sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Fest Comix 2011: Avante, Cosplayers!!!

A Fest Comix foi um evento repleto de atrações interessantes, tivemos palestras, autógrafos e exposições de diversos tipos. No entanto, uma atração do evento não tinha exatamente um stand ou auditório para acontecer, tampouco um horário definido, podendo surgir a qualquer momento e de onde menos se esperava: Os Cosplayers.

Fest Comix

Nas duas edições do Marvel Day a presença dos cosplayers foi muito forte e, obviamente, essa turma não ficaria de fora de algo como a Fest Comix. Na sexta eles já estavam lá e, embora ainda de forma mais tímida, eu não poderia deixar de participar da festa.

Fest Comix

O ComicsCosplayBr e a Otaku Company promoveram um concurso de cosplayers, contendo as categorias "Apresentação Ocidental", "Apresentação Oriental" e "Desfile". Assim, no sábado e no domingo o evento ficou repleto de heróis, vilões e coadjuvantes dos mais variados tipos, sempre interagindo com todos e garantindo boa parte da diversão.

Sim, acho que esse é o segredo: a diversão. Particularmente, o meu momento favorito desses eventos é a interação com todos esses personagens que ganham vida na pele dessas pessoas, que são também grandes fãs. Ser cosplayer ou interagir com eles é voltar a ser criança, sem sombra de dúvida, afinal, onde mais eu poderia ser atacado por vilões de Gotham ou me tornar membro dos Comandos em Ação, ao lado do próprio Snake Eyes?

Fest Comix

Os organizadores, não podendo participar do concurso, tiveram uma ótima idéia sobre os seus próprios cosplays: variar o tema. Então no sábado todos eles estavam na pele de personagens do Universo DC, enquanto no domingo era a vez da Marvel. Acostumado a vê-los no Marvel Day (onde a temática marvete é obrigatória, claro), foi bem interessante variar e vê-los em novas vestimentas.

Assim, a Batgirl de um dia tornou-se Maria Hill no outro e a jovem X-23 era Ravena no dia anterior.

Fest Comix

Além dessa idéia criativa, vale ressaltar também o capricho de muitos cosplayers com suas caracterizações. Um bom exemplo disso era o Sentinela, que tinha um cinto que emitia uma fagulha de seu imenso poder.

Fest Comix

O Capitão América apareceu por lá, arrancando suspiros das moças quando tirou sua máscara, atraindo várias. Nossa editora Cammy foi uma delas, mas provou novamente que é diferente, surpreendendo o herói ao agir como uma verdadeira defensora da liberdade.

Fest Comix

Mal sabia Steve Rogers que estava ao lado de uma partidária da Lei de Registro de Super-Humanos e aliada de Tony Stark. Tanto que mesmo com o advento da Era Heróica Cammy ainda deseja caçar heróis e prendê-los, mas para não chamar atenção está atacando os supers da Distinta Concorrência, como a desavisada Mulher-Maravilha descobriu.

Fest Comix

Verdade seja dita, estou com um pouco de inveja de não ter visto essa Mulher-Maravilha e não ter tirado nenhuma foto com ela, então vou lembrar as coisas boas que nossa editora fez, como resolver uma situação extremamente tensa e que poderia acabar muito mal.

Fest Comix

O fim de semana então passou, com cosplayers por todos os lados, até chegar finalmente ao tão esperado momento do concurso, que ocorreu próximo ao fechamento da Fest Comix em si.

Na categoria "Desfile" o Justiceiro (André Luiz Ferreira) ficou em 3º lugar, Snake Eyes (Roberto P dos Santos) ficou em 2º e Rayden (Fabiano Santos da Silva) foi o vencedor.

Fest Comix

O Justiceiro devia estar muito ocupado caçando criminosos, pois mal pude ver seus movimentos, mas o Snake está registrado algumas fotos acima. Quanto ao Rayden, flagrei uma luta dele com Kitana e, talvez por isso, tomei fatality de ambos.

Fest Comix

Já na "Apresentação Oriental" tivemos Mad Hater (Marcel Obrecht) em 3º, Morte (Vitor Mateus de Castro) em 2º lugar e Ryuuku (Flavio Aguilera) foi o vencedor.

Fest Comix

Infelizmente, com a correria acabei interagindo pouco ou nada com esses, o que é uma pena, sobretudo pelo Ryuuku, já que sou fã de Death Note e queria ver se ele me conseguia um. Quanto aos outros, bem, não tirei foto com a Morte de Castlevania, mas tirei com a do Maurício de Sousa. Serve?

Fest Comix

Por fim, na "Apresentação Ocidental" a medalha de bronze ficou com Ravena (Maria A. Bandini), prata com Barbarella (Paula Anunciato Fabris) e o grande vencedor foi Duas-Caras (Marcos Vinicius Santos Teixeira).

Fest Comix

Encontrei com todos por lá, a Ravena foi a primeira cosplayer que vi no domingo e não perdi tempo, mas com o Duas-Caras a situação complicou e, para minha sorte, deu cara e sobrevivi para escrever esse texto. Infelizmente eu estava traumatizado com o xingamento que levei de uma Mulher-Gato e fui tímido ao procurar a Barbarella, não conseguindo a foto.

Fest Comix

Aliás, aproveitando, se você é um cosplayer saiba que nos eventos as pessoas irão querer tirar fotos dos mais variados tipos, desde engraçadas, cheias de pose, até convencionais, apenas abraçado. Assim deixo a dica: siga o exemplo dessa galera que citei aqui e sejam simpáticos.

Bem, fim do concurso, era hora de guardar os uniformes e partir, certo? Errado, nossos heróis iriam fechar sua participação com chave de ouro, pois os Vingadores Sombrios e o M.A.R.T.E.L.O. tinham contas para acertar com o próprio Mike Deodato Jr.

Fest Comix

Momento Denúncia! Observem atentamente a foto acima e reparem em quem está ao lado da porta usada pelos vilões. Pois é, além dessa evidência, esse flagra, momentos antes da palestra, parece indicar com quem está a lealdade dessa editora.

Fest Comix

Bem, o objetivo dos Vingadores Sombrios era muitos simples, eles queriam uma compensação, já que estavam insatisfeitos com o rumo que suas vidas tomaram no final da série desenhada por Deodato. E qual seria a compensação? Ora, apenas os originais da série mensal dos Vingadores Sombrios.

Deodato, claro, não se intimidou. Além de aplicar um golpe de karatê em Flagelo que o deixou desejando tomar uma vermelha desesperadamente, ainda disse que nem o conhecia. Como se isso não fosse o suficiente, não ficou com medo do Sentinela, tirando um barato sobre o fato do sujeito ter ressuscitado novamente. Ah, obviamente ele respondeu que entregaria os originais com muito prazer, desde que uma quantia em dinheiro fosse para seu bolso.

Fest Comix

Como é do feitio do desenhista, Deodato entrou no espírito da brincadeira e curtiu cada momento dessa sincera homenagem desses fãs tão dedicados, que deixaram claro o quanto o admiram. Como prêmio pela brincadeira, todos eles ganharam autógrafos em suas roupas, agora transformadas em peças únicas. Já o Venom não posso garantir se sua roupa permitiu autógrafo, mas sem dúvida ele tirou uma foto única com o desenhista.

Fest Comix

E assim terminou a participação dos cosplayers na Fest Comix, ajudando a tornar o evento ainda mais divertido e memorável. Espero encontrar com essa galera em muitos outros eventos, com tempo de brincar muito com todos. Tornei-me tão fã de todos eles que tenho cogitado até me juntar à tribo. Uma pequena prévia eu já fiz.

Fest Comix

E personagem careca é o que não falta.


Eddie

comments powered by Disqus