terça-feira, 25 de outubro de 2011

Um giro pela Rio Comic Con 2011

*Artigo escrito por nosso colaborador, Fabrício Leite

E mais uma vez o Rio se tornou a capital dos quadrinhos, neste final-de-semana rolou a Rio Comicon 2011 e eu tava lá pra conferir. Quer saber dos detalhes, então é só clicar a seguir e me acompanhar:

Photobucket

O evento aconteceu no mesmo local do ano passado, a Estação Leopoldina, e como sempre os caras da organização fizeram um belissímo trabalho, as exposições do Will Eisner e do Guido Crepax estavam impecáveis e o mesmo pode ser dito da exposição de 75 anos da DC montada numa das plataformas da antiga estação de trem. A exposição da DC contava com painéis luminosos na forma de capas clássicas da DC que ficavam belissímos à noite.

Photobucket
Photobucket
Photobucket
Photobucket

Tinha até uma vaca da Cow Parade toda coberta com quadrinhos, criação do quadrinista carioca Dennis Mello.

Photobucket

Mas vamos ao que interessa porque este aqui é um site de fãs da Marvel e todo fã da Marvel que se preza deve estar ansioso pra saber sobre o grande convidado da Rio Comicon 2011: Chris Claremont!

Claremont foi o grande convidado do sábado, às 16:00 ele participou de uma sessão de autógrafos no stand da Livraria Travessa. Duas horas antes, a organização do evento distribuiu senhas pra evitar confusão e foram estritamente rigorosos. Só quem tinha a senha podia entrar. Claremont, sentado ao lado da mulher, deu autógrafos, tirou fotos e atendeu a todos os fãs sempre de bom humor. Quando chegou a minha vez, não foi diferente, enquanto autografava minhas revistas, aproveitei pra dizer o quanto admirava suas histórias e como sentia falta delas nos dias de hoje.

Photobucket

Terminada a sessão de autógrafos ele ficou circulando pela convenção, era o momento ideal pra quem não conseguiu seu autógrafo tentar driblar a intérprete e garantir o seu - Missão quase impossível.

Às 20:00, a fila em frente ao auditório era gigante, mais uma vez era necessário a senha. A palestra contava com tradução simultânea, quem quisesse podia pegar um fone de ouvido pra entender na íntegra tudo que Claremont falava. Auditório lotado, a palestra começou com o moderador apresentando Claremont da melhor maneira possível dizendo que ele era o Steven Spielberg dos X-Men. O moderador fez algumas perguntas e logo depois foi a vez dos presentes. Todo mundo sempre começava com um elogio e logo depois a pergunta, Claremont respondeu a todos esbanjando bom humor e simpatia e em diversas respostas foi ovacionado pelo público.

Photobucket

Claremont falou bastante sobre a morte de Jean Grey, disse que como todo mundo, não queria que ela morresse, mas foi contrário a sua ressureição, que segundo ele foi uma decisão editorial. Na época, Chris chegou a apresentar pra Marvel a sugestão de usarem a irmão de Jean, Sarah Grey. Claremont fez questão de dizer e demonstrar o quanto ele se importava em ser fiel aos leitores, ele viu a reação dos fãs na época, e não parecia justo pra ele que ela voltasse a vida.
Quando perguntado sobre o boato da saga Dias de um Futuro Esquecido ter influenciado James Cameron em Exterminador do Futuro, ele esquivou e disse que esta pergunta deveria ser direcionada para o próprio Cameron.

Quando questionado se alguma vez já se perguntou se deveria ter parado antes de escrever X-men, ele respondeu que gostaria de ter parado em 1981 ao invés de 1991 mas que se o tivesse feito provavelmente não estaríamos todos ali, que a vida é isso, fazer escolhas e lidar com as suas consequências.

Photobucket

Mas nem só de assuntos polêmicos foi a entrevista, teve também momentos engraçados como quando um dos presentes perguntou a Claremont quem ele gostaria de chamar pra fazer companhia a ele se ele fosse pro samba no Rio, Wolverine ou Dentes-de-Sabre. Pra ajudar a responder, ele imaginou os personagens em suas versões cinematográficas e depois de elogiar ambos atores disse que provavelmente iria mesmo era com Ian McKellen.

Minha pergunta foi a última da noite, aproveitei que ele havia mostrado um caderninho que sempre anda com ele pra fazer anotações das idéias que surgem a todo momento e perguntei se poderíamos esperar no futuro alguma aventura dos nossos heróis preferidos no Rio de Janeiro. Ele respondeu dizendo que se arrepende de não ter feito isso quando escreveu os Novos Mutantes na década de 80, mas disse pra continuarmos comprando suas revistas, quem sabe não vamos nos surpreender?

Photobucket

Photobucket

Quem também estava na Rio Comicon era o desenhista Roger Cruz, conhecido pelos fãs da Marvel pelo seu trabalho em X-Men. Ele estava fazendo lançamento do seu novo álbum Nudes in Fury. Tive a oportunidade de conversar e aproveitei pra sondar com ele quais seriam seus próximos trabalhos pra Marvel depois de First Class e ele disse que no momento estava se dedicando ao seu projeto pessoal, tendo inclusive recusado inúmeros convites. A ironia disso tudo era que a maioria das pessoas comprava o álbum Nudes in Fury mas na hora de pedir um desenho sempre pedia algum super-herói. Perguntei se isso o incomodava e ele disse que era comum pois os heróis estão na sua vida a mais de 20 anos. Aproveitando que o desenhista é paulista já antecipei um convite pro próximo Marvel Day. Aliás fiz o mesmo com Marcelo Campos com quem também tive a oportunidade de ter uma longa conversa.

Fábio Moon e Gabriel Bá também estavam por lá, simpáticos como sempre, fizeram x-posteres exclusivos pra vender no evento, um com Wolverine Arma X e outro com Ciclope e Jean numa cena clássica da batalha da lua. Aliás, no Domingo, todo o estoque do stand dos caras estava esgotado, sucesso merecido pela qualidade do material e pela simpatia dos gêmeos no trato com todos os fãs.

Photobucket

Photobucket

Bem, desta vez não tenho o que reclamar, parece até que a organização do Rio Comicon leu meu artigo do ano passado, reclamei da falta de Marvel e DC num evento de quadrinhos eles trouxeram um grande nome da Marvel e na parte da DC tivemos uma mega exposição. Reclamei da falta de stands com quadrinhos além da Livraria Travessa e este ano tivemos uma grande variedade de stands, tinha um com várias revistas antigas à venda, tinha stands com camisetas, bottons, imãs de geladeira, action figures, etc...não faltou foi lugar pra gastar dinheiro.

Enfim, quem não foi perdeu, agora é esperar e ficar na torcida pro evento melhorar ainda mais no ano que vem. Aproveite também e confira o video "Um giro na RioCon 2011", pra sentir um pouco mais como tudo foi:




Fabrício

comments powered by Disqus