quinta-feira, 14 de abril de 2011

X-Men Sombrios: A volta do "todo-poderoso"

Recapitulando resumidamente para os leitores: durante a saga Utopia, Norman Osborn tentou substituir os X-Men por sua própria equipe de defensores mutantes. Com a mudança do grupo de Ciclope para uma ilha, os outrora conhecidos (apenas por nós, claro) como "X-Men Sombrios" passaram a ser vistos como os verdadeiros X-Men. Mas a equipe foi reduzida a menos da metade da formação original, os membros restantes são um tanto problemáticos, e isso pode dificultar as coisas um pouco quando sua nova missão envolve a volta de um mutante nível ômega...



A confusão começa quando um grupo de pessoas em Burton, Califórnia, começa a vagar em transe rumo a um precipício, dizendo apenas: "Eu sou um X-Man". Eles acordam do transe antes que uma tragédia acontecesse, mas o fato desse acontecimento ter se repetido anteriormente intriga Osborn, que envia para o local seus X-Men, atualmente restritos ao cientista psicopata Fera Negro, o mentalmente instável Ômega, o depressivo Mímico e a líder da equipe, Mística, que só não fugiu até agora pelos explosivos que Osborn mandou instalar em seu sistema nervoso.



Os "X-Men" chegam à cidade para falar com um dos cidadãos que esteve no transe coletivo. Tudo parece normal, até que subitamente Ômega começa a absorver uma quantidade gigantesca de poder e dispara descontrolado pela cidade. Por sua vez, Mímico copia um poder do rapaz, que parece ser um humano comum, e enxerga seu próprio e terrível futuro. Enquanto o Fera Negro aplica um "estimulante inofensivo" em seu colega para motivá-lo a deter Ômega, uma projeção energética sai da mente do cidadão hospitalizado.



A projeção reconhece Mística (que estava usando a imagem de Jean Grey) como sua mãe e o cientista sanguinário como seu conterrâneo. Ganhando forma, a projeção revela ser Nate Grey, o X-Man, dado como morto há muito tempo atrás. Nate ainda não tem energia suficiente para reconstituir definitivamente seu corpo, mas promete voltar. Ao saber disso, Osborn decide que o jovem é perigoso demais para ficar à solta e que sua utilidade é preso à Máquina Ômega, alimentando os poderes de Michael Pointer. Para localizá-lo, a equipe de Mística recorre à divisão psíquica do MARTELO, pedindo que localizem Grey dentro do inconsciente humano coletivo. A forma como os psíquicos fazem a busca, o "Cérebro", é... perturbadora. Pointer fica indignado, mas atribui a culpa dessa desumanidade ao governo, independente da presença de Osborn no poder. E quem garante que ele não esteja mesmo certo?



Os psíquicos localizam Nate, mas o mutante puxa o poder deles, drenando toda a divisão. Graças ao cérebro que McCoy arrancou de uma sensitiva do local, eles veem que Nate conseguiu o poder de que precisava... e agora sabe dos acontecimentos da Guerra Civil, da Invasão Secreta e do atual Reinado Sombrio. Furioso, ele invade a torre dos Vingadores, espanta os agentes do MARTELO e rapidamente põe Venom a nocaute. Confrontado pelos demais Vingadores Sombrios, ele revela que já trabalhou lado a lado com o Sentinela; isso deixa Bob confuso, retirando-se da batalha: menos um adversário. Ainda que não intencionalmente.



Mas Nate ainda precisa enfrentar os demais Vingadores Sombrios, além dos X-Men de Osborn (com direito a troca de uniforme da Mística; a propósito, alguém lembra que o Vingador Sombrio Daken já foi também um X-Man Sombrio?). Durante a batalha, Mímico se recusa a deixar que Nate seja assassinado e tenta vencê-lo copiando seus poderes. Ao fazer isso, ambos vão parar “entre o tempo”, onde o X-Man mostra a ele suas formas de ver a realidade através do tempo e revela interesse no quarteto desajustado. Porém, a conversa é interrompida por Ares, que localiza Nate e aparentemente o derrota, deixando o corpo caído no chão. Quando Osborn, em sua armadura de Patriota de Ferro, se aproxima para examiná-lo, uma energia intensa deixa o corpo do jovem mutante, que se desintegra em seguida.



Tudo parece normal, o problema é dado como resolvido. Somente Mística não parece satisfeita. Ela pede para falar com seu patrão e exige que ele remova os explosivos de seu corpo e a deixe fugir em segurança; quando Osborn pergunta que motivo ele teria para isso, ela revela que sabe quem realmente está controlando o corpo do líder do MARTELO: Nate. Ele admite, mas se nega a atender os pedidos e revela sua intenção de usar a autoridade de Osborn para colocar a comunidade super-heroica de volta nos eixos. Mas o dono do corpo tem uma personalidade forte, e se recusa a deixar o X-Man no controle; enquanto os dois travam um embate dentro da mente de Norman, os X-Men Sombrios precisam decidir qual dos dois pretendem ajudar. O Mímico pensa em ajudar Nate para aprender mais sobre seu futuro, mas Mística convence Calvin de que melhor que depender do poder alheio seria tê-lo sozinho.



A equipe recorre novamente à divisão psíquica do MARTELO, dessa vez eles mesmos sendo integrados ao "Cérebro", a fim de terem suas mentes projetadas dentro da mente de Osborn. Lá, o vilão e Nate Grey continuam se enfrentando, e ele ridiculariza o jovem mostrando que enquanto o mutante gasta energia para manter controle sobre o corpo, Osborn poupa a própria energia e pode usá-la no embate mental. Mas Nate já tinha previsto a chegada dos X-Men Sombrios e combateu Osborn apenas para distrai-lo e permitir que eles, inadvertidamente, derrubem a porta que detinha a criatura cuja liberdade Norman mais teme: seu alter-ego, o Duende Verde!



Libertado, o Duende mostra que gratidão não é o seu forte e foge. Ao segui-lo, eles chegam ao centro da mente de Osborn, onde o Duende revela que, no fundo, Osborn sempre invejou superseres como os mutantes por suas diferenças e grandiosidade, e que o próprio Duende nada mais é que a materialização de sua disposição para fazer qualquer coisa para ser aceito. Ele corta a garganta de Mística – obviamente, isso não a mata, já que todos estão no plano mental, mas dá ao vilão a distração necessária para fugir. Quando os X-Men Sombrios o reencontram, tentam impedir que ele fuja de novo, mas são capturados: o plano era exatamente que eles o seguissem, para que ele pudesse usar a arma definitiva.



Embora Nate pensasse que a liberdade do Duende Verde jogaria uma personalidade de Osborn contra a outra, Norman revela que ambas sabem trabalhar juntas quando há um interesse mútuo; no caso, a expulsão do invasor. O Duende faz com que o Mímico copie o poder de Ômega (pra quem não lembra, absorção de energia mutante alheia) e arrasta os dois para perto de Nate; assim, a energia do jovem xamã é drenada. O alter-ego de Osborn se contenta em voltar ao cativeiro... por ora.

Já os "X-Men" são expulsos da mente de Norman e acordam no que sobrou do "Cérebro": Dr. Jarl, o líder da divisão psíquica, está em coma; os demais sensitivos, mortos. Mística e seus colegas são recepcionados por Victoria Hand, que manda os cumprimentos de Osborn e pede que se juntem a ele na tortura a Nate Grey, cujo corpo se reconstituiu após ser expulso da mente de Norman.



Antes de ser atirado na Máquina Ômega, Nate tem a chance de fazer uma citação "Tudo que é necessário pro mal triunfar é que bons homens não façam nada". Ele completa a citação dizendo que os quatro "X-Men" nunca decidiram se são bons ou não; se tivessem lutado ao seu lado como heróis, seus objetivos teriam sido atingidos (com exceção dos incessantes experimentos monstruosos do Fera Negro, claro). Agora, enquanto o X-Man é levado embora, resta apenas a Mística, Mímico e Ômega lamentarem as escolhas que fizeram.

Esta história foi publicada na revista Reinado Sombrio Especial: X-Men Sombrios e contou com o excelente roteiro de Paul Cornell e a excelente arte de Leonard Kirk.

Fernando Saker

comments powered by Disqus