quinta-feira, 3 de março de 2011

Homem-Aranha: Uma origem para Electro

*Artigo escrito por nosso colaborador, Guilherme Prado

Electro

O Electro é um dos vilões mais antigos do Aranha. Para ser mais preciso, sua primeira aparição foi no Amazing Spider Man 9, de fevereiro de 1964 (o leitor mais novo pode achar em Biblioteca Histórica Marvel Homem Aranha V. 1). Essa história é sobre sua origem, não exatamente como ele ganhou os poderes, mas sim como ele se tornou o que é.

Em algum momento do passado, em New Jersey, sob uma forte chuva, um caminhão das industrias Stark é forçado a parar, aparentemente sem energia na bateria. Quando um dos responsáveis pela segurança do transporte desce para checar o problema, é surpreendido por um homem dentro de uma capa de chuva oferecendo ajuda.

Logo, o misterioso ajudante se revela na verdade como um assaltante de transistores que vem atacando os carregamentos na região. Com uma rajada elétrica, saindo aparentemente da mão, ele rende o primeiro guarda. De posse de uma arma não letal, ele se desfaz do segundo segurança. Mas ele não tem controle das descargas elétricas, não ainda, cada rajada o deixa mais fraco, como uma bateria descarregada.

Agora, estamos em Staten Island, em um enorme galpão onde estão todos os equipamentos roubados. Sozinho, o vilão professa: “Quando eu absorver a quantidade certa de Quilovolts, meu corpo vai ultrapassar o limite do campo elétrico da atmosfera, causando uma ruptura dielétrica. O ar à minha volta vai zumbir com ions livres.

Electro

Elektro inicia o seu plano, começa a sugar a energia do sistema elétrico da cidade, “deve ser igual à sensação de nascer” diz o vilão. Mas um vulto verde atrapalha a sua concentração, e como nem mesmo o Pietro é mais rápido que a luz, ele cai desacordado frente a Max Dillon. Nessa época, Mercúrio não faz parte ainda dos Vingadores, sua companhia nessa visita é a de alguém menos “sociavel”, Magneto, que surge então das sombras acompanhado da Feiticeira Escarlate.

Electro

Um pequeno desentendimento inicial ocorre entre os dois vilões, mas Magneto não se mostra disposto a perder tempo, então logo subjuga Electro e lhe faz uma proposta - “Mutante ou não... Eles não farão tal distinção. Irão odiá-lo tão intensamente quanto a nós... a Irmandade de Mutantes.” Magneto tenta convencê-lo a se juntarem, mas Dillon não deixa o Mestre do Magnetismo terminar a sua oferta, expulsando os três mutantes do seu esconderijo.

Por fim, em Woodside, no Queens, Dillon agora presta contas ao seu “investidor”. A roupa do Electro reside jogada no fundo da sala enquanto os dois conversam sobre o investimento que foi feito sobre Dillon. Mas antes que o desentendimento entre os dois avançasse, Dillon mostra quem ele é de verdade.

Electro

E a verdade é que ele é o Electro.

Guilherme Prado

PS: A história aqui presente faz parte de uma coletânea de outras histórias presentes em Homem-Aranha 110.

comments powered by Disqus