quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Homem de Ferro: Identidade Pública

Vocês com certeza assistiram os filmes Homem de Ferro e Homem de Ferro 2. O primeiro filme trata da origem do herói e da transformação física e moral do inventor playboy mais conhecido do universo Marvel, Tony Stark. No segundo filme, ele já adota publicamente o manto do Homem de Ferro, porém paga pelo preço da fama e da identidade pública de um herói com inimigos por aí. Mas o que acontece entre o começo do segundo filme e as palavras proferidas no final do primeiro deixando todos de olhos arregalados: “Eu sou o Homem de Ferro”?

Photobucket


Publicado na revista Homem de Ferro, é esse ínterim que o título Identidade Pública nos mostra em 3 capítulos. Antes dele, foi publicada a versão de quadrinhos do primeiro filme, o que gerou muita polêmica e revolta entre os leitores. Contudo, Identidade Pública, é, pelo menos, inédito. E apesar de trazer o universo do filme (algo que muitos fãs não querem ver na HQ), o título aborda uma parte interessante da vida de Tony. Inclusive traz flashbacks de seu pai, Howard Stark, e seu crescimento com ele. Em um destes flashbacks temos a relação tensa de Howard com Vanko até a traição e prisão do segundo que tem conexão com Chicote Negro, filho de Vanko e vilão vingativo de Homem de Ferro 2.

Relação tensa também é mostrada no passado de Tony com seu pai. Uma mistura de rebeldia pela genialidade e imaturidade que levavam o protagonista a se afastar de Howard tanto quanto de seus segredos, algo que fica mais evidente no final do segundo filme. Outro ponto interessante é certa explicação para o Jarvis “inteligência artificial” do filme. Em seus momentos de solidão e tristeza na infância pelo afastamento do pai, Jarvis (o mordomo em carne e osso aqui) era seu ombro e fonte de afeto. Ao entrar em sua casa da infância e juventude também dotada com a inteligência artificial “Jarvis”, ele revela que a fez e nomeou assim em homenagem ao homem que ele criou laços.

Photobucket

Nesta história, também, além de ver Tony Stark aproveitar a fama de herói como ninguém e a discordância com seu estilo de vida deixada clara por Pepper Pots e James Rhodes (como também acontece nos dois filmes), vemos seu lado humano e heróico evoluir para culminar no herói já consolidado do segundo filme. Sua trajetória não passa desapercebida e é acompanhada por Nick Fury e agente Colson. Também acompanhamos a trajetória de quase rompimento do governo com o herói cada vez que ele rejeita fazer as coisas a nãos ser do seu jeito. Até o ponto do serviço militar se associar a Justin Hammer para criar um protótipo semelhante ao Homem de Ferro. Sim, isso é parte do segundo filme, mas nesta história seria seu começo, e um começo desastroso.

O piloto voluntário paga o preço do equipamento ainda não aperfeiçoado de Hammer e cai em solo inimigo no Congo sendo feito prisioneiro. A partir desde fato temos outro link com o filme: o primeiro encontro de Tony e o general Ross. Ross está no comando da missão de teste e posterior resgate do protótipo de Hammer, mas o Pentágono pede ao Homem de Ferro que busque o piloto preso. Ele faz, sem derramar o sangue que alguns queriam ver, inclusive Ross. Isso chama a atenção de Colson, estaria o herói amadurecendo? Nick Fury duvida, mas afirma que vão continar de olho. O resto nós já sabemos, né?

Photobucket


Cammy

comments powered by Disqus