quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Terra das Sombras: Recrutamento - Parte 3

Terra das Sombras chega em sua 3ª parte, mostrando Matt Murdock afundar mais ainda no lado negro, afastando-se completamente de seus amigos e cogitando uma aliança com um inimigo mortal. Novos jogadores entram em cena e uma revelação ocorre, provando que talvez a única saída tenha que ser extrema.

Demolidor

Em Universo Marvel nº16 temos, além da 3ª edição da mini-série, a publicação de dois tie-ins focados em dois personagens muito importantes para a saga: Elektra e Mercenário.

Na história da ninja assassina, escrita por Zeb Wells e desenhada por Emma Rios, temos Mestre Izo invadindo a mente dela e convidando-a para trilhar novamente o caminho dos Virtuosos, com o objetivo de ajudar o Demolidor no perigoso caminho com o Tentáculo.

Demolidor

O interessante da história é que Elektra tem a mente invadida durante uma de suas missões, o que divide a narrativa de forma bem curiosa, inclusive as formas de voltar ao mundo real, que normalmente eram com dicas de Izo, do tipo "se abaixe" ou coisas do tipo.

Elektra se recusa, não mudando de idéia nem quando aparecem alguns ninjas do Tentáculo com um ultimato de seu novo líder para que a ninja deixe o continente. Izo conclui que Elektra quer que Matt torne-se tão frio quanto ela, mas que isso é uma mentira que ela diz para si mesma. O que faz a ninja mudar de idéia é presenciar pela Tv a luta fatídica que tirou a vida do Mercenário.

Demolidor

Essa cena vale a história e é excepcional, justamente por causa da sutileza com que ela é concebida. Quando vê seu velho inimigo ser assassinado da mesma forma que ela foi, Elektra não consegue esconder seu sorriso, chegando a agradecer, mas sua expressão muda imediatamente quando vê no rosto de seu antigo amante os efeitos que aquele ato teve nele. Perfeito! Tão perfeito que a ninja começa a trilhar o caminho dos Virtuosos, mostrando que seus atos na Terra das Sombras devem fazer diferença.

Já a história focada no Mercenário, escrita por John Layman e desenhada por Sean Chen é bem menos eficaz. O prefeito J. Jonah Jameson revolta-se com o vigilantismo do Demolidor, mas isso não significa que o vilão morto terá um enterro digno. Isso revolta um grupo de criminosos, que resolve dar um enterro decente para seu colega de profissão, roubando o corpo, sequestrando um padre para homenageá-lo, um repórter para registrar tudo (Ben Urich, claro) e até pessoas para chorar no velório.

Demolidor

Curioso é que fazem questão de tratá-lo como herói, lembrando até de seu tempo como membro dos Vingadores Sombrios. Achei a história um tanto desnecessária, contando inclusive com um rapaz maluco que ficava alucinando com o Mercenário que nem a desculpa de explorar mais tarde tem, uma vez que tudo indica que ele é fuzilado no final. A única coisa que realmente se salva é a relação entre Ben e Matt, com o primeiro dando a dica de onde estariam, mas chocando-se com a violência utilizada pelo vigilante e seu grupo.

Na história principal, o ataque do Motoqueiro Fantasma permite que todos os prisioneiros da Terra das Sombras escapem, com exceção do Cavaleiro da Lua, que permanece infiltrado, agora com seu uniforme. Claro que o Demolidor acredita que a visita de seus amigos foi apenas uma distração para a fuga, ordenando a morte de todos. Surpreendentemente, Matt Murdock consegue vencer, ao mesmo tempo, Shang Chi e o Punho de Ferro. Os heróis só escapam com vida graças à providencial ajuda de Frank Castle.

Demolidor

Diante dos poucos recursos que tem, Matt então decide promover uma das ressurreições mais rápidas das histórias em quadrinhos e, junto com Mary Tyfoide, vai desenterrar o corpo do Mercenário, pretendendo aplicar o ritual de ressurreição da seita, conseguindo assim um aliado extremamente habilidoso e muito leal.

Falando em habilidades, Elektra aparece também, respondendo ao chamado do Demolidor por aliados. Na base dos heróis, Daniel Rand conclui que há algo mais em Murdock e o Justiceiro aborda a possibilidade de um deles matar Matt, já que esse mal nele se espalhou pelos habitantes da Cozinha do Inferno e além.

Izo chega nesse momento, revelando que Murdock não é mais o mesmo e sucumbiu ao plano da Ordem da Serpentária, que era conseguir um homem bom para ser o recipiente da Besta-Fera do Tentáculo.

Demolidor

Isso encerra a 3ª edição da mini, novamente com Andy Diggle no roteiro e Billy Tan na arte, aprofundando ainda mais a trama.

A ressurreição do Mercenário foi algo bem inesperado para mim, mas tem tudo a ver com o Tentáculo e seu retorno deve trazer ainda mais tensão, já que o histórico de ressurreições da organização não é sinônimo de lealdade plena como Matt quer acreditar. Falando no herói, sua descida para o abismo está cada vez pior, me fazendo pensar o que o futuro reserva para ele e sem conseguir especular tanto, o que acho ótimo.

E não devemos esquecer nunca do ótimo papel de Wilson Fisk, que anda fomentando o conflito e aguarda nos bastidores para recolher os despojos da guerra.


Eddie

comments powered by Disqus