domingo, 7 de agosto de 2011

Um nova Era de Heróis, um nova era na 616...

Era Heróica

Chegamos ao final do Reinado Sombrio e uma próspera Era de novas aventuras com os mais queridos heróis da Marvel começa a figurar no horizonte. E acompanhando essa nova virada do Universo Marvel, o nosso site começa a se desenhar para uma nova abordagem para com nossos leitores. E a mudança já começou...

Desde que chegaram os quadrinhos aqui no Brasil, as diferentes editoras nacionais que abraçaram a nobre causa de trazer esses magníficos heróis pras essas terras sempre se desdobraram num único esforço – acomodar da melhor maneira como as histórias chegariam até os jovens leitores. Nosso site desde sua formação seguiu uma linha não muito diferente. Foi assim que surgiram os podcast, programas de vídeos, arte do leitor e todas essas novidades que só aumentaram ainda mais a dinâmica entre a equipe 616 e os nossos internautas marvelmaníacos.

Por outro lado, paralela as novidades, algumas coisas antigas clamavam por uma mudança. Nossas resenhas das revistas nacionais, que por muito tempo foram nosso grande carro-chefe de publicações, começaram a competir acirradamente com as tantas novidades dos filmes e games, ao mesmo tempo que careciam de um “algo a mais”, principalmente depois que nosso novo sistema de comentários tornou-se tão popular quanto um chat ou fórum de HQs.

Era Heróica

Esse “algo a mais”, na verdade, já vinha crescendo irrequietamente dentro dos próprios editores e redatores da 616, que há tempos desejavam dar mais contribuição pessoal ao texto, opinar sobre alguma particular decisão de um personagem ou mesmo comentar sobre a criatividade de determinado roteirista em seguir certo tema em sua história. E achamos que realmente chegou o momento certo para ousarmos algo deste tipo. E sendo assim, as novas resenhas de revistas nacionais vão começar aos poucos a seguir essa linha – deixando de simplesmente contar a história e passando a discutir mais sobre o que há nela.

Para essa mudança, é claro, uma breve alteração na estrutura e peridiocidade se faz necessária. Optaremos por deixar que arcos sejam concluídos para que só assim os abordemos no site. A trama geral será passada fugazmente em prol de que haja mais espaço para importantes detalhes e curiosidades sejam levantadas. E com isso, o leitor poderá nos acompanhar em sua releitura e já imediatamente entrar na discussão levantada pelo autor do post em nossos comentários. Acreditem, vai ser divertido!

Mas a mudança obviamente não para por aí! Partiu do nosso redator Rafael Felga a idéia de que vez ou outra tivéssemos “voz” para criar um texto independente de qualquer revista ou filme do momento, com algum tema livre passível de discussão, seja próximo do nosso dia-a-dia ou baseado em alguma teoria curiosa que nos deparamos por aí, mas ainda sim bem inserido dentro do tema dos nossos super-heróis. A idéia obviamente vingou, foi bem recebida pelos nossos leitores e até mesmo já começou a instigar outros editores e redatores a por a mão na massa.

Era Heróica

Restava, no entanto, batizar essa nova abordagem. E ao procurar um bom nome para essa “coluna”, estalou na minha cabeça que já tínhamos algo ideal que foi abandonado faz alguns anos. Nossos “Em Focos”, discussões acirradas realizadas em chat onde dávamos nossa contribuição sobre filmes, quadrinhos e até mesmo opinião feminina, podem ter sido substituídos pelos arrojados Inominatas, mas não esquecidos. E este seria o momento ideal para resgatar o bom nome, como que num “segundo volume” de uma boa revista que volta a ser publicada. A votação entre a equipe 616 foi unânime, o “Em Foco” retornou.

É claro que essas duas novidades no site não vão obscurecer nossos outros grandes trunfos. O Inominata voltou com os filmes e promete manter sua periodicidade regular daqui pra frente. O Arte no 616 continua no seu importante papel de levar o trabalho dos desenhistas aspirantes para bem próximo de seus ídolos. E o nosso Canal 616, como toda boa série de TV, entrou em recesso, mas já podemos anunciar seu grandioso retorno neste próximo segundo semestre.

Esperamos que tenham aprovado as novidades. Estamos tão ansiosos quanto vocês para ver isso em prática!

Coveiro

PS : Quer ver como ficaram o estilo das novas resenhas? Dá uma clicada aqui e aqui! Aproveita também e dá uma conferida no estilo do novo Em Foco, clicando aqui pra ver o artigo do Felga, aqui o do Leo e aqui no da Cammy.

comments powered by Disqus