quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Jon Favreau está fora de Iron Man 3

Ontem a noite, os principais sites noticiaram que Jon Favreau estaria se desligando da franquia dos filmes do Homem de Ferro e não seria diretor de Iron Man 3, apesar de ainda estar como produtor executivo dos Vingadores. Hoje, depois de toda balbúrdia em torno da notícia, vieram as explicações sobre a cisão entre ele e a Marvel.

Jon Fraveau

Até ontem, só havia grandes especulações sobre os motivos da saída de Favreau. Alguns dizem que o diretor têm subido a olhos vistos em sua área e estaria se tornando caro demais para o que a Marvel (e a Disney) estariam dispostos a pagar. Vale lembrar que Favreau recebeu cerca de 10 milhões de doláres pela segunda produção. Outros acreditavam em desacordo entre o diretor e a Marvel, um estaria buscando começar a realizar coisas mais próprias enquanto que o produtor Kevin Feige estaria buscando um novo gás para a franquia a partir do terceiro filme.

O maior problema aí seria a questão de manter Robert Downey Jr nos filmes daqui por diante, visto que uma das exigências de seu contrato para permanecer na franquia é ter a sua aprovação do diretor. Por outro lado, muitos acreditam que durante a produção do Homem de Ferro 2, Downey e Favreau se desintenderam e esse sim seja o motivo mais forte para a saída dele.

O fato é que hoje, Favreau finalmente deu uma declaração sobre sua retirada dos próximos trabalhos da Marvel. Após tecer uma série de elogios em particular a Disney e a visão bem peculiar do seu criador, Jon falou:

"Eu e a Marvel já tivemos nosso tempo juntos. Os anos que compartilhamos foi uma experiência pivotal na minha carreira. Kevin tem uma visão firme de todas as franquias e de como elas devem se desenvolver. Fico feliz de ter podido estabelecer o mundo no qual todos esses personagens poderão agora vir e brincar. O Homem de Ferro me deu baitas oportunidades e eu e Kevin curtimos bastante esse momento em nossas carreiras graças aos filmes. Estarei agora olhando mais a frente e vendo o que outros poderão fazer neste mesmo mundo".

Ciente de que essa notícia já trouxe mais polêmica do que inicialmente eu esperava, pessoalmente eu acredito que pouco deva mudar para ambos os lados. Fica cada vez mais nítido que os filmes produzidos pela Marvel têm muito mais influência do braço firme do Feige do que de seus diretores, construíndo as pequenas produções na intenção de um cenário muito maior. Já Favreau realmente chegou a um status em que tem que se desvincular da empresa e partir até mesmo para um trabalho mais autoral.

Coveiro

comments powered by Disqus