domingo, 2 de outubro de 2011

Action Figures: Super Hero Squad – “Waves Convencionais”

Sucesso nos Games e na Animação, poucas pessoas tem idéia de que a febre dos pequenos heróis Marvel começou tudo com os brinquedos. Produção da Hasbro desde 2006, Marvel Super Hero Squad, caracterizações mais infantilizadas dos heróis da Casa das Idéias são hoje peças muito apreciadas pelos colecionadores. E cada vez mais cai no gosto popular. A idéia do artigo aqui é trazer até vocês uma grande lista do que já foi lançado até hoje, direcionando você neste mundo a parte que vem cada vez mais invadindo nosso espaço. E num segundo e terceiro momento voltaremos com os squads lançados temáticos para os filmes, veículos e cenários especiais (Playsets).

Squads

A idéia dos Squads não é inteiramente nova. Antes deles, a Hasbro já havia iniciado uma linha similar com os Galactic Heros, versões também infantilizadas só que dos personagens do mundo mitológico de Star Wars. O mesmo aconteceu em 2007 com o advento dos filmes dos Transformers, no qual foi lançada a linha Robot Heroes. As duas que sempre foram grandes marcas de vendas da empresa de brinquedos, provavelmente, nunca chegaram a se espalhar tão rapidamente pelas mais diferentes mídias como foi com os Squads.

Squads

Em 2006, tivemos duas “Waves” de personagens saindo, todos em duplas. Consistiam dos X-Men Anjo com roupa vermelha e o Colossus, Wolverine contra Dentes de Sabre, Ciclope na roupa mais clássica e Magneto, Gavião Arqueiro e Capitão América com armas em punho. Justiceiro com uma bazuca e o Motoqueiro Fantasma, Demolidor com sua tradicional roupa vermelha e Elektra. Homem de Ferro voando com seus jatos e um Thor meio gorduchinho; E por fim, Hulk com clássicas calças roxas e a Vespa no uniforme mais recente.

Squads

Parte desta leva chegou no Brasil logo de cara, outros personagens não. Mas tivemos oportunidades de adquiri-los em outros packs variantes que vieram a surgir mais tarde. E a repetição destes personagens em novas combinações é algo muito comum como veremos mais adiante.

Passando para 2007, tivemos um boom nos personagens, provavelmente devido ao sucesso dos primeiros oito “packs”. E lá foram primeiro uma nova leva com o Quarteto Fantástico e seus mais conhecidos vilões: Sr. Fantastico e o Super Skrull, Tocha Humana (corpo ainda meio opaco, diferente de futuras versões) e Surfista Prateado, Mulher-Invisível e o Dr. Destino, Coisa e Namor. Depois, vieram Wolverine no uniforme marrom dos anos 80 com a Fênix, Fanático e Noturno, Fera e Homem de Gelo, Toupeira e o Coisa (agora de shorts).

Squads

Antes de 2007 acabar, a Hasbro lançou uma quinta “Wave” com mais oito pacotes. Foram, Johnny Storm (agora com corpo translucido) contra o Aniquilador; Pantera Negra e Tempestade, Logan (roupas comuns) com uma motocicleta; Pyro e Homem de Gelo; Homem-Formiga e o Dr. Estranho, Thor em sua armadura asgardiana e Loki; Gambit e Vampira. Essa leva também trouxeos primeiros personagens da linha ultimate: Ultimate Nick Fury e Capitão América;

Squads

Em 2007, tivemos também os lançamentos de “Mega Pack” que consistiam de personagens maiores ao lado dos squads em tamanho natural. Foram eles Galactus com o Tocha Humana, Sentinela com o Wolverine; Um Apocalipse gigante contra o Fera; Ultimate Gigante com o Homem de Ferro Ultimate.

Squads

Squads

Outra lançamento ainda de 2007 foi os Packs de 5 personagens acompanhado de uma caixa cenário sempre. O primeiro lançado foi a Sala de Perigo que contou com Wolverine, Ciclope, Anjo (numa roupa azul agora), Colossus e Magneto. Depois, tivemos a Revelação dos Vingadores com Capitão América, Homem de Ferro com a armadura vermelho-dourada, Thor com armadura negra, Hulk cinza e Vespa.

Squads

Squads

Por fim, no segundo semestre, tivemos um grande Pack exclusivo de colecionadores, cheios de peças raras. Nele, vinham o Demolidor no uniforme amarelo, Fênix Negra, Agente Americano, Máquina de Combate, Hulk, Tocha Humana, Coisa e o Homem-Aranha.

Squads

E o “boom” de lançamentos não minimizou em 2008. Tivemos muitas novas “Waves” durante o ano. Começando por uma nova versão do Hulk com calças rasgadas e a Mulher-Aranha, Cable e Capitão América (agora com os escudos nas costas), Doutor Octopus e Homem-Aranha no uniforme negro, Deadpool com duas katanas e o Justiceiro (com o uniforme do Capitão que ele usou após a Guerra Civil). Depois vieram, o Demolidor numa nova posição com o Homem-Aranha, Wolverine no uniforme amarelo e a Psylocke, Venom contra o Aranha e o Motoqueiro Fantasma com sua motocicleta.

No segundo semestre de 2008, vieram Woverine no traje samurai e um ninja do Tentáculo, Homem-Aranha versão “Ben Reilly” contra o Carnificina; Homem-Aranha clássico contra o Duende Macabro, Thor em novo uniforme e Ares, Electro e o Homem-Aranha, Sentinela e o Aranha, Capitão América com escudo solto e o Caveira Vermelha, Blade e Justiceiro.

Squads

Ainda antes de 2008 acabar, packs extras vieram: Homem-Aranha atacado por simbionte vermelho e Ultron, Aranha com uniforme negro e Ronin; Wolverine Arma X e Mística; Homem-Aranha com Shang-Chi; Ciclope e Garota Marvel em seus uniformes clássicos, Coisa e Kang; Shocker e o Aranha com uniforme a prova de choque. Dentro dessas duas “Waves” uma delas continua uma variante especial: Um soldado skrull poderia vir com um Agente da SHIELD ou com Nick Fury (o 616).

Dos “Mega Packs” tivemos dois lançamentos este ano de 2008: Uma nova versão do Sentinela com o Ciclope no uniforme “Surpreedentes X-Men” e o Fing Fang Foom contra o Homem de Ferro. Havia rumores de mais lançamentos de “Mega Packs” mas todos foram cancelados, provavelmente por não ter atendido bem ao gosto dos fãs.

Squads

Dos Packs de colecionadores com oitos personagens de 2008, tivemos algumas raridades. Incluiam o Professor X, Kitty Pryde, Homem de Gelo original, Wolverine, Fanático em uniforme azul, Ciclope no uniforme dos Surpreedentes X-men, Surfista Prateado e o Homem-Aranha.

Squads

A novidade de 2008, no entanto, ficou por conta do lançamento dos Packs quadruplos, que traziam novos personagens em meio a outros já lançados (e que já haviam esgotado). Eram pacotes temáticos, conhecidos por seus nomes. Foram a Batalha por Nova York (com o Aranha, Justiceiro, Motoqueiro Fantasma e Elektra no uniforme branco); X-men contra Magneto (com Wolverine no uniforme marrom, Colossus, Emma Frost e Magneto); Avante, Vingadores (com Capitão América, Homem-Aranha no uniforme de “Aranha de Ferro”, Visão e Ms. Marvel); X-Men Reunidos (Logan, Noturno em teleportação, Gambit e Fanático).

Squads

Outros pacotes temáticos assim foram lançados, mas inicialmente fora dos EUA, e houve uma confusão grande quanto a sua distribuição depois. Alguns deles você já deve ter conferido por aqui. Eles não tem datas oficiais conhecidas, mas podem ainda ser encontrados a venda online. São a Saga do Soldado Invernal (com Capitão América, Falcão, Soldado Invernal e Ossos Cruzados); Homem-Aranha salva o dia (com o Aranha pendurado num poste, Mary Jane, Duende Verde e Homem-Areia); Defensores (com Hulk, Surfista Prateado, Falcão Noturno e o Gárgula); Novo Quarteto Fantástico (Com Coisa, Tocha Humana, Pantera Negra e Tempestade); Invasão Secreta começou (com Homem de Ferro, Sr. Fantástico; Soldado Skrull e o Dr. Estranho em forma astral); Guerras Secretas 1 (com Capitão América, Gavião Arqueiro; Homem-Aranha e o Destruidor); Guerras Secretas 2 (com Homem-Aranha com uniforme negro; Homem de Ferro em armadura clássica. Encantor e o Dr. Destino do Cartoon). X-Force (com Wolverine no uniforme cinza, Ciclope, Apache e Hepzibah).

Squads

Por fim, uma linha especial lançada na época da Páscoa trouxe Packs únicos voltados justamente para alguns dos personagens mais clássicos e o colecionador não tão voraz. Foram lançados os personagens do Hulk, Capitão América e duas versões do Homem-Aranha.

Squads

Em 2009, tivemos igualmente um grande número de peças sendo lançadas ao longo do ano. Dentre elas, algumas já muito requisitas pelos fãs. Foram Capitão América com a Viúva Negra; Homem-Aranha em armadura e o Rino; Homem-Aranha com Lápide; Fera (versão “surpreendentes”) e o Avalanche; Aranha Escarlate e o Mercenário; Homem de Ferro com armadura “Caça-Thor” e o Thor com nova roupa; Homem-Aranha e Tigra; Tocha Humana em novo design e o Surfista Prateado. Wolverine com uniforme clássico dos X-men e Bishop; Deathlok e Homem de Ferro na versão 2020; Homem-Aranha no uniforme negro e Punho de Ferro; Homem-Aranha contra o Duende Verde.

Squads
No segundo semestre de 2009, tivemos o lançamento do Aranha pendurado no poste e uma versão do Abutre; Wolverine com uniforme dos “Surpreendentes X-men” e o Samurai de Prata; Homem de Ferro com nova variante da Mulher-Aranha; Hulk e o Nova; Homem de Ferro com capacete removível e Máquina de Combate; Homem-Aranha e Cavaleiro da Lua. Capitão “Bucky” América com Motocicleta; Homem de Ferro e MODOC; Wolverine contra a Espiral.


Squads

O Pack de Colecionadores foram lançados com menos personagens desta vez, apenas cinco, mas com uma curiosidade, uma peça gigante do Ultimate Hulk, juntamente com o Homem-Aranha, Homem de Ferro, Sr. Fantástico, Falcão e Emma Frost na forma de diamante (todos 616s). O interessante aqui é que este Hulk anteriormente ia ser vendido como "MegaPack" junto com um Wolverine Ultimate, mas o produto foi cancelado antes mesmo do seu lançamento. Seria reflexo dos atrasos da minissérie Ultimate Hulk vs Wolverine?


Squads

Provavelmente sentido que os lançamentos estavam bem maiores que a demanda, a Hasbro resolveu diminuir seus squads a partir de 2010, focando-se mais nas temáticas dos filmes a partir de agora (como veremos num outro artigo). Os packs duplos lançados foram Thor com uniforme clássico contra o Abominável; Homem-Aranha portando um escudo de teias junto com a Feiticeira Escarlate; Hulk e o Falcão; Homem de Ferro versão “Cartoon” e o Dr. Estranho; Thanos e Capitão Marvel; Deadpool com duas armas e o Treinador; Wolverine com uniforme “Surpreedente” e o Fanático. Homem-Aranha e Ronan, o Acusador.


Squads

Além destes, essa leva com uma novidade em particular. Um Pack extra continha Dr. Destino com a espada e Reptil, um personagem até então desconhecido dos quadrinhos, mas que ganhou espaço na animação e também nos bonecos. E isso anos depois levou o personagem a estrear nas revistas (como veremos a partir de agora em “Academia de Vingadores” no Brasil).

Squads

No Pack de colecionadores de 2010, foram lançados alguns itens exclusivos dentro do pacote. Eram eles o Homem de Ferro (do Cartoon), Encantor, Thor com uniforme clássico, Loki, Hulk com calças roxas e um Gigante de Gelo.


Squads

Uma outra novidade em 2010 foi um pacote exclusivo para a San Diego Comic Con que contou com personagens exclusivos do desenho animado. Foram o Dr. Destino, Homem de Ferro e o Prefeito.

Squads

Em 2010, foram lançados “Packs” únicos, sendo todos versões antigas de conjuntos que provavelmente já haviam saído de linha do mercado. Foram relançados o Homem-Aranha clássico, o Aranha da fase do Ben Reilly, Hulk, Wolverine sem máscara, Homem de Ferro na primeira versão lançada e o Surfista Prateado.

Squads

Neste ano de 2011, até agora, só tivemos duas Waves lançadas para pacotes duplos. Foram Homem-Aranha e a Aracne (Julia Carpenter, antiga Mulher-Aranha); Nova versão do Aranha contra o Duende Verde, Homem de Ferro com elmo removível e o Tubarão-Tigre; Ultimate Thor e Hércules; Homem de Ferro e o Hulk Vermelho; Wolverine e Polaris; Capitão América e o Surfista Sombrio (Até então exclusivo da animação); Máquina de Combate e o Patriota de Ferro; Homem-Aranha com outra versão do Thor.


Squads

A novidade no entanto de 2011 estaria no lançamento de uma versão mais uma vez modificada dos packs de colecionadores, voltando com mais personagens. Seriam sete ao todo e foram lançados já dois deles com temas próprios. O primeiro foi Derrotando o Dr. Destino (com Reptil, Ben Reilly, Homem de Ferro, Hulk, Volcana, Falcão e o Dr. Destino com olhos esverdeados). No segundo, chamado de “Ataque dos Vingadores” tivemos o Capitão América, Wolverine, Homem Aranha no uniforme escuro, Ossos Cruzados, Líder, Mulher-Hulk Vermelha e o Homem de Ferro.

Squads

Ainda não chegamos plenamente ao final de 2011, mas ainda é incerto sobre quais serão os lançamentos novos destes packs até dezembro. Contudo, as novidades dos squads ainda está longe de acabar. Fiquem de olho pois mais dois artigos da linha Action & Figures voltados para os squads estão neste momento em produção para serem colocados aqui no site. Fiquem de olho neste começo de Outubro pois muitas novidades para crianças de todas as idades vão estar saindo aqui no Universo Marvel 616.

Coveiro

comments powered by Disqus