seus "colegas"? E a coisa piora quando o grupo descobrir que pode haver um traidor entre eles...



Realidade diferente, personalidades diferentes: não se surpreenda se seus personagens conhecidos estiverem com aparências diferentes, relacionamentos diferentes com outros personagens, ou mesmo com nomes diferentes. Vampira, por exemplo, agora é Reaper; Ciclope atende pelo nome de Basilisk, enquanto Magneto, aparentemente o líder da resistência mutante, é conhecido também como General. Alguns dos personagens retratados em Age of X podem ser vistos nas ilustrações deste artigo; conseguem descobrir quem é quem? Cuidado, as aparências enganam...



Pra botar ainda mais expectativas nos leitores, a Marvel vem divulgando nas últimas semanas alguns teasers (imagens promocionais) dando alguns detalhes sobre o mundo de Age of X e como as coisas ficaram como estão. As imagens são chocantes: humanos organizam uma "marcha pela pureza" em Washington, DC, e espancam o Fera (nesta realidade um defensor dos direitos mutantes) até a morte. Em Albany, os poderes de Jean Grey despertam na forma da Fênix e a jovem destrói a cidade, causando 600 mil mortes. E pelo jeito a tendência é piorar.



Toda essa descrição faz Age of X parecer uma realidade alternativa como a famosa Era do Apocalipse, certo? Mas Mike Carey diz que a coisa não é bem assim: há um mistério permeando a trama, e o leitor mais atento vai notar que algumas passagens da história inicialmente não fazem sentido nem apresentam explicações; os mistérios serão investigados aos poucos, e apenas no final descobriremos o que está acontecendo, que mundo é realmente esse, por que alguns mutantes não existem nesse mundo (como Apocalipse, Sr. Sinistro) e por que o roteirista garante que os acontecimentos nessa saga terão um impacto claro na Terra-616 como a conhecemos.

Mike Carey, como já deve ter dado pra notar, é o grande condutor de Age of X: ele escreverá os sete capítulos da trama, que começa em Age of X: Alpha (com arte de Paul Davidson, Gabriel Hernandez Walta, Harvey Tolibao, Mirco Pierfederici e Carlo Barberi) e se desenrola pelas edições 245 a 247 de X-Men: Legacy (arte de Clay Mann, autor dos esboços aqui presentes) e as edições 22 a 24 de New Mutants (arte de Steve Kurth). A saga apresenta ainda a minissérie em duas edições Age of X: Universe (roteirista e desenhista ainda não revelados), que vai mostrar "o outro lado da história" (provavelmente trata-se do tie-in anteriormente prometido "Age of X: Avengers").

Age of X, como já dito, terá início em janeiro de 2011, e toda essa avalanche de novidades é a forma da Marvel tentar deixar os leitores muito ansiosos por essa misteriosa saga. E não é que, pelo menos comigo, deu certo? E com vocês?

Fernando Saker

Obs.: achou que tinha acabado? Que nada! Confira abaixo as capas dos desenhistas Chris Bachalo e Olivier Coipel para "Age of X: Alpha"!





Ilustrações obtidas no website Comic Book Resources

comments powered by Disqus