quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Homem de Ferro: Desconectando...

A série “O mais procurado do mundo” chega a sua conclusão na edição número 08 da revista “Homem de Ferro” depois de 11 partes. Ela envolve a vida de Tony Stark após ser declarado como criminoso procurado por Norman Osborn quando este assumiu o controle da extinta S.H.I.E.L.D. e de muito mais. Foram 11 edições (americanas) muito bem escritas por Matt Fraction e desenhadas por Salvador Larroca em um de seus melhores trabalhos. Não, não é “rasgação de seda” de fã, o leitor não foi o único a deleitar-se com essas histórias, a série foi vencedora do prêmio Eisner (o Oscar das HQs) de melhor série. É quase uma ofensa a ela resumi-la aqui, mas, como tenho de deixar registrado, recomendo: leia também a HQ.

Photobucket


A saga tão falada envolve basicamente 5 coisas: Norman Osborn perseguindo Stark atrás de vingança e acesso aos seus conhecimentos (tanto tecnológicos quanto as identidades dos heróis registrados que agora só existem na mente do herói); a fuga de Tony; a missão de Maria Hill em entregar um disco de dados que não sabemos sobre o que é para o atual Capitão América, Bucky Barnes (que acaba envolvendo a ajuda da Viúva Negra); a transformação de Pepper Pots em Resgate e a redução da capacidade cognitiva de Tony aplicada por ele mesmo em si para proteger as informações de Osborn. Na história de conclusão temos Hill e Viúva presas no M.A.R.T.E.L.O.; Osborn rastreando Stark e em seu encalço; Pepper disfarçada de Madame Máscara resgatando Hill e Natasha além de Tony Stark quase em seu limite.

Depois de descoberta a farsa de Pepper, a base do M.A.R.T.E.L.O. é fechada, ninguém entra ou sai. Maria não se conforma em ser resgatada pela secretária, mas é calada por Natasha que agradece o esforço da mais nova heroína. Porém, Pots não está sozinha, sua armadura operada pelo sistema Jarvis (ok, essa é a parte mais forçada da saga) está lá cuidando para que um vírus digital danifique as armaduras em mãos de Norman. Hill e Viúva ficam de resgatar o misterioso disco e Pots de sair de lá com Resgate. Todas saem, sendo que Maria e Natasha usaram a maior arma possível: persuasão. Maria fez um pequeno discurso sobre como é servir a um criminoso para os ex-agentes da S.H.I.E.L.D., e deu certo.

Photobucket

Falando em criminoso, o diretor do M.A.R.T.E.L.O. está voando rumo ao seu inimigo. Bom, seria rumo a ele se o funcionário não mantivesse lealdade ao antigo chefe, Stark, e desviasse o destino do Patriota de Ferro. Infelizmente, a traição é percebida, o funcionário preso e Patriota está apenas 30 minutos atrasado. Chegando finalmente ao seu inimigo, Norman o ataca esperando retorno para desfrutar a luta que tanto esperou. Contudo, o Homem de Ferro se encontra já extremamente debilitado físico e neurologicamente conseguindo apenas se concentrar em funções vitais e proferindo um “dialeto de semi-hulk” como chamado pelo seu opositor. Apenas revida em um instinto de sobrevivência, mas logo se encontra em posição de “cheque mate” nas mãos do Patriota de Ferro.

Entretanto, não são apenas os dois ali em Dubai, o mundo inteiro assiste à cena. Jarvis (o digital) ao sair com Pepper da base do M.A.R.T.E.L.O. a conta que enviou a localização de Stark para a imprensa mundial com o comunicado de que Norman Osborn estava o assassinando. Para o desgosto de Osborn, o mundo inteiro assiste a luta de um homem só já que Tony não revida. Hand entra em contato com seu chefe e diz para ele não matar Tony Stark em público ou estaria fazendo nascer um mártir. Paralisado diante do dilema, Norman só ouve a última frase proferida por seu inimigo com um leve sorriso: “eu venci”. Em seguida ele entra em colapso e parada respiratória.

Photobucket

A felicidade do Patriota de Ferro não dura muito e não parece ser compartilhada por ninguém que assiste à cena quando ele é quase ignorado ao dizer “capturei o Homem de Ferro”. Tony Stark é levado à base do M.A.R.T.E.L.O. e o diretor não recebe boas notícias: Anthony está em estado vegetativo, sem consciência, ele conseguiu apagar até a capacidade neurológica de como respirar, que dirá de como construir armas. Claro que também não será possível obter mais nenhum dado em relação às identidades dos heróis registrados. Tudo apagado. Mas ele não está morto, ainda responde aos estímulos. Não que isso signifique muito para Osborn que desapontado manda desligar as máquinas que mantém seu rival vivo. O médico a bordo se incomoda e diz que as leis dos EUA valem ali e essa decisão só pode ser tomada pelo médico responsável indicado no testamento de Tony Stark. Norman então, não muito contente e confuso, manda que o médico do M.A.R.T.E.L.O. ligue para o médico designado: “um tal de” Donald Blake.

Photobucket


Cammy

Claro que a série “mais procurado do mundo” termina deixando um gosto de quero mais no ar. Vem aí a próxima série do Homem de Ferro: “Desconectado”. Quer um mini spoiler? Está curioso com o anúncio americano desta nova série? Clique aqui.

comments powered by Disqus