sábado, 6 de agosto de 2011

Novos Supremos: Dois filhos de Odin



Jeph Loeb voltou aos Supremos. Após um terceiro volume que destoou totalmente dos dois primeiros escritos pelo Mark Millar, e após ter escrito a saga Ultimatum que é cheia de exageros e coisas absurdas. Porém, o escritor parece que voltou para fechar a sua trama. Explicando algumas pontas soltas deixadas lá no terceiro volume.

Muitos ficaram sem entender quando lá no terceiro volume, Thor apareceu namorando Valquíria, uma jovem de 19 anos que no segundo volume dos Supremos nem poderes tinha. O mesmo vale para a primeira edição desses Novos Supremos, quando os Defensores surgiram com poderes, quando na história escrita por Millar eles eram todos uns perdedores sem poderes. Loeb explicou tudo isso. Tudo está relacionado a trama do segundo volume de Supremos, quando Loki estava ligado ao projeto dos super-soldados europeus. Ele recrutou os Defensores e deu poderes a todos, primeiro para a Valquíria, com o sucesso em dar os poderes para a garota, o grupo todo foi na carona.

A trama continua de onde parou, com Amora controlando Danvers, Zarda e Valquíria. Porém a primeira consegue despertar do controle de Encantor e liberta os heróis, que conseguem fugir com a ajuda de Pantera, Kazar e Shanna. Então, Loki começa a manipular Valquíria, que está chateada pela aparente traição de Thor. O filho preferido de Odin a essa altura encontra-se com Hela, já com uma grande barriga de gravida (o tempo lá passa mais rápido). Os heróis se reagrupam, e no combate com Loki e seus comandados, Amora é acertada no coração por uma flecha de Gavião, assim Zarda e Valquíria acordam da hipnose. Ensandecida pelo que Loki havia feito, Valquíria parte com tudo para cima dele, porém é morta pelo vilão. Nos domínios de Hela, Thor ganhava sua liberdade, pois seu acordo com ela previa que ela ganhando um filho dele, ele poderia ser libertado desde que alguém morre-se em seu lugar, e a pessoa que morreu foi Valquíria.

A trama tenta forçar uma paixão entre Thor e Valquíria que fica muito artificial. É uma paixão que aparentemente dura a séculos, porém eles se conhecem a alguns meses e Thor possui séculos de vida enquanto a jovem Valquíria possui apenas 19 anos de idade, o que não explica ela ser uma exímia guerreira. O filho de Odin retorna dos mortos mais insano do que nunca pela morte de sua amada. Parte para cima dos monstros capangas de Loki até que Zarda desperta, a guerreira está enfurecida com Amora. O Deus da Trapaça salva Amora, a vilã enfeitiça novamente Zarda, fazendo a guerreira ver a figura de Amora no lugar de Thor. Sendo assim, Thor e Zarda travam um belo combate. Até que a luta é interferida por Stark, que mesmo usando armadura leva um couro do Deus do Trovão. Em Valhalla, Hela escolhia Valquíria como uma verdadeira Valquíria, que lhe serviria de agora em diante. Loki e Thor, na Terra, travam um grande combate, que é vencido pelo agora insano Thor. Os Supremos resgatam Loki, que manipula o grupo para fazerem pensar que Thor estava louco, e que sepre foi assim, dizendo que foi por que ele foi banido de Asgard por Odin.


Nessa parte da trama, Loeb usa sem sucesso e sem a mesma qualidade, uma ideia que Millar usou no seu segundo volume dos Supremos. Loki manipulando os Supremos para terem uma interpretação equivocada do Deus do Trovão. Porém aqui, os heróis não acreditam na conversa do Deus da Trapaça. Enquanto Stark sai do campo de batalha e vai buscar uma arma misteriosa, os demais Supremos tentam vencer o combate. Até que Tony surge com uma armadura gigante que ao invés de ter os circuitos estragados com as descargas de elétricas de Thor, a armadura fica mais forte. Mas nem essa armadura foi o suficiente para derrotar Thor, porém Tony conseguiu tocar o coração de Thor e o fez parar com a loucura. Loki pega o Mjlonir de Thor que estava no chão e parte para matar o irmão, porém ele mesmo é morto pela Valquíria, que agora serve a Hela. Antes de partir a jovem avisa Thor que ela é em sua essência uma mortal, e então, que Thor estenda o amor que tem por ela, para toda a humanidade.

Com a confusão toda acabada, o casal da Terra Selvagem volta para lá junto com o Pantera. Zarda volta para sua realidade de origem. E Stark e Danvers começam um relacionamento. Porém, este não é o final. Em Valhalla, um garoto com cabelos castanhos, um jovem guerreiros grita a famosa frase "POR ASGARD". O garoto, é filho de Hela e Thor, e agora, encontra-se junto de Loki.


Novamente Loeb não consegue repetir o sucesso de Millar no grupo. Porém essa revista é infinitamente superior ao terceiro volume que ele escreveu. Fecha algumas pontas soltas e trás alguns plots que poderão ser usados no futuro. Como esse filho de Thor que encontra-se com Loki. O saldo dessa mini é positivo, pois não houve absurdos nem descaracterizações, foi apenas uma boa trama que ficou forçada em determinadas partes. Mas o saldo positivo, muito se deve tambén, ao Frank Cho, que fez um belíssimo trabalho nessas 5 histórias.

PS: O título do artigo faz referência ao filme nacional chamado "Dois filhos de Francisco".

Kinhu Heck

comments powered by Disqus