segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Poderosos Vingadores: Jogos e trapaças

Após derrotar o Rei Inominável e conseguir as congratulações dos Inumanos (incluindo aqui um pedido de desculpas formal para o mentiroso Mércurio), os Poderosos Vingadores retornam a suas missões ao redor do mundo se destacando cada vez mais que os Vingadores Sombrios. E isso, claro, que isso atrai a revolta de Norman Osborn. Contudo, o manipulador Loki está sempre por perto afim de realizar suas traquinagens por aí e reverter os valores atuais.

Poderosos Vingadores

Nesta edição de Avante, Vingadores! 45, Loki arruma um novo jeito de colocar grupos contra grupos. Ao buscar um evento novo e interessante ao redor das probabilidades do mundo, depara-se com a prisão do vilão Carl Creel, o Homem-Absorvente, pelo projeto Pégaso. Com um passe de mágica, Loki o liberta, mas o deus da trapaça quer algo muito mais chamativo por vir. Com isso, direciona Creel a uma ala especial da instalação, onde ele está para encontrar um artefato místico e bastante conhecido por nós... ou ao menos, fragmentos dele.

Agora, é a vez de Loki lançar as peças de cada lado. Primeiro, ele vai de encontro com Osborn e ciente de que o Patriota de Ferro está bastante irritado com a fama dos outros Vingadores, convence-o de que ele apenas precisa de um evento tão chamativo quanto foi o assassinato da rainha skrull Veranke. E eis que chega a Srta Hand no meio da conversa alertando sobre uma ameaça nível Omega no projeto Pégaso. Uma feliz coincidência para atender as necessidades do diretor do MARTELO, não?

Poderosos Vingadores

Logo em seguida, transfigurado no papel de Wanda Maximoff, o vilão se anuncia entre os Poderosos Vingadores de Pym e os convoca contra uma grande ameaça. Todos já estão mais que desconfiados desta falsa Feiticeira Escarlate, mas o Vespa concorda que eles devem ir onde são requisitados. Contudo, antes, é claro, ele deixa Amadeus Cho com a importante missão de estudar os atuais registros de energia mística gravados pelo capacete do Homem-Formiga. Só assim para desvendarem o mistério relacionado a esta impostora.

Com isso, os dois grupos de Vingadores chegam juntos no Projeto Pégaso e são abordados pela imprensa local. Assim, por mais que exista intriga entre eles, Norman e Pym terão que fingir uma temporária trégua na frente das câmeras e lidar junto com a ameaça. Por sinal, as provocações sussurradas entre os dois são hilárias. Então, antes dos grupos pensarem o que fazer, o jovem Cho alerta vi rádio que o Homem-absorvente acabara de entrar em contato com um cubo cósmico.

Poderosos Vingadores

E assim, um gigante Crusher Creel explode das instalações e ameaça a todos. Desta vez, nem mesmo o Sentinela é capaz de deter a ameaça, já que ao primeiro ataque , ele acaba sofrendo uma alteração de realidade e se separando em duas entidades antigas – o velho Sentinela e o Vácuo. O mesmo vale pros demais, como Mac Gargan que volta a ser o Escorpião e Karla Sofen que se torna a antiga vilã Rocha Lunar após um soco (seguido de uma piada bem rasteira).

Poderosos Vingadores

Pesquisando registros das operações na instalação, o Patriota de Ferro percebe que eles estavam realizando justamente testes com a bola de demolição de Creel e o cubo cósmico, ciente que a arma tem as mesmas propriedade de absorção do vilão, não importa quão distante estejam. Assim, Norman parte em busca do objeto para usá-lo. Hackeando a armadura do diretor do MARTELO, Pym obtém as mesmas informações e parte logo em seguida.

Enquanto isso, um pequeno inseto tecnorgânico ataca uma das cópias de Jocasta na Mansão Infinita dos Vingadores e altera sua programação. Após terminar de realizar a modificação, apenas vemos a andróide falar – Ultron Vive!

De volta ao Pégaso, Norman chega segundos a frente para ter acesso a maça em forma de cubo cósmico. Contudo, Pym se vale de um ardil inteligente para enganá-lo, fingindo que toda a realidade já estava alterada e por isso Norman conseguiu criar seu Reinado Sombrio. Confuso, Osborn baixa a guarda e é atingido por uma cabeçada gigante do Vespa. De posse do objeto, Pym cresce ainda mais e surge do interior das instalações já atacando o Homem-Absorvente.

Poderosos Vingadores

Contudo, mesmo detento tal peça, Creel se mostra difícil de tombar. E aí que entra mais um ardil de Loki. Entregando a Norman Osborn uma espada mágica capaz de desfazer qualquer encanto asgardiano, ele dá a arma que o faz derrotar Creel na frente das câmeras e conseguir todas as glórias de novo.

Poderosos Vingadores

Ao atingir Creel, a espada retira dele seu poder de origem asgardiana de absorver propriedades e assim ele se torna um comum. Imediatamente após o feito, a espada se desfaz nas mãos de Loki e todos voltam ao normal. Na frente das câmeras mais uma vez, ele afirma que tava tudo sobre controle, deixará o grupo de Pym partir, mas decide prender o Agente Americano, já que ele é ainda das forças armadas estadunidenses.

Mesmo com essa baixa, Pym consegue ao menos uma resposta no final. Ao perceber no meio da multidão a presença de Loki, ele grava a imagem e posteriormente pede para Amadeus Cho comparar os dados. A informação bate – a falsa Feiticeira Escarlate e Loki são as mesmas pessoas. E os Poderosos Vingadores vão querer respostas, principalmente Mércurio.

A última história aqui relacionada aos Vingadores, pode se encaixar tanto como epílogo deste arco como um prólogo para o Cerco. Numa rápida cena, vemos Thor recebendo uma mensagem de ajuda de seu traiçoeiro irmão, Loki. E ao ir atrás do chamado, depara-se com trolls caídos e um templo na Ilha do Silêncio. Ao chegar lá, o Deus do Trovão se depara com os carcereiros de seu irmão – Os poderosos Vingadores.

Poderosos Vingadores

Voltando um pouco no tempo, é mostrado como o grupo se reuniu para decidir o que fazer com Loki e a ira de Pietro ao finalmente descobrir que foi enganado pelo Deus da Trapaça. Daí, toda a trajetória do grupo até chegar a fortaleza onde realizam um artifício para conter Loki é revelada. Loki tenta ardilmente provocar o Pym e o grupo até conseguir escapar, mas consegue apenas ser mais torturado. Sua última saída dali, era mesmo seu irmão Thor.

E de fato, Thor não está tolerando nada isso que esta sendo feito com o irmão, por pior que ele seja. Assim, ele acaba topando de frente com um bravo Maximoff . Pym se intromete na confusão prometendo libertar Loki assim que ele lhe der uma resposta. Thor concorda, pede precaução ao Vingador e afirma que depois Loki responderá ao rei Balder.

Então, surge a grande pergunta de Pym – Estaria Loki, assim como outros vilões do passado, disposto a se redimir e entrar para os seus Vingadores?

Poderosos Vingadores

E depois de um disparate estapafúrdio destes, todos os Poderosos Vingadores debandam. Jonas e Cassie decidem voltar aos Jovens Vingadores, Hércules e Cho seguem sua carreira como dupla e até mesmo os dois asgardianos o tiram como louco. Mas o pior ainda esta por vir, pois como bem mostramos nesta edição – Ultron está aguardando a volta de seu pai.

A capa que eu usei nesta edição não foi de nenhuma das histórias envolvidas, mas sim de uma revista anterior de Mighty Avengers. Contudo, sendo Loki a constante e grande manipulador dos eventos narrados e com a conclusão final já se encaminhando para o Cerco, achei por bem usá-la.
As capas originais podem ser vistas aqui, aqui e aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus