sábado, 12 de fevereiro de 2011

Personagens de X-Men: First Class, segundo Singer e McAvoy

Photobucket

Na esteira do lançamento do trailer do filme que conta os primórdios da mitologia mutante no cinema, Bryan Singer, diretor dos dois primeiros filmes (e quase diretor do terceiro) dos X-Men e que atua como produtor em First Class, falou ao Los Angeles Times de suas impressões sobre alguns personagens da trama, conforme retratados na obra. Ele ainda comenta sobre adaptação e questões de mercado. Já James McAvoy fala novamente sobre seu Charles Xavier, comentando mais detalhadamente sobre as características do personagem na película e sua visão sobre o mesmo. Tudo isso logo abaixo.

Bryan Singer, quando perguntado sobre a competição com os bluckbusters de 2011, disse apenas que "você nunca pode pensar nisso. É apenas algo com o que você pode se torturar e estressar, mas que não pode sentar e pensar 'O que eles estão fazendo? Precisamos fazer isso'. Essa é a pior coisa que você pode fazer. Você deve fazer seu próprio filme. Ele precisa existir em seu próprio universo em termos de percepção. Seu objetivos a fazer um filme legal. Você precisa estar focado nesse objetivo."

Sobre os personagens e adaptações [relacionadas aos quadrinhos e até mesmo aos outros filmes], inclusive sobre a formação da equipe, teceu vários comentários. Falou sobre as versões mais jovens de Mística e Fera, dizendo estar muito exitado com eles e com o que trazem para o filme: "O trabalho de Jennifer Lawrence [como Mística] e o de Nicholas Hoult como Fera - esses são personagens que nós vimos nos filmes anteriores, mas estes são retratos muito diferentes e deve-se prestar bastante atenção nisso."

E não para por aí. Singer diz também estar animado com Jason Flemyng interpretando Azazel, que o produtor considera um personagem "bem maneiro". "É como um alter ego sinistro do Noturno de certo modo, o que novamento nos traz algumas das coisas que gostamos naquele personagem, mas ao mesmo tempo tem uma qualidade diferente. E eu realmente gosto muito [da interpretação de Lucas Till] do Destrutor, que nós estramos trazendo à continuidade num tempo diferente, em relação aos quadrinhos. É um personagem extremamente maneiro. O que é ótimo também sobre todos esses personagens é que eles ainda não manifestaram suas habilidades mutantes. Destrutor é um perigo para si mesmo e todos a sua volta. É neste pondo que o filme está: o recrutamento desses mutantes e sua reunião."

Photobucket

Falando ainda sobre o parentesco de Destrutor com Ciclope, o produtor fala que a linha temporal é, sim, diferente, e que ele não se encaixaria fisicamente como irmão de Ciclope. "Nós tomamos liberdades nisso. Existem noções, mas, hmm, eu não quero entregar certas interrelações. Vamos apenas dizer que há certas que relacionam a situação com os quadrinhos e o fazem de maneira a supreender fortemente os fãs. E essas coisas pode, talvez, seguir em frente para o futuro... Esse é um motivo por que quisemos chamar o filme de 'First Class', mesmo ele não sendo baseado na série de quadrinhos chamada First Class. Não daria para contar essa história sem adentrar ainda mais no passado e explicar como eles chegaram ali e como tudo se tornou o que é. Eu gostei do título, então o mantivemos, mas esse é um prelúdio que vai eventualmente levar às situações que se encaixam mais claramente nos quadrinhos de First Class."

Photobucket

Podemos ver nas declarações de Singer a existência de preocupações que a maioria dos fãs deve julgar até desnecessárias, como as relações com os filmes anteriores e até aos quadrinhos de First Class, que é uma série bem legal, mas que tem muito mais cara de seriado vespertino que de obra cinematográfica. Ao menos a preocupação com o que mostrado e compreendido por quem assiste parece bastante presente na produção, além da vontade de mostrar algo interessantes aos fãs de longa data, em vez de simplesmente criar situações e releituras aleatóreas, como já foi feito anteriormente.

James McAvoy, por sua vez, comentou sobre como se sentiu livre para interpretar Charles Xavier, inclusive fisicamente: "Começou com o fato de que nós íamos raspar meu cabelo e o estúdio disse, 'Não raspe o cabelo', então imediatamente eu disse, 'Bom, f****-se, estou liberado, então.' Então, quer dizar, isso é uma grande marca, que significa que você está indo por um caminho diferente. Além disse, eu sempre senti que não faz sentido fazer um filme ambientado no passado que apenas mostra os personagens sendo as mesmas pessoas, especialmente Magneto e o Professor X. Eles são os dois grandes que nós realmente conhecemos nos outros filmes e estão no nosso."

Photobucket

O ator escocês falou ainda de sua visão sobre Charles Xavier, nos dando mais dicas sobre o que esperar dele no filme:

"Você olha as principais características, que meio que definem o Professor X, o 'Charlie Boy', e você pensa. 'Tudo bem, ele é altruísta. É um santo. Não tem vida sexual, ao que parece. Não tem ego. Sua vida gira em torno das outras pessoas. Só quer saber de melhor o mundo, a raça mutante e humana.' E depois você meio que tenta virar isso do avesso.

Você não faz dele uma pessoa má nem nada no tipo, mas sim alguém guiado por seu ego, que investe nas mulheres e gosta de uma boa bebida. Ele não é o líder relutante que você meio que quer que todos os heróis sejam. Ele realmente meio que quer estar no comando, sabe o que eu quero dizer? E todas essas coisas, apenas para meio que mostrar uma jornada."

Photobucket

E com essa definição que eu considero perfeita sobre Xavier, eu fico seguro de que ao James McAvoy certamente sabe o que está fazendo nesse filme.

Dirigido por Matthew Vaughn, X-Men: First Class tem estréia prevista pra junho de 2011.

Léo

comments powered by Disqus