segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ultimate X: Uma Nova Esperança

Photobucket
Vocês se lembram que o Ultimatum acabou e boa parte dos mutantes membros dos X-Men foram mortos ou dados como mortos. O Quarteto Fantástico se desfez e muitos herois morreram. Os mutantes restantes são caçados como criminosos e o simples fato de existirem já é contra a lei. Sobre essa premissa, o famigerado Jeph Loeb finalmente acerta uma ao meu ver e com a colaboração do mega-star desenhista Arthur Adams, ele traz a nós a história sobre o que resta de esperança no Universo Ultimate: X!

Photobucket
O nome dele é Jimmy. Popular com as gatinhas e entre a molecada, mas o que ele esconde em sua genética só é revelado quando ele se acidenta num racha de imprudência juvenil. Saindo de um carro em chamas e coberto de feridas e sangue, suas lascerações se curam a olhos vistos. Seu pai adotivo é James Hudson, xerife do condado de Port St. Lucie, Flórida. Sua mãe Heather é só preocupação com o temperamento do filho adotivo, que é mal nos estudos e sempre envolvido em brigas na escola. Mas o tema adoção é proibido entre o casal Hudson e seu único filho, que não sabe de nada.
Photobucket
Até o dia em que surge à sua porta a jovem Kitty Pryde, que com sua boa conversa e seu jeito bem peculiar convida o jovem Jimmy para caminhar. Numa casa de barcos perto dali, ela revela ao menino o que veio fazer ali. Trouxe um objeto do seu verdadeiro pai, até então desconhecido. Uma placa de identificação com patente do exército canadense, uma capa de revista da Timesweek, uma mecha de cabelo, e um dispositivo holográfico, que ao ser acionado, revela a imagem e a forma do verdadeiro pai de Jimmy Hudson: James Howlett, ou mais conhecido como Wolverine. A mensagem do finado Wolverine só diz o básico. Que ele não tenha morrido em vão, e que o mundo não tenha acabado, mas ele gostaria de que o filho soubesse da verdade. Que não se preocupasse em saber quem era sua mãe verdadeira, mas sim com seu futuro, e que sempre respeitasse os Hudson, pois foram eles que o haviam criado.
Photobucket
Logan conheceu James Hudson na primeira Guerra do Iraque, e tempos depois o apresentou a Heather, com quem se casou. Numa noite chuvosa, Logan apareceu em seu porta com seu filho nos braços e pediu que os Hudson o criasse como filho deles, e nunca mais voltou. Kitty então explica que agora que Jimmy sabe que é filho de um mutante, ele também o é, se já não sabia. Como qualquer garoto da sua idade, ele se preocupa se herdou as garras de seu pai, e ao se esforçar, descobre que também possui as garras ósseas. Mas como que fosse por sua força de vontade, as garras se transmutam para como se fossem feitas de aço.
Photobucket
Mas quando Jimmy tenta saber mais sobre o que Wolverine quis dizer com futuro, seus pais chegam. Heather fica furiosa com Kitty, mas a menina expõe que devia essa ajuda pelo Logan. Hudson explica pra seu filho que gostaria de ter contado a verdade antes, mas o tema mutante não era algo fácil de se abordar, devido à Lei de Controle Mutante (vigente desde o primeiro número de Ultimate X-Men, pra quem se lembra).

Photobucket
Seu nome é Karen Grant. Uma menina morena que se mudou para Baltimore há três anos. Misteriosa, mas boa demais e linda demais para ser de verdade. Ela tem um ar diferente, como se já tivesse sido famosa, ou salvado o mundo, mas sempre na dela. Menos quando mencionaram que o Ultimatum havia sido uma coisa "boa" por ter livrado o mundo de dezenas de mutantes. Sentia-se que Karen poderia esmagar o cretino que havia dito isso. Hoje ela trabalha em um shopping center, em que há um segurnaça de nome Dave que é apaixonado por ela, e que com mais coragem é capaz de pedí-la em casamento. Ela chega à loja em que trabalha, e é recepcionada por uma festinha das colegas por ela ter sido escolhida como a Vendedora do Mês. Com uma foto que ela não conhece emoldurando um tipo de porta-retrato, ela gentilmente pergunta às amigas onde elas conseguiram a foto. A foto foi tirada por Dave, que a colocou no Facebook (erroneâmente adaptada aqui no Brasil por Orkut).
Photobucket
Karen fica transtornada com Dave, por ele ter feito o que ela pediu para ele não fazer. Ao colocar uma foto sua na internet, onde qualquer um pode ver. Ela vai para a praça de alimentação do shopping sem saber o que fazer, quando uma antiga conhecida se aproxima. Por um momento Karen acredita que se trata de Vampira, mas logo percebe que não é ela, e sim a terrorista Mística, que logo revela sua verdadeira face. Mística fala que só quer conversar, indagando a menina por quanto tempo ela tem feito os outros acreditarem que está há três anos em Baltimore, quando na realidade está há apenas três meses. Karen quer saber como Mística está bloqueando seus poderes telepáticos e telecinéticos e Mística revela que está usando bloqueadores miniaturizados do capacete de Magneto. A transmorfa mostra quem mais está com ela: o animalesco Dentes-de-Sabre.
Photobucket
Dizendo que ainda só quer conversar, Mística arrasta a garota a contra-gosto para a saída do shopping mas dão de cara com Dave, que se preocupa com os dois estranhos escoltando sua amada. Mas Dentes-de-Sabre infelizmente eviscera o coitado na frente de Karen. Ela o arremessa telecineticamente de encontro a um caminhão e depois o esmaga com dois veículos, causando uma grande explosão. Ela então se volta para Mística, que desiste de levá-la dali e vai embora, deixando Karen cuidar do moribundo Dave, comunicando-se com ele telepaticamente para preservar suas forças. Ele pergunta quem é ela de verdade, e enfim ela lhe conta que seu nome verdadeiro é Jean Grey, e que tinha sido uma X-Man. Ela apaga da mente dos presentes toda a sua presença ali e vai embora, deixando Dave aos cuidados da polícia.
Karen volta ao seu apartamento para sumir mais uma vez para qualquer outro lugar, mas sua senhoria diz que um jovem a procurou. Ele volta mais tarde no escuro, e surpreendentemente é Jimmy Hudson, filho de Wolverine. O que ele foi fazer atrás dela, ainda não sabemos.
Photobucket

Photobucket
Na terceira história em que este artigo engloba, somos apresentados a uma figura inédita. Derek Morgan, um mutante alado que pode vir a lembrar o anjo, mas como a narração do seu irmão Joe afirma, ele está mais para o Guardião das ruas noturnas de Chicago. O jovem Derek mora com o irmão mais velho desde que ele nasceu e a mãe deles os abandonou. Puxando o pai, o seu irmão Joe também é um policial, e está em vias de descobrir que o ser alado que o seu batalhão policial está em busca todas as noites, se trata do seu próprio irmão caçula. A esposa de Joe está nos últimos dias de gravidez do primeiro filho (ou filha) deles, e Derek também começa a se tornar um problema, ao dividir o minúsculo apartamento do casal.
Photobucket
Tudo parece convergir para o dia em que Derek resolve revelar para Joe sobre seus poderes mutantes, mas peca em fazer isso quando seu irmão estava de tocaia junto com os seus colegas policiais em busca dele. Naquele mesmo instante, chega à cidade Karen Grant e Jimmy Hudson que estão em busca do vigilante alado, tão falado na mídia. Joe não aceita conversar com seu irmão, assim, nos céus e os dois se enroscam quando o mais velho saca a sua arma, fazendo os dois caírem em um dos canais de Chicago. Jimmy pula atrás do baleado Derek, enquanto Karen colhe respostas da mente do policial Joe quando ele é resgatado pelos seus colegas. Mais tarde, Karen propõe a Derek que ela apague da mente de Joe para que ele esqueça que o irmão caçula seja mutante, lhe dando mais liberdade para seguir com sua vida. Derek não acredita que Joe possa lhe entregar para o governo, mas Karen garante que era o que ele ía fazer.
Photobucket
Então Karen faz Joe Morgan acreditar que Derek se mudou para outro estado ao aceitar a oferta de emprego de um antigo colega de escola, enquanto na verdade, ele se junta ao casal na sua estranha peregrinação.
Com Ultimate X, Loeb sai do lugar comum em toda história dele que sempre começa com um assassino misterioso, trocando por um beneficiador misterioso. Quem mandou Jimmy Hudson atrás de Jean Grey? Quem mandou Mística e Dentes-de-Sabre também atrás dela? E quem mandou Jean e Jimmy atrás de Derek? Fora esse vício do Loeb, achei este título a melhor coisa que ele vem escrevendo atualmente. As três primeiras edições de Ultimate X foram publicadas em Ultimate Marvel 7 a 9. E ao que parece, sua publicação deve se tornar bimestral - como é originalmente publicada nos Estados Unidos -, com a volta das histórias do Homem-Aranha à revista. (Título inspirado no episódio IV de Star Wars) Jeferson

comments powered by Disqus