sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Nem tudo parece assim tão perdido

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Photobucket

Dias atrás, nosso editor Rafael Brizola fez um artigo sobre os cancelamentos de revistas mensais e algumas minisseries, deixando uma pergunta no ar sobre o que de fato significavam essas medidas na atual política da Marvel. Bem, contudo, nem tudo parece assim tão perdido... ao menos nem todas as minisséries estão correndo o mesmo risco.

Essa semana, apesar de mais um cancelamento ser anunciado (refiro-me a minissérie Destroyers, escrita Fred Van Lente), a megassérie Twelve (Ou Doze, aqui no Brasil) finalmente teve data certa pra suas últimas edições. Após longo tempo de pausa, as edições restantes 9 a 12, saírão entre fevereiro e abril de 2012, além do primeiro encadernado com os seis primeiros capítulos também programados pro meio do ano.

Photobucket


Twelve é escrita por J Michael Straczynski, que perdeu seu vínculo com a Casa das Idéias ao sair da revista mensal do Thor em 2010, mas que ainda assim decidiu não deixar seus fãs órfãos quanto ao final desta série. Nos desenhos, está o quadrinista britânico Chris Weston, que já fez clássicos trabalhos como Starman, JSA, Lucifer e The Authority.

Isso me faz lembrar de muitos casos de minisséries descontinuadas no passado por questões diversas e que foram retomadas assim que as coisas normalizaram. Foi o caso de Demolidor: Pai (do Quesada), Ultimate Wolverine vs Hulk (de Damon Lindelof) e até mesmo os Surpreedentes X-Men, além de muitas outras. Também, aproveito para lembrar aqui, que mesmo quando elogiada pela crítica, é frequente a Marvel se ver obrigada a tirar das prateleiras boas mensais devido as fracas vendas, como foi com Capitão Britânia e o MI13, Agentes da Atlas e Nova Onda.

Em contrapartida, apesar das muitas teorias que vem sendo elocubradas, os sites americanos tem notado um padrão: A grande maioria dos cancelamentos envolve o nome de Fred Van Lente no meio. Foi com Destroyers agora, mas já havia sido anteriormente cancelada a sua Tropa Alfa e a nova mensal do Hércules. Nick Spencer seria o segundo da lista, com sua promissora minissérie do jovem Destino e a Homem de Ferro 2.0, além de ter prematuramente saído do título Secret Avengers meses atrás.

Mediante esses fatos olhados com mais calma, e reforçando a mesma discussão colocada pelo Brizola anteriormente, não estaria sendo alardeado demais esses (previsíveis) cancelamentos e o que de fato estamos nos deparando aqui seria uma política mais restrita em termos de qualidade sendo tomada pela Casa das Idéias?

Ao menos, é o que parece mais lógico.

Coveiro

comments powered by Disqus