terça-feira, 22 de março de 2011

Necrosha: Câncer vivo

Ao ser trazida dos mortos durante os eventos de Necrosha, Irene Adler, a Sina, tentou enviar em sonho uma mensagem a sua filha. Em vez dela, encontrou a jovem Olhos Vendados. Ao final, a mutante precognitiva percebeu ter cometido um grave erro. Mas que erro seria esse? É o que os X-Men estão prestes a descobrir...



Em Utopia, a batalha contra o exército tecnorgânico de Selene continua. É durante esse caos que Olhos Vendados procura Ciclope para lhe dar o recado de Sina. Ela afirma, com seu modo confuso de se comunicar, que os perigos se escondem em Genosha (atualmente rebatizada como Necrosha) e na Ilha Muir. E diz que não só a rainha, mas também o câncer os aguarda. Apesar da situação incomum em que a garota recebeu o aviso, Scott confia em Olhos Vendados e, após ser perguntado sobre as circunstâncias em que Ruth foi encontrada (e dar uma resposta evasiva), ele ordena a Noturno que comande uma expedição à Ilha Muir.



Em Necrosha, Sina atrai a atenção de seu carcereiro e o convence a libertá-la em troca da leitura de sua sorte. Algum tempo depois, Mortis denuncia a ação do carcereiro para Selene, que tem o X-Man Apache como prisioneiro (parece que essa história está um pouco adiantada na cronologia...), mas a Rainha Negra não dá importância ao assunto, considerando que Irene já lhe contou tudo que ela precisava saber.



Para a expedição à Ilha Muir, Noturno recruta Colossus, Psylocke, Vampira, Escalpo, Transe (é, o codinome novo pegou mesmo), o recém-chegado Magneto e, óbvio, a própria Olhos Vendados. Ele explica a seus colegas que Ciclope confirmou presenças em Genosha, e por isso quer averiguar o que se encontra na outra locação mencionada por Sina. Durante a viagem, Magnus (ou Eric, Max, etc.) tenta fazer Vampira relembrar os bons tempos que tiveram juntos no passado, mas a sulista deixa claro que o interesse não é mútuo.



Na ilha, Ruth afirma que a visão que teve mostrava a localização do inimigo no mesmo local onde os X-Men encontraram a “bebê messias” e onde Xavier foi baleado (já faz algum tempo, lembram?). Enquanto Noturno e Transe fazem um reconhecimento dos arredores, Colossus questiona a utilidade de Psylocke, que parece ter recuperado a telepatia em lugar da telecinese, caso os X-Men precisem de um peso pesado. Betsy mostra para ele que sua telecinese continua muito bem, obrigado.



Já Olhos Vendados comenta com Vampira que Sina deve ter pensado que a jovem fosse a sulista, tendo a chamado de filha. Antes que as duas possam aprofundar a conversa, Noturno conclui o reconhecimento e divide os X-Men em duas equipes para entrar no laboratório da ilha por dois locais distintos. Precaução desnecessária, pois os dois grupos se encontram lá dentro sem se depararem com qualquer sinal de perigo. Escalpo e Transe consideram a expedição toda uma perda de tempo enquanto seus colegas em Utopia correm perigo, mas quando Colossus tenta consolar a jovem, seu toque parece perturbá-la e ela foge.



A garota acaba encontrando Sina, que explica que seu aviso foi motivado por uma visão onde “ele” assassinava Vampira na ilha, mas na verdade a visão era parte do plano “dele”. Abalada pela precognitiva aparentemente conhecer os fatos do seu passado, Olhos Vendados a agarra para exigir respostas sobre ela e sua mãe – e ao fazer isso, acaba sendo possuída. Quando Vampira a encontra, Ruth Aldine já não está mais no controle... O corpo pertence a Proteus!



O filho de Moira MacTaggert prende Vampira e Sina, mas é confrontado pelos demais X-Men. Mesmo assim, a equipe não oferece perigo a ele: Magneto tem o ferro de seu sangue transformado em chumbo e, quando Colossus acerta Ruth, as lembranças que Kevin tem de sua morte o enchem de fúria, acertando o russo com força descomunal. Ele teleporta seus adversários do local, mas é atingido por Noturno. Só que os poderes de Proteus estão maiores, e ele consegue possuir o corpo de Kurt sem perder a possessão de Olhos Vendados. Vampira aproveita a distração do vilão para absorver o poder de Noturno e se teleportar dali, ao encontro de seus colegas.



Com Colossus desaparecido, Magneto gravemente ferido e Psylocke impossibilitada de usar sua telepatia sem se expor ao inimigo, resta ao grupo voltar para o Pássaro Negro, de onde poderiam avisar Ciclope sobre Proteus – que, segundo Betsy, nunca morreu realmente: sua energia apenas se dispersou e entrou em estado latente. Parte dela se incorporou ao cadáver de Sina e voltou, como um “efeito colateral”, quando esta foi ressuscitada. Preso ao corpo de Irene, Proteus a manipulou para atrair Olhos Vendados à ilha, onde a jovem foi coletando seus fragmentos nos arredores até permitir que ele estivesse pleno novamente.



Os X-Men chegam ao Pássaro Negro... apenas para descobrirem que Colossus foi arremessado lá, destroçando os equipamentos de voo e rádio. Para piorar, os hospedeiros de Proteus encontraram a equipe, e sem esforço dominam Psylocke, Transe e Escalpo. Como última linha de defesa, Magneto controla o corpo inconsciente de Piotr e o usa para derrubar parte dos hospedeiros. Quando Proteus tenta usar Transe para matar o senhor do magnetismo, Vampira absorve os poderes de Psylocke e a derruba com uma adaga psíquica.



Mesmo assim, o vilão usa Noturno para derrubar Anna Marie. Mas Magneto exige que Proteus enfrente ele em vez da sulista, acusando-o de temê-lo. Proteus zomba de Magnus, enfatizando que o mundo é como argila em suas mãos. Nesse caso, a solução encontrada pelo último X-Man em pé é: levar a luta para fora do planeta.



Nesta história escrita por Mike Carey e ilustrada por Clay Mann, publicada aqui no Brasil em X-Men 111, as coisas não parecem nada bem: praticamente toda a equipe enviada para a Ilha Muir está possuída por Proteus. Além disso não ser nada bom para Vampira e Magneto, os leitores devem lembrar o que acontece quando o vilão usa um corpo por muito tempo... O jeito é esperar pelo mês que vem, para saber se algum deles conseguirá voltar com vida para Utopia...

Fernando Saker

comments powered by Disqus