sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Terra das Sombras: Consequências - Parte 4

Terra das Sombras prossegue em Universo Marvel nº18, com o mal espalhando-se ainda mais, dominando não apenas a alma do defensor da Cozinha do Inferno, mas ameaçando consumir toda a cidade. Diante desse cenário, a principal pergunta que fica é: Matt Murdock ainda tem salvação?

Terra das Sombras

Apesar do herói cego ser o centro de toda a trama nessa saga, ele foi o que menos apareceu nessa edição, que focou-se mais nas consequências inevitáveis dos últimos atos de Matt, para a cidade e seus amigos.

Seu melhor amigo Foggy Nelson, por exemplo, é mais uma vez atacado pelo Tentáculo. Nessa cena eu gostaria de destacar Dakota North, que com imensa competência conseguiu derrotar quase todos os ninjas sozinha e, por muito pouco, não salvou o dia.

Terra das Sombras

Fiz questão de destacar isso, pois vi recentemente em um fórum algumas críticas à essa personagem que, com certeza, refuto. Se formos analisar Dakota, ela reúne várias características de outras mulheres na vida de Murdock, criando algo novo e único a partir disso. Podem observar que a detetive já teve seus momentos de fragilidade, de sensualidade e demonstrou grandes habilidades diante do perigo. Sem dúvida, uma das melhores personagens coadjuvantes dos últimos tempos e que só tem crescido nas histórias.

No entanto, as habilidades dela não são o bastante e a dupla só é salva pela chegada do Tarântula Negra. O sujeito os aconselha a fugir da cidade, pois não sabe mais o que acontece na mente do líder do Tentáculo e que esse mal tem se espalhado pela cidade.

Isso se comprova com ondas de violência cada vez maiores, obrigando até heróis e amigos como Luke Cage a cogitarem a idéia do Rei do Crime: eliminar Matt Murdock antes que a cidade queime.

Terra das Sombras

E talvez essa seja a única saída, já que as suspeitas do Tarântula sobre seu líder comprovam-se cada vez mais acertadas, pois suas mais novas aliadas são Elektra e Mary Tifoide e diante dos tumultos na cidade (que acaba engolindo Foggy e Dakota) a ordem do Lorde Demolidor é clara: eliminar todos os baderneiros.

Terra das Sombras

O Tarântula protesta e paga com a própria vida, perdida na ponta da espada da Tigresa Branca. Essa história ainda deve surpreender muito, pois acredito que Wilson Fisk possui seus próprios planos secretos, como aconteceu recentemente quando quase assumiu o controle do clã de assassinos, mas tenho certeza que Mestre Izo não está longe. Elektra decidir trilhar o "Caminho dos Virtuosos" e, logo em seguida, oferecer seus serviços ao Tentáculo não é coincidência.

Falando em surpresa, tivemos também o tie-in do Motoqueiro Fantasma. Fisk o invocou utilizando-se de magia do Tentáculo e o lançou contra a Terra das Sombras, utilizando-o agora para atacar o âmago da organização, matando o Clã da Serpentária. O problema é que o Motoqueiro era obrigado a cumprir a ordem, mas ao mesmo tempo não conseguia executá-la, já que era dominado pela magia do Tentáculo e isso o impedia. Um impasse certo?

Terra das Sombras

Bem, seria se o Motoqueiro não fosse astuto, cobrando um favor para conseguir uma legião de anjos que desse cabo da Serpentária. Claro que o vigilante é questionado sobre obedecer a vontade do Rei, mas ao analisar ele conclui que estaria livrando-se de um bando de vilões e do controle de Fisk. É, se formos parar e pensar, faz todo o sentido.

Terra das Sombras

O que me surpreendeu é que achei que seria um tie-in tapa-buraco/enche-linguiça, mas acabou tendo importância fundamental. Quais vão ser as consequências da morte dos principais interessados no domínio da besta sobre o Demolidor? Estou muito curioso de ver isso, além de acompanhar se o Motoqueiro vai desequilibrar esse conflito.

Fora tudo isso, ainda resta a prometida ressurreição do Mercenário. Ah, Terra das Sombras, que história tão excelente e tão escanteada e esquecida. Uma pena, de fato.


Eddie

comments powered by Disqus