segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Homem-Aranha: Fortuna

Amazing Spider-Man #607

A Madame Teia, misteriosa mística aliada ao Homem-Aranha está enclausurada e sob tortura. Sua raptora misteriosa fala da própria mãe como a mandante de tudo, e o objetivo parece claramente o de usar suas habilidades de premonição para, de alguma forma, atingir Peter Parker. Porém, esse é apenas um prólogo, em Homem-Aranha 108, de algo que ainda compreenderemos. A história dessa edição traz de volta uma amiga mais antiga ainda do cabeça-de-teia: a Gata Negra, em história com roteiros de Joe Kelly e arte de Mike McKone, com participação especial de Adriana Melo!

Ainda tentando lidar com as consequências na relação com sua colega de quarto Michele de quando o Camaleão tomou seu lugar, Peter é salvo em cima da hora por Norah, repórter do Linha de Frente, que quer falar com ele a respeito de uma reportagem sobre Norman Osborn. Mas, acredite, por causa de Peter, as duas começam a discutir. Para piorar, quem chega na porta do apartamento? Mary Jane Watson!

Vendo aquela cena, MJ se retira, e Peter corre desesperadamente atrás dela. A situação acaba com ele sozinho, sem entender nada, com cada uma das três “sumindo”.

Homem-Aranha & Gata Negra

Mais tarde, já como Homem-Aranha, ele consegue descontar um pouco de suas frustrações em ladrões comuns, mas nem assim tem sossego, enrolando-se com suas teias e seu lançador, em uma sequência digna do mais azarado dos azarados.

Ele, e o batedor de carteiras, acabam salvos, pois o último cai em uma piscina em uma cobertura (já o Aranha cai no chão mesmo, mas aguenta o impacto), e logo se descobre de onde vem tanto azar. À frente do herói aracnídeo surge a bela Gata Negra, com seus poderes de trazer azar àqueles à sua volta a todo o vapor.

Homem-Aranha & Gata Negra

Claramente ainda ressentida pelo “pé na bunda” dele, e se vingando usando seus poderes de azar, ela revela que não está mais junto do Puma, mas que agora precisava continuar seu trabalho. Ou seja, um roubo.

Acompanhando-a relutantemente, ele logo percebe que o roubo está sendo feito na casa do dono do CD, Dexter Bennet. Contudo, quando a Gata Negra abre o cofre da cobertura, junto dos pertences ali guardados há um corpo de um homem, aparentemente morto com o rompimento de seu abdômen. Mas suas “tripas”, como diz o Aranha, viraram pedra.

Quando ele tenta mexer no corpo, vários projéteis esféricos são disparados. Os dois se desviam do disparo, mas eles se transformam em espetos depois de atingirem as paredes. Logo, o responsável por aquilo se revela. O colorido Diablo, capaz de manipular diversas substâncias químicas, os ataca enquanto tentam entender o que está acontecendo.

Homem-Aranha & Gata Negra

Do lado de fora, o batedor de carteiras arrependido se prepara para ir embora, quando de repente o Homem-Aranha surge em uma explosão, e os dois caem na piscina. A Gata Negra surge e apaga as chamas que ainda permanecem no uniforme do Aranha. Ela parte levando um livro que pegou no cofre, sem revelar a ele o que é.

Ela se comunica com quem quer que seja seu empregador, dizendo que o Bennet é um alvo, e não um dos jogadores (nada mais é revelado), quando o Homem-Aranha a alcança. Furioso, deixa a pratos limpos que ela o abandonou quando descobriu quem ele era na verdade (uma pessoa “comum”) e ficou entediada. Mas agora, se esquecendo da sua identidade (valeu, Mephisto!*), todas as sensações voltaram.

Filmados de longe por uma câmera amadora os dois acabam se beijando, imagem que é transmitida em plena Times Square. E Mary Jane vê tudo.

Homem-Aranha & Gata Negra

Peter se vê mais tarde em uma cama de hotel ao lado de Felicia, meio que ligando o “dane-se” para a decisão feita no calor do momento de ceder às investidas da ladra. Sua maior preocupação, mais do que tudo que aconteceu horas antes, era a de estar ao seu lado sem máscara, mesmo em um ambiente completamente às escuras. De qualquer forma, ele acaba adormecendo ao seu lado.

No dia seguinte, ele acorda em um susto, sem ela ao seu lado, e com o casal que reservou aquele quarto de hotel invadido pelos dois para sua Lua de Mel. Feitas os devidos pedidos de desculpas, ele sai em disparada pela rua, de máscara, lançadores e cuecas, morrendo de rir de si mesmo, pois apesar daquela situação ridícula, foi uma noite bem dormida.

Homem-Aranha & Gata Negra

Em seguida ele vai atrás de Bennet para explicações sobre a noite passada. Identificando o corpo em seu cofre como Bernie Mayer, ele parece realmente chocado com tudo que ocorreu. Mayer era um ex-sócio dele da área da construção, com quem rompeu relações 20 anos atrás, depois dele realizar alguns negócios suspeitos, mas que continuava seu amigo. Prometendo resolver o caso, o Aranha ainda se depara com uma foto sua beijando a Gata Negra na capa do CD, sabendo que a imagem rola por toda internet.

Mais tarde, tentando ignorar o problema da exposição daquelas imagens, o Homem-Aranha vai até um antigo depósito de Mayer, procurando algo que dê alguma pista sobre o porquê dele ser assassinado, e o que Bennet e Diablo têm a ver com isso. Ele logo encontra a Gata Negra no mesmo local, e tenta descobrir algo com ela, que só pensa em continuar o que começaram no dia anterior.

Enquanto o telefone de Peter toca, ele se afasta da Gata por causa do azar que ela traz e logo descobre que Diablo está no prédio, e o ataca. O vilão não dá explicações, e só diz que seu papel é apenas parte de algo muito maior, algo que vem sendo preparado há 20 anos. Mesmo com a ajuda da Gata Negra, o Aranha acaba momentaneamente derrotado pelos poderes alquímicos do vilão.

Homem-Aranha & Gata Negra

Presos em uma armadilha feita de ouro maciço, que, segundo o próprio Diablo, dissipará em pouco tempo, como tudo que ele faz. Mas não antes dos dois morrerem asfixiados. E pela forma que o ouro tomou, a Gata seria a primeira a perecer.

Porém, enquanto Diablo se gaba de suas habilidades e do grande plano do qual faz parte, em um último suspiro, o azar da Gata Negra faz com que ele derrube uma de suas capsulas químicas, desfazendo a armadilha. O Aranha ataca o vilão, enquanto Felicia desmaia pela falta de ar, logo recobrando a consciência.

É o que Diablo precisa para escapar, prometendo novidades no noticiário do dia seguinte. Juntando os 20 anos do plano com os 20 anos do rompimento entre Bennet e Mayer, e um construtor se associar a um homem que faz materiais que se dissolvem com o tempo, Peter começa a entender o que está acontecendo.

Mayer conseguiu aço barato, sem contar sua procedência a Bennet. Aço que logo se dissolveria. Graças a Felicia ele descobre qual prédio desabaria na manhã seguinte, e salva a cidade de uma grande catástrofe com suas teias.

A Gata Negra explica que Bennet seria assassinado para encobrir o grande golpe de Diablo, que tinha a ver com as apólices de seguro das empresas alocadas no prédio evacuado, que somariam 9 bilhões de dólares nas mãos do Diablo. Uma fraude “comum”, com um planejamento de assustar. Ela soube disso rastreando as informações através do que ela chama de contato especial na prefeitura.

Mesmo sabendo que há algo mais de que ela não está falando, Peter se dá por satisfeito no momento por ter frustrado os planos de Diablo e salvado as pessoas no prédio. E mesmo sabendo que Felicia é “encrenca”, não resiste aos seus charmes enquanto o edifício vazio desaba ao fundo.

Homem-Aranha & Gata Negra

Ao fim, demonstrando que há algo grande ocorrendo nos bastidores, como vimos na edição passada, vemos um furioso Diablo ser interpelado por ninguém menos que a filha de Kraven, o caçador, Ana Kravinov. Tentando consolar o alquimista, diz que sua mãe quer ter uma palavra com ele.

Homem-Aranha & Gata Negra


João


* Eu fui irônico.

PS.: Algumas páginas da segunda parte da história foram desenhadas pela brasileira e parceira do Marvel 616, Adriana Melo. Você consegue identificar quais são?

comments powered by Disqus