sábado, 30 de julho de 2011

Maratona 616: Top 10: Parceiros do Capitão América


Capitão América foi o primeiro de um exercito. Porém com a morte do idealizador do projeto Super-Soldado, Steve se tornou um exército de um homem só. Mas o Capitão não lutou sozinho não. Sempre com um parceiro a tira-colo, o Capitão América formou grandes alianças, seja nos grupos onde passou, ou em parcerias em duplas com diversos heróis do universo Marvel. Confira agora os principais companheiros de Combate do Capitão América.


10. Jack Flag:


A carreira heróica de Jack Flag começou quando seu irmão Drake foi aleijado pelo Esquadrão Serpente. Jack então foi atrás dos vilões vestindo uma fantasia e inspirado no Capitão América. Ele foi surpreendido pelo Capitão América alutando com o grupo e ainda salvou a vida de Rogers, que estava naquela fase em que o soro do super-soldado estava deteriorando seu corpo. Jack fez parte de um esquadrão formado pelo Capitão que selecionava possíveis substitutos para ele caso não sobrevivesse ao deterioramento de seu corpo. Com a chegada de Mark Waid na revista do Capitão, o personagem ficou por volta de 10 anos no esquecimento e retornou na revista dos Thunderbolts, no início da fase do Ellis e Mike Deodato. Ele lutou contra os vilões, com uma roupa consideravelmente diferente da que ele usava anos atrás e com os cabelos descoloridos. Lutou pelos ideias que aprendeu com o Capitão, porém não conseguiu vencer sozinho todos os Thunderbolts e acabou sendo preso pela Lei de Registro. Recentemente Jack Harrison esteve presente nos Guardiões da Galáxia, onde participou da Guerra dos Reis.

9. Union Jack:


Ao todo existiram três versões do Union Jack ao longo dos anos, mas me focarei aqui em James Montgomery, o primeiro Union Jack. James seria a versão inglesa do Capitão América. Lutou na 1° e na 2° Guerra Mundial. Ele fez parte do super-grupo, Os Invasores que se formou durante a Segunda Guerra Mundial e que continha diversos seres poderosos. James nõ possuía nenhum poder e talvez venha dai a relação com Steve Rogers, pois ambos representavam uma nação e não falavam com peixes ou pegavam fogo como Namor e Tocha Humana, respectivamente. Devido a relação de Union Jack e Capitão América no grupo dos Invasores e demais aventuras, ele mereceu a 9° posição.

8. Nick Fury:


Nicholas Fury foi um dos companheiros de guerra de Steve. Fez parte do Comando Selvagem e criou uma forte relação com o Capitão América. Enquanto Rogers possui o soro do super-soldado nas veias, que lhe dá o corpo perfeito, Fury possui a formula do infinito nas suas, é isso que explica sua longevidade. Anos após acordar da animação suspensa e entrar para os Vingadores, Steve se desvinculou do grupo de heróis por um tempo e se uniu a SHIELD, que era dirigida por Fury. O Capitão América ofereceu seus serviços e assim enfrentou vilões como MODOK e conheceu Sharon Carter, sobrinha de sua ex-namorada na Segunda Guerra.

7. Namor:


O Príncipe Submarino. O primeiro mutante da Casa das Ideias. Este é o Rei Namor, monarca de Atlântida e junto com o Capitão América, era um dos membros dos Invasores. Como dito anteriormente, os Invasores eram o grupo de super-heróis da Segunda Guerra Mundial. O grupo foi introduzido por retcon, e fez o maior sucesso. Fechou algumas pontas e mostrou que Capitão América, Namor, Tocha Humana, Centelha e Bucky lutaram lado a lado em alguns momentos da Guerra. Mas Namor e Steve não lutaram juntos apenas durante a Guerra, foi o próprio monarca de Atlântida que encontrou o bloco de gelo no qual Rogers ficou décadas em animação suspensa. Namor já foi vilão do Quarteto Fantástico e dos Vingadores, mas após ser enganado e perder sua mulher acaba se unindo com os Vingadores quando novamente luta ao lado de Steve Rogers. Durante a Guerra Civil, Namor junta um pequeno exército de atlantes e se junta ao lado anti-registro do Capitão América na batalha.

6. Rick Jones:


O Capitão América sempre gostou de um parceiro jovem, Rick Jones foi mais um desses. A origem de Jones como todos já devem saber tem início com o Hulk, quando Banner foi afetado pela Bomba Gamma salvando Rick. Porém tempos depois em uma tentativa de ajudar o Hulk a se controlar, Jones não consegue, pois seu amigo encontrava-se na forma selvagem. Sendo assim coube ao Capitão América salvá-lo. Rick Jones decide então seguir a partir dali o Capitão América como seu jovem parceiro. Vestindo o antigo uniforme de Bucky, Rick partiu com Steve atrás de aventuras. Porém a parceria acabou quando um desentendimento entre eles foi causado por um vilão que controlava a mente de Rogers. Graças a essas aventuras, Jones é popularmente conhecido como mais um parceiro juvenil do Capitão América.

5. Viúva-Negra:


Após a morte de Steve Rogers, Bucky assumiu o manto de Capitão América. Muito desconfiado e com pouca confiança em si mesmo, Viúva-Negra foi a responsável por dar confiança para Barnes. A dupla que estava namorando seguiu junto em diversas missões. Na primeira aparição pública do novo Capitão América, ele foi surpreendido pela filha do Caveira Vermelha, a Pecado e seu Esquadrão Serpente. Se vendo em desvantagem, Bucky foi obrigado a se por em retirada, porém é arremessado janela a fora e é resgatado pela Viúva antes que chegasse ao chão. Em outra missão, quando Bucky e Namor haviam sido capturado por um antigo vilão soviético, coube novamente a Natasha salvar o dia. Ao longo das missoes a Viúva esteve sempre presente, ajudando moralmente ou físicamente o novo bandeiroso.

4. Falcão:


Após um desentendimento com Nick Fury na SHIELD, o Capitão se desvinculou da organização e passou um momento rondando pelos EUA em uma motocicleta. Foi nessa época que Rogers iniciou uma parceria com o herói Falcão. Juntos enfrentaram o Império Secreto e a Força-Nacional, organizações racistas. Porém em uma dessas missões a namorada de Steve, Sharon Carter é dada como morta e devido a outros acontecimentos, Steve abandona a alcunha de Capitão América. O Falcão não foi parceiro apenas do primeiro Capitão América, assim como a Viúva-Negra, ele também foi parceiro de Bucky. Juntos Falcão e Bucky investigaram diversas organizaçõs ligadas ao Caveira Vermelha para resgatar Sharon, agora viva, que se encontrava sob controle de Faustus. Assim a dupla seguiu uma grande parceria que vem durando até as histórias atuais.

3. Thor:


O Deus do Trovão é um dos Vingadores originais. O Capitão América foi descoberto congelado e só entrou na equipe algumas edições depois, mas pela representatividade dele para o grupo e por sua importância, ganhou o status de Vingador Fundador. Capitão América e Thor além de companheiros de batalha são grandes amigos, isso tem de se levar em conta. Quando o terrível Ragnarok chegou, Thor pediu ajuda aos Vingadores para lhe ajudar. No final, não ajudou muito, mas Thor e Capitão lutaram lado a lado contra o fim de Asgard e dos asgardianos. Quando Steve morreu, Thor estava no esquecimento, ocasionado pelo Ragnarok, mas ao voltar a vida teve um vislumbre do que seria a conciência de Steve e se despediu de seu amigo. Recentemente, após o retorno do Capitão América original, Thor e Capitão lutaram novamente lado a lado contra uma ameaça que destruiu Asgard, o Vácuo. Juntos uma vez mais a dupla lutou junta, com Steve Rogers liderando os Vingadores. Ao longos dos anos, Capitão América e Thor lutaram em diversas outras batalhas não mencionadas aqui, mas todas elas juntas colocaram Thor no terceiro lugar deste top 10.

2. Homem de Ferro:


Despois de Bucky, ou junto com Bucky, Tony Stark é possivelmente o melhor amigo de Steve Rogers. O Capitão América e o Homem de Ferro lá no início da Marvel não tinham nome suficiente para carregar uma revista sozinhos, então os dois dividiam uma revista que se chamava "Tales of Suspense". A primeira grande briga dos dois foi durante a Guerra das Armaduras, quando Stark decide destruir toda e qualquer armadura que use sua tecnologica, usando a filosofia que os fins justificam os meios, Stark chegou a desafiar a lei e assim conseguiu arranjar encrenca com Steve. Lutaram juntos em diversos combates como a Guerra Kree-Skrull, contra o vilão Korvac dentre centenas de outras mais. Durante a Guerra Civil os dois amigos tiveram um grande racha e estiveram em lados opostos de uma grande batalha. Ao final dela, Rogers se rendeu a justiça e foi morto na escadaria do tribunal. Stark passou um longo tempo se culpando pela morte do amigo, chegando até a ter alucinações com ele. A amizade dos dois era tão grande que o Capitão lhe deixou uma carta póstuma, pedindo para que Tony cuidasse de Bucky, que havia recem retornado a vida.

1. Bucky:


O grande parceiro do Capitão América. Aquele que o acompanhou durante toda a Segunda Guerra Mundial. Aquele que supostamente morreu com ele. Bucky Barnes, ele esteve presente nas duas "quase" mortes de Rogers. Bucky fez parte do super-grupo Invasores junto com o Capitão América. Em companhia do seu melhor amigo, o jovem garoto enfrentou Barão Strucker, Zemo, o Caveira Vermelha dentre outros vilões presentes na guerra. No presente, Bucky quase não conseguiu lutar ao lado de Steve, uma vez que esteve boa parte do tempo sob o controle dos soviéticos atuando como o Soldado Invernal ou sob o controle do Caveira Vermelha e Dr. Faustus. Quando o Capitão América "morreu" pela primeira vez, tentando desarmar o avião bomba de Zemo, Bucky estava junto e foi dado como morto junto como o Capitão. Mas como bem sabemos, os dois sobreviveram congelados. Já anos atrás quando novamente Steve foi "morto" na escadaria do tribunal, Bucky estava em um prédio em torno do tribunal, cuidando a distância de Steve a mando de Nick Fury. Porém nada pode fazer para salvar seu amigo. Tempos depois, Stark oferece o manto de Capitão América para Bucky, revelando-o que era um desejo que Steve tinha lhe pedido na carta póstuma. Porém quando Rogers retornou, afinal ele não tinha morrido, apenas havia sido jogado no fluxo do tempo, ele revela a Stark que a sua carta não havia dito para Bucky assumir o manto, que isso foi uma interpretação de Tony, mas que ficou feliz com a decisão e com o papel desempenhado pelo seu ex-parceiro jovem. Rogers e Barnes lutaram uma vez mais lado a lado no Cerco em Asgard, que ocorreu recentemente.

E aí estão os principais companheiros de combate de Steve Rogers. Neste top 10 tentei mesclar parceiros mirins, parceiros da Segunda Guerra, colegas dos Invasores e dos Vingadores e heróis comuns. Mas e para você caro leitor, esses ai são os 10 principais companheiros de combate do Capitão América? Elabore sua lista, vamos comparar e trocar ideias.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus