sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Iniciativa: Começos e fins

Avengers: The Initiative #32-34

Na edição final de Vingadores: A Iniciativa, publicada aqui em Novos Vingadores 90, vemos a redenção dos Novos Guerreiros, desmoralizados desde a Guerra Civil, a resignação do Treinador diante do que parece uma vida sem a glória que ele esperava, e um momento pessoal de “vingança”, quando a Tigresa se vê frente a frente com o Capuz e o desfecho da confusa relação estabelecida entre Cascavel e Constritor, tudo diante das ruínas de Asgard e do fim d’O Cerco.

É um pouco frustrante ver o Constritor, diante do conformismo demonstrado pelo Treinador logo após a demolição de Asgard, abandonar a Cascavel e partir como um criminoso, apesar de todo bem que fez enquanto esteve na Iniciativa. O que só piora quando vemos que, ao falar com o Capitão América, a agente dupla colocada estrategicamente para monitorar o programa sob ordens de Norman Osborn, ela realmente o amava, e estava pronta a falar em seu favor.

Porém, vale a pena ver o Constritor e o Treinador, partindo em planadores usados no ataque, rirem da irônica e repentina posição desastrosa vivida por Osborn nas mãos dos verdadeiros Vingadores.

Iniciativa: O Cerco

A redenção dos Novos Guerreiros, com a adição de membros-chave da Iniciativa e da Tigresa, todos agindo como Vingadores, se dá com a perda de poderes extra dos homens do Capuz, e é um desafogo do que os outrora adolescente heróis vivam desde o incidente que iniciou a Guerra Civil. A presença de Suplício, mais equilibrado e próximo do velho Speedball, é a cereja do bolo.

Mais pontas soltas amarradas com Komodo, Casca Grossa e Euforia, que conseguem obter informações determinantes do Barão Von Blitzschlag. O que não é o suficiente para aproximar Komodo e Casca Grossa novamente, mesmo com ele garantindo que ela recuperasse seus poderes.

Iniciativa: O Cerco

Por fim, além de sabermos o destino de alguns dos personagens que desfilaram pela revista nas 35 edições regulares da revista, fora os especiais, temos a volta por cima da Tigresa, que sai com superioridade sobre o capturado Capuz (a explicação vem na próxima edição). Não cedendo à vingança, ela mostra que a principal punição dele é ver o quanto arruinou a própria vida, e que acabou tudo sendo a troco de nada, e parte sob as ameaças do vilão.

Concentrada em criar seu filho com tranquilidade (fruto de sua relação com o falso Hank Pym), reunida com os companheiros que fizeram parte da resistência dos Vingadores, a Tigresa, assim como os outros, vislumbram um futuro sem precisar agir nas sombras, voltando a ser heróis aos olhos de todos.

Iniciativa: O Cerco

A revista acaba em boa hora, já que não havia muito mais sentido em existir. Mas essa última edição, escrita por Christos Gage e desenhos de Jorge Molina, deixa expectativas a respeito do que será feito de alguns desses personagens, no Universo Marvel pós-Cerco.


João

comments powered by Disqus