terça-feira, 11 de outubro de 2011

Marvel Deluxe: Thor

Nos Estados Unidos, berço das histórias em quadrinhos da Marvel, o mercado de encadernados luxuosos existe já há algum tempo. Luxuoso mesmo! Dos mais comuns apenas encadernados de capa dura com coletânea de histórias a extravagantes encadernados contando toda história Marvel em alta qualidade e páginas com a borda dourada. Mas os encadernados americanos são uma história a parte, o que nos interessa contar é que a Panini vem publicando cada vez mais destas coletâneas reunidas em edições aprimoradas. Começando com as muito bem vindas bibliotecas Marvel e um ou outro encadernado pelo caminho como Marvels, ALIAS, Supremos, etc. Porém, agora, a editora lançou uma nova linha de encadernados que pretendem ser mais “luxuosos” que os demais com coletâneas mais recentes de histórias: o Marvel Deluxe.

Photobucket

A primeira edição da categoria ficou a cargo de Thor com o Marvel Deluxe vol.1: Thor – O Renascer dos Deuses. Claro que ela veio pegando carona logo em seguida do filme do deus do trovão e saiu em abril de 2011 (inclusive eleita em primeiro lugar no top10 encadernados na Maratona616 de Thor). Eu ganhei esta edição de aniversário (do Coveiro, afinal, eu trabalho de graça aqui! Hehehe) e vou debulhar para vocês como ela se apresenta. São 164 páginas em formato americano (17 x 26 cm), em papel couché colorido. A capa dura é de ótimo acabamento com a arte parte brilhante, parte fosca do artista das histórias, Oliver Coipel, em fundo preto. A qualidade física do material é, de fato, excelente, vamos ao conteúdo.

O encadernado compreende as edições de 1 a 6 do título americano “Thor” escrito recentemente por J. M. Straczynski (e, como já dissemos, arte de Coipel e arte final de Mark Morales). A trama é um “re-início” (mas não reboot!! Lembram do artigo sobre isso que apareceu aqui no site?) de uma confusa mitologia deixada anteriormente por outros autores que ora utilizavam o alter-ego Donald Blake, ora o esqueciam. Re-início, também, pois ela se passa após o Ragnarok que teria matado todos os deuses asgardianos, incluindo o filho de Odin. Trazendo de volta Blake e explicando o porquê Thor deve retornar e buscar pelos demais deuses que não teriam morrido de vez, a narrativa apreende o leitor que não conhece a mitologia envolvida e o passado dos personagens sem ser demasiadamente brusca, sem jogar os acontecimentos no meio da narrativa. De fato, foram nestas páginas de Straczynski que comecei a ler Thor quando este material foi publicado originalmente no Brasil em “Novos Vingadores”. Pra quem quer iniciar-se neste universo ou mesmo ficou curioso após assistir o filme, é uma boa escolha de coletânea para não ficar “perdido” ao ler.

Photobucket

Photobucket

Mas, antes de começarmos a leitura em si, o encadernado traz 3 coisas: um prefácio com um breve histórico do personagem pelo editor chefe da Marvel Panini Fernando Lopes, uma recapitulação do que aconteceu anteriormente ao que leremos... bem anteriormente. Desde o nascimento do deus do trovão, Mjolnir, o exilo na Terra na forma de Blake, ressurgimento de Thor, união aos Vingadores, morte de Odin, até o Ragnarok de forma bem sucinta, em duas páginas. Mesmo que breve, a recapitulação é muito elucidativa para quem não acompanhava o herói, como eu. E a terceira coisa que lemos antes de entrarmos de fato na trama são duas rápidas biografias de J. M. Straczynski e Oliver Coipel. Ao final da história, temos mais 14 capas dentre as oficiais e alternativas dos volumes de 1 a 6 do título original. Sendo 6 de Coipel e outras de artistas como Arthur Adams, Scott Campbell, Lee Bermejo, Ed McGuinness, Gabrie Dell’Otto, Arthur Suydam e Michael Turner.

Photobucket

Photobucket

A única reclamação por parte dos leitores foi a falta de mais materiais extras como rascunhos, making off, galeria de arte e coisas que poderiam só enriquecer mais ainda o encadernado (e justificar pagar carinho por ele). Mesmo assim, é uma ótima aquisição se você é um fã de Marvel. Fica a dica.


Cammy

comments powered by Disqus