sábado, 30 de abril de 2011

Maratona 616: Thor na TV, nos desenhos e videogames

Thor em outras mídias

Até o sucesso do Homem de Ferro nos cinemas, certamente ninguém apostaria muito nos Vingadores em outras mídias que não fossem os quadrinhos. E dentre eles, certamente o THOR foi o que menos teve chance de ter algo próprio seja na TV ou nos Games, já que sua popularidade não chegava nem perto dos X-Men, Hulk ou Homem-Aranha. Contudo, isso não impediu que o Deus do Trovão tivesse algumas participações especiais por aí. Vamos revisitar algumas delas:

Comecemos com algo bem antigo, quando eu ainda era moleque (ah, vai, nem tão antigo assim), quando na TV passava e repassava por aqui o seriado do Hulk de 77 , com Bill Bixby sendo o David Banner, e Lou Ferrigno atuando como sua contraparte mostruosa e pintada de verde. A serie durou uns bons anos e alguns filmes pra TV como o The Incredible Hulk Returns de 1988.

Hulk

Neste filme, surge Donald Blake (Steve Levitt) num instuto de pesquisa médico onde trabalhava um disfarçado David Banner. Blake revela ao novo amigo seu vínculo com Thor (Eric Allan Kramer) e uma inevitável briga entre heróis acontece, como de praxe. Você pode não ter visto esse filme, mas certamente já viu parte dessas cenas na introdução de um dos quadros do nosso canal 616. Aqui vai um trecho:
.

.
Bom, esse parece ser o primeiro registro do Thor Marvel na TV e até então único atuado por atores. Como animação, já todo mundo conhece seu desenho ao lado do Capitão América e Hulk, com sua clássica abertura. Afinal, Thor é o barra limpa:
.

.
Daí, por diante, só vamos encontrá-los em rápidas passagens em desenhos de outros heróis que ganharam suas próprias séries como Thor. Aqui vai a listinha:

- Desenho do Homem-Aranha e seus amigos no episódio "Vengeance of Loki".
- Primeira série animada dos X-Men dos anos 90, numa breve aparição na ascenção da Fênix
- Na animação de 1994 do Quarteto Fantástico, no episódio contra o Planeta Vivo, Ego.
- Em 1996, no desenho do Hulk, ajudando-o contra o abominável.
- E recentemente, em Wolverine e os X-Men

Photobucket

Fora da TV aberta, Thor teve mais sorte com a Lionsgate quando conseguiu ter uma participação mais efetiva e digna nos dois desenhos para DVD do Ultimate Avengers e em Hulk vs Thor. E um dos últimos trabalhos da associação Marvel Comics co a Lionsgate, teremos o lançamento de Thor: Tales of Asgard, que já está pronto a mais de um ano, mas foi reprogramado para sair juntinho com o filme.

Photobucket

Voltando para a TV aberta, a coisa mudou bastante de figura quando foi anunciado o investimento da Marvel Studios nele e nos Vingadores. Surgiu então uma das melhores séries animadas já produzidas por heróis, The Avengers: Earth Mightiest Heroes, com Thor estreando no microepisódio "O Poderoso Thor" em 2010.
.

.

Ah, e não podemos esquecer também do cartoon Marvel Super Hero Squad Show onde o Deus do Trovão, que as vezes também dá uma de Deus do Rock. O sucesso é tanto que já está na segunda temporada nos EUA e há previsão para mais. Dá uma olhadinha no spot de TV:
.

.
E agora fugindo um pouco da TV e DVDs, vamos para um outro tipo de mídia ainda mais crescente - O Games. A proeminência do Deus do Trovão nos jogos até surgir o primeiro Marvel Alliance era quase que inexistente, mesmo considerando os poucos jogos feitos em nome da equipe dos Vingadores até então. Foi quando a iniciativa Activision em criar um verdadeiro Universo Marvel nos jogos, muito parecido com a já famosa linha Ultimate, colocou o Deus do Trovão estreando de forma primordiosa já no video de abertura do jogo.
.

.
É claro que o Thor voltaria na segunda versão do jogo, onde a inovação seria ataques combinados com outros heróis. Contudo, a grande surpresa estava com o lançamento do jogo Marvel vs Capcom 3, onde agora os fanáticos poderam usá-lo como combatente de fato e ter em suas mãos toda ira do Trovão. Até então, Thor só tinha aparecido brevemente como apoio em outras versões do jogo.
.

.
E claro, com o advento do filme, teremos pela primeira vez um jogo produzido pela SEGA onde será finalmente protagonizado pelo Deus do Trovão. Thor: God of Thunder também chega as lojas junto com o filme neste mês de Maio e promete ser um dos mais revolucionários jogos em termos de riqueza de cenários.
.

.
Bom, listar isso do Deus do Trovão foi muito mais rápido do que com outros personagens de Maratonas616 anteriores. Agora, com o advento da Marvel Studios com esses personagens, talvez a coisa mude bastante de figura na próxima Maratona sobre o filho de Odin quando lançarem a continuação do filme!

E fiquem ainda ligados, que vem muito mais por aí.

Coveiro

comments powered by Disqus