sexta-feira, 29 de julho de 2011

Maratona 616: Filmes do Capitão América

Photobucket

Neste fim de semana temos nos cinemas o muito aguardado Capitão América - O Primeiro Vingador. Mas convenhamos, estando por aí desde 1941, não é difícil imaginar que o Sentinela da Liberdade já estrelou outras obras, certo? Curioso para saber exatamente quais? Por isso preparamos a lista com todos os filmes e séries dedicados ao Capitão. Confira e não subestime a capacidade desses filmes de surpreender, acredite.

Capitain America (1944)

A primeira aparição do Capitão América fora dos quadrinhos foi nessa série de tv quase nada fiel ao gibi, em que era encarnado pelo ator Dick Purcell. Aqui, ele é Grant Gardner, um promotor público que vive tentando acabar com os planos do vilão Escaravelho. Além de ter seu alter-ego totalmente mudado, esse Capitão usa uma arma de fogo no lugar do escudo, não tem parceiro e até as asinhas em sua cabeça sumiram, embora apareçam na arte de alguns pôsteres da série. Uma curiosidade interessante é que essa série existe dentro da continuidade do universo Marvel. Na revista Captain America 219, o próprio Steve Rogers assume o papel em segredo, substituindo um dublê baleado, a fim de investigar um espião nazista que faz parte da equipe de produção. Nos quadrinho, a série também foi retratado com fidelidade, com todas as suas diferenças em relação ao Capitão original. O pôster da série também aparece no Museu do Capitão América, montado após sua morte na Guerra Civil. Para quem estiver interessado, no YouTube é possível encontrar vários episódios completos, em inglês.

Photobucket

3 Dev Adam (1973)
(Traduzido nos EUA como Three Mighty Men, mas também conhecido como Turkish Spider-Man vs. Captain Turkish America - Homem-Aranha Turco vs Capitão América Turca)

Esse é um verdadeiro achado. Trata-se de um filme turco estrelado pelo Capitão América e Santo (ou El Santo, lutador real de wrestling mexicano, muito popular no país, sendo um verdadeiro ícone folclórico, já tendo aparecido como herói am filmes e revistas em quadrinhos; também é ator). Já o vilão da história é o Homem-Aranha, em uma versão psicopata que adora dar gargalhadas malígnas. Aqui, o Aranha é líder de uma gangue em Instanbul que inunda a cidade com dólares americanos falsificados. Para ajudar a polícia local a impedi-lo, chega à cidade uma força-tarefa formada pelo Santo, o Capitão América e sua namora, Julia (?). O Homem-Aranha também tem uma namorada no filme, chamada Nadia, tão malévola quanto ele. O vilão também possui um uniforme desfalcado, um físico não muito atlético para alguém com seus poderes e o estranho dom de voltar da morte com facilidade diversas vezes. Santo provavelmente foi escolhido para o filme por ser muito popular na Turquia, possuindo até estátua do lado de fora de um cinema de lá. Já o Capitão, é interpretado pelo astro de ação Aytekin Akkaya e possui um uniforme próximo do original, porém sem seu escudo e as asinhas na cabeça.



Captain America (1979)

E o Capitão volta a ser retratado em carne e osso, agora interpretado pelo ator Reb Brown. Esse é o primeiro longa metragem do Capitão América, um filme para tv. A falta de fidelidade aos quadrinhos aqui até surpreende. Steve Rogers aqui é um personagem contemporâneo cujo pai foi um agente do governo na década de 40 que ganhou o apelido de Capitão América devido a seu grande patriotismo, e que foi assassinado. Steve é um ex-fuzileiro que vive como artista e resolve criar um super-herói inspirado pela história do pai. Ao sofrer um acidente grave, ele é tratado com um tipo de "super-esteróide" e se recupera, ganhando habilidades sobre-humanas, que levam um cientista do governo a recrutá-lo e dar-lhe um uniforme baseado em seus desenho, um tanto diferentes dos de Jack Kirby, criador do Capitão original, convenhamos. Além de uma versão vermelha, azul e transparente de seu escudo, esse Steve conta com um versão melhorada de uma van que dirigia e um tipo de super-moto. Tudo bem esquisito. haha



Captain America II: Death Too Soon (1979)

A continuação direta do filme anterior. No final do primeiro, o Capitão América aparece rapidamente com um novo uniforme, bem mais fiel ao dos quadrinhos. Mas para por aí, porque seus equipamentos que incluem o escudo transparente continuam firmes e fortes. Desta vez, ele lida com ladrões de seguro social e com um terrorista revolucionário disfarçado de comandante de uma prisão norte-americana, possuidor de um antídoto envelhecedor.



Captain America (1990)

Com Matt Salinger no papel de Capitão América, esse filme foi o filme mais fiel aos quadrinhos até o momento que foi feito. Mas isso não era nada difícil, né? Nele, Steve Rogers torna-se o super-soldado durante a Segunda Guerra Mundial para enfrentar o facista italiano Caveira Vermelha. Sim, italiano. Quando o vilão lança um míssil em direção à Casa Branca, o Capitão força o tal míssil a mudar de curso, caindo no Alasca, onde Steve permanece congelado por décadas. Em 1990 (ano do filme), ele é encontrado por pesquisadores, descongelado e logo tem sua batalha final com o Caveira, que agora queria matar o persidente dos EUA devido a suas "modernas" políticas ambientais. O filme seria lançado no verão norte-americano de 1990, coincidindo com os 50 anos do Capitão América e chegou a ser promovido. Porém, teve seu lançamento adiado diversas vezes até sair somente em vídeo e tv a cabo em 1992. O motivo para isso é atribuído à baixa qualidade da produção.



Essa é a filmografia do Capitão América até o momento. Obviamente, deixei o filme atual de fora porque ainda deveremos falar muito dele. Levando todas essas obras em consideração e todos os filmes do Capitão América e dos Vingadores que a Marvel Studios ainda pretende lançar, podemos ficar felizes com os rumos que os filmes de super-heróis tomaram na última década, o que só continua evoluindo.

Léo

comments powered by Disqus