quinta-feira, 3 de março de 2011

Primeiras informações sobre "O ano dos X-Men" - X-Men: Legado

Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


Mais um dia da semana se passou, e mais um liveblog foi realizado pela Marvel para tratar do "Ano dos X-Men", 2011 - ou, como a Casa das Ideias prefere chamar, MMXI. O roteirista Mike Carey foi o astro da conversa de quarta-feira, ao lado do atual editor dos X-Men, Nick Lowe. Já sacou qual foi a revista da vez, né? Próxima parada... X-Men: Legado!




Carey falou dos planos para sua série após os acontecimentos da saga Age of X. Ao final da saga, a revista voltará a ser focada numa equipe, embora a sulista Vampira (que vinha aparecendo como uma espécie de protagonista solo do título) continue em destaque enquanto os X-Men se recuperam dos acontecimentos de Age of X. O roteirista brincou que Legacy nunca foi uma série que mantivesse um único estilo por muito tempo, e isso não deve mudar.

Apesar disso, Nick Lowe comentou que há um grande plano que Carey vem desenvolvendo desde sua entrada no título, e que a volta do Professor X à equipe retratada na revista (lembrando que Xavier foi o protagonista inicial quando a então apenas X-Men ganhou o "Legacy" no título) faz parte desse plano. O problema, claro, é que quem conhece Lowe sabe que é difícil determinar quando ele diz a verdade e quando só está brincando...

Seja como for, a nova fase da série de Carey começará com o arco "The Orpheus Effect" ("Efeito Orfeu"), ilustrado por Rafa Sandoval (da malfadada série Jovens X-Men), introduzindo uma nova equipe de vilões liderados por um indivíduo chamado Styx, que o roteirista garante ser uma equipe bem distinta dos vilões tradicionais enfrentados pelos X-Men. O arco seguinte levará a equipe para fora da Terra, para enfrentar uma ameaça sutilmente referenciada durante Age of X.



Embora X-Men: Legado tenha sido uma espécie de "série solo" desde a mudança de seu título (inicialmente com o Professor X, e depois com Vampira), Carey disse que sentia saudade de quando retratava uma equipe completa em X-Men, explorando o passado comum dos seus integrantes e as possibilidades de interação. Na nova formação do grupo, há a dualidade ideológica para a espécie mutante entre Xavier e Magneto; Charles tem a relação de pai e filho com Legião, e há ainda a situação erótica/romântica que Vampira tem tanto com o mestre do magnetismo quanto com Gambit. A julgar pelas ilustrações divulgadas para a revista, Joanna Cargill (vulgo Frenesi) completará a formação do elenco central da série.

Apesar dos adolescentes de Utopia deixarem de fazer parte da equipe central em X-Men: Legado, Carey garante que após os dois primeiros arcos, eles eventualmente voltarão a ser trabalhados na série. Quanto a outros personagens que podem (ou não) dar as caras, Lowe disse que o Homem de Gelo terá papel de destaque nos grandes acontecimentos envolvendo os X-Men em 2011; já Carey comentou que teve planos no passado de usar a vilã Cassandra Nova em suas histórias, mas ela já estava sendo usada na época por Joss Whedon nos Surpreendentes X-Men. Outro personagem que ele pretende retomar no futuro é o Fanático, irmão de Charles Xavier.



Por fim, foi revelado que a edição 250 da série trará uma história especial para Vampira, como um tributo ao seu trigésimo aniversário (vamos fingir que o carinho escancarado do roteirista pela personagem não teve nada a ver com isso), e que além de Sandoval, outros desenhistas passarão pela revista, incluindo Clayton Henry (Agentes de Atlas; Exilados). Infelizmente, os grandes planos para a série não puderam ser mais explorados no liveblog para não estragar a surpresa sobre o que ocorre ao final de Age of X e que impactos essa saga terá na realidade dos X-Men, mas fica a expectativa de como vai funcionar uma equipe com Vampira, Gambit, Magneto, Professor X, Cargill e Legião...

X-Men:Legacy #248, primeira edição da série após Age of X, será lançada em maio de 2011 (e nós juramos que não estamos recebendo nada da Marvel pra fazer o merchan aqui). Quanto ao que os próximos meses reservam para Uncanny X-Men, a principal série do "X-verso" da Marvel, saberemos até o final da tarde dessa quinta-feira no próximo liveblog sobre o "Ano dos X-Men". Fiquem ligados!

Fernando Saker

comments powered by Disqus