quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fabulosos X-Men: O resgate supremo

Três anos atrás, mais especificamente na revista X-Men Extra 82, o mundo passou a ser um lugar mais triste para os X-Men: Kitty Pryde, vista por muitos como o coração da equipe, ficou presa dentro de um projétil metálico gigante que rumava para uma colisão com a Terra. Kitty tornou o projétil intangível, mas a salvação do planeta teve um preço: a jovem não teve como escapar, rumando dentro do projétil para bem longe de tudo.

As esperanças de que um dia Kitty voltasse para a Terra pareciam perdidas, até que Magneto inexplicavelmente conseguiu não só localizar o corpo metálico como também redirecioná-lo rumo ao planeta. Mas se os X-Men pretendem resgatá-la, ainda há muito a ser feito... conforme os leitores podem ver na história principal de X-Men 113, com roteiro de Matt Fraction e arte de Whilce Portacio.



Enquanto se concentra para resgatar a bala gigante, Magneto recorda a ocasião em que a viu pela primeira vez, quando estava no espaço trabalhando com o Alto Evolucionário na tentativa de salvar a espécie mutante. Mesmo deduzindo que Kitty estava no corpo metálico com base nas informações do Alto Evolucionário, ele decidiu priorizar seus estudos – mas não sem antes memorizar as características daquele metal único, a fim de reencontrá-lo no futuro.



Fora da mente de Magneto, é o Anjo que avisa sobre o retorno para os atuais líderes dos X-Men, Ciclope e Rainha Branca. Scott imediatamente percebe que Erik é o responsável, mas não tem tempo de agradecê-lo: é necessário tomar providências para que a aproximação de um míssil gigante não cause pânico global. Ciclope chama Noturno e os dois se teleportam para as instalações do Clube X; lá, Dr. Nêmesis avisa: o projétil está vindo tão rápido que, quando estiver perto o bastante para tentarem descobrir se Kitty está viva, já será tarde demais para detê-lo. Scott confia que ela ainda está viva, e pede para que os cientistas deem um jeito de esconder a bala tanto de sensores eletrônicos como de olhos humanos.



E se estamos falando de prioridades no resgate da Lince Negra, é fundamental avisar o homem que a ama. Por isso, Ciclope estabelece contato com Fantomex e pede que ele leve imediatamente os X-Men dentro de E.V.A. (ou Eva, como preferirem) – dentre os quais está Colossus, namorado de Kitty – para Utopia. Enquanto isso, Madison Jeffries tem um plano engenhoso: ligando as mentes das Cucos aos sistemas de Perigo, a alucinação psíquica criada pelas garotas para ofuscar nas mentes humanas a vinda do projétil para a Terra é “traduzida” em código de máquina para causar o mesmo efeito em satélites.



Sozinha com Magneto, Emma confessa a ele que, de certo modo, Scott o inveja (o que, diga-se de passagem, deve explicar por que ele ficou tão furioso com Magneto na história anterior), pois se Ciclope está sempre pisando em ovos a cada decisão de liderança, para Erik liderar é algo natural, com sua autoconfiança. Pouco depois, no fim da tarde, vários X-Men vão ao Monte Tamalpais para assistirem ao retorno de sua amiga, e Scott também leva a doutora e ex X-Man Cecilia Reyes (...alguém sabia que ela estava morando em Utopia?), para atender o mestre do magnetismo quando ele baixar seu campo de força; Emma comenta que toda a aglomeração no local é fruto da concentração de Magneto, que pensa no conceito de “lar” nas suas mais variadas acepções.



Ao mesmo tempo, Reed Richards e o Quarteto Fantástico dão uma bronca no Clube X por sua tentativa de esconder deles a vinda do projétil para o planeta. Ele revela que, com seus equipamentos avançados, detectou que Kitty ainda está viva, mas sugere que já é hora dos X-Men saírem das sombras e pararem de agir sem contar com os outros.



À noite, finalmente a bala gigante aparece visível no céu. Dentro dela, Kitty sente o calor intenso da entrada na atmosfera terrestre e se pergunta o que está havendo. É então que, num esforço extremo, Magneto usa suas ondas magnéticas para retirar a jovem do projétil, que se esfacela na atmosfera. Missão cumprida, Erik tomba completamente desgastado, mas os X-Men têm mais em que pensar agora: Kitty Pryde, sua amiga, finalmente está de volta.



A alegria, infelizmente, dura pouco: quando Colossus tenta abraçar sua amada, eles se atravessam. Kitty não consegue ficar tangível, não consegue tocar, nem sequer falar. Enquanto não descobre como resolver o problema, o Clube X coloca Kitty em uma espécie de câmara de contenção, de onde ela pode ver Piotr, mas sem que os dois possam realmente matar as saudades. Quanto a Magneto, a Dra. Kavita Rao cuida dele, mas seu estado não parece nada animador.



Os dias se passam e a vida prossegue para os X-Men. Namor checa a situação de seu povo abaixo de Utopia, acompanhado por Emma Frost. Fantomex corteja Psylocke (e convenhamos, alguém pode culpá-lo por isso?). Cristal e Estrela Polar mantêm a segurança nas ruas de São Francisco. Noturno compartilha sua religião com Fada, enquanto Warren tem uma partida de basquete com o Homem de Gelo. Mas Scott permanece abatido – e mal sabe ele que logo terá que lidar com o Segundo Advento que se aproxima...



Fernando Saker

* A edição original dessa história contou com duas opções de capa nos Estados Unidos. Aqui, usamos a capa com toda a equipe de X-Men; para ver a opção com "Kitty, a vaqueira espacial", clique aqui.

comments powered by Disqus