sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Novos Vingadores: Fim da linha

New Avengers #57

Com os Novos Vingadores e os Vingadores Sombrios subjugados pelo disruptor genético roubado e reformado pelo doutor Jonas Harrow, temos em Novos Vingadores 82 o resultado desse confronto, fundamental para o futuro de um dos heróis clandestinos. Os efeitos do aparelho são proporcionais à intensidade das habilidades super humanas dos atingidos. Isso quer dizer que enquanto podemos acompanhar o que pensam cada um dos heróis (revelando um pouco do que aflige cada um deles, inclusive a frustração de Clint Barton, o Ronin em ser um mau líder), menos Ms. Marvel, a mais poderosa, logo, a única desacordada, Harrow e os outros vilões desgarrados da gangue do ausente Capuz negociam com o fragilizado Norman Osborn.

Os termos continuam os mesmos. Se Osborn mantiver o acordo que tinha com o Capuz, eles entregam o equipamento e tudo volta ao “normal”, mas o Destruidor, líder da Gangue da Demolição e articulador do grupo, deixa claro que a demora em aceitar pode representar a morte de Norman.

Osborn mantém sua arrogância e poder de barganha exigindo que sua armadura lhe seja restaurada. Feito isso, conversa diretamente com Harrow, pedindo garantias. Eles parecem realmente dispostos a entrar na jogada de Norman, em todo esquema do Reinado Sombrio, inclusive oferecendo segredos sobre a tecnologia das armaduras Stark desconhecidos pelo Patriota de Ferro. O acordo, então, é firmado.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Restauradas as habilidades dos Vingadores Sombrios (e depois da segunda piada sobre o cabelo de Osborn na edição), menos do Sentinela, o Patriota de Ferro ordena que o Venom assassine o Homem-Aranha, mas antes disso uma aeronave se aproxima do local em altíssima velocidade.

Envolvidos na própria soberba não perceberam que a Harpia, única nova vingadora que saiu ilesa do ataque, saiu do local, voltando com o Quinjet dos grupo, resgatando-os do local. E cabe ao Homem-Aranha, já longe do efeito do disruptor, até mesmo pela responsabilidade que sente em relação a Norman, deter que o Patriota de Ferro impedisse a partida dos Novos Vingadores. Ao fim da briga, Peter se sente bem aliviado.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Porém, Daken, o Wolverine Sombrio, diz que mesmo com eles escapando, consegue rastrear para qual direção fugiram.

De volta a Cuba, o Capuz ainda está maravilhado com o presente de Loki, as quase onipotentes Pedras das Nornes, tentando compreender como manipular um artefato mágico que funciona de acordo com os desejos de seu portador. Mesmo desencorajado pela Madame Máscara, mostrando imediatamente do que as pedras são capazes ele aceita o presente, revelando que não o faz pelo dinheiro que ganhou quando ainda tinha o elo com Dormamu.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

De volta a Nova York, mais exatamente no bairro do Brooklyn, os Novos Vingadores chegam com uma emergência para a Enfermeira Noturna. Todos se recuperaram, menos Luke Cage, que sofre uma violenta parada cardíaca. Mas infelizmente ela diz não poder ajudá-lo, já que com os poderes restaurados sua pele voltou a ser impenetrável, tornando impossível qualquer tratamento. Além disso, Luke precisa de um cardiologista.

A Enfermeira Noturna afirma que apenas com o disruptor seria possível alguém operar Cage. Eles precisam da ajuda de Norman Osborn!

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

E ele, junto dos Vingadores Sombrios e de um verdadeiro exército do MARTELO, já está do lado de fora bradando pela rendição dos Novos Vingadores. Lá dentro, o grupo discute sobre o que fazer, e o Homem-Aranha não hesitaria em se entregar para salvar o amigo. O mesmo vale para o Capitão América, que considera que nem todos precisam se entregar. Apenas figuras-chave.

Mas Cage aparece, mal conseguindo falar ou andar, e diz que se entregará sozinho. Prefere correr esse risco, dando tempo ainda de fazer a piada de que é melhor encarar Osborn do que a fúria de sua esposa, Jessica. Assim que houve a voz de prisão ao sair, desaba no chão desacordado.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Enquanto Luke é arrastado (sendo respeitado apenas por Ares), Ms. Marvel escapa voando em alta velocidade, sendo prontamente perseguida pelo Patriota de Ferro. A arrogância de Osborn lhe custa um pouco do orgulho, pois assim que se aproxima dela recebe um duro golpe da mais poderosa nova vingadora.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Para piorar, ainda ouve uma tremenda lição de moral. Primeiro, como líder de equipe, por ter deixado seus comandados para trás sem nem pensar no que estava fazendo. Segundo, por permanecer vivo, apesar dela poder matá-lo naquele momento se quisesse. Chamando-o de louco Carol o deixa, dizendo que é por isso que eles vão perder.

Tudo não passou de um plano para que os outros escapassem, e é justamente isso que os outros Vingadores Sombrios constatam quando adentram o local, encontrando apenas a Enfermeira Noturna. Longe de ser uma isca, ela “ameaça” a todos com a verdade, revelando que enviou todas as informações sobre o ocorrido a Ben Urich, do Linha de Frente. Inclusive que se algo acontecer a ela, todos os seus direitos civis teriam sido violados.

A fúria da Ms. Marvel Sombria é completa quando a Enfermeira simplesmente ignora o fato de que os Novos Vingadores estavam ali.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Perseguindo os Novos Vingadores nos esgotos, o Gavião Arqueiro, Wolverine, e Homem-Aranha dos Vingadores Sombrios acabam caindo em uma armadilha. Mas os heróis não contavam com a presença de Ares, que mesmo sem entender o porquê da opção pela ilegalidade feita por seus oponentes avança sobre eles, e acaba impressionado por Bucky fazer jus ao símbolo que agora carrega em seu peito e em seu escudo.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

O Capuz retorna a seu esconderijo com a Madame Máscara para encontrar o local vazio, permanecendo ali apenas seu primo John, que explica mais ou menos tudo que ocorreu desde que se ausentou. Inclusive o plano capitaneado pelo doutro Harrow.

Enquanto isso, no esconderijo dos Novos Vingadores, Jessica Jones discute com sua mãe sobre o que vêm fazendo e combatendo, mesmo com uma filha recém nascida para criar, e o porquê vem se submetendo a tamanhas dificuldades. Uma questão de convicção por lutar pelo que é certo.

É nesse momento que os Novos Vingadores, sem Luke, retornam, e lhe dão a notícia. É a chave para Jessica voar em disparada pela janela pensando apenas em resgatar o pai de sua filha. Carol chega nela a tempo, explicando que fizeram o que era necessário, mas que tinham um plano para salvá-lo...

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

No areoporta-aviões do MARTELO o atendimento a Luke começa, mas com requintes de crueldade. Cortesia de Norman Osborn. Mas o mesmo decide que eles salvarão a vida de Cage usando o disruptor de Harrow.

A cirurgia tem início, e observando ao longe estão os Vingadores Sombrios, para os quais Norman Osborn conta que também tem algo planejado para Cage. Algo que os beneficiará.

Novos Vingadores: Reinado Sombrio

Resta saber qual dos planos será bem sucedido. O de Osborn ou o dos Novos Vingadores.


João

comments powered by Disqus