quinta-feira, 1 de março de 2012

Nada de "Malhação" na Academia dos Vingadores




Uma das maiores surpresas que tive nesta "Era Heróica", certamente foi a revista Academia de Vingadores. Estava certo que viria mais uma "Iniciativa" por ai. Personagens com poderes chatos e personalidades padrões. Logo de cara achei que estaria lendo uma "Malhação". Mas não, eu me surpreendi. A revista é muito bem escrita. Os personagens ficaram mais interessantes a cada edição. E a trama é muito bem contada. Após conhecermos todos os integrantes da Academia, finalmente começamos a ver a grande trama. Onde o grupo terá de lidar com três grandes vilões. O Homem-Absorvente, Treinador e Korvac.


Logo no início da primeira história, publicada em "Avante, Vingadores! 51", temos Hank Pym e Tigresa tendo aquele papo que todo leitor esperava. O questionamento sobre a paternidade alienígena do filho da Tigresa. Pym explica que, como os Skrulls copiaram os humanos em nível molecular, quem a engravidou foi de fato ele mesmo. A criança possui seus genes. Pym certamente é o pai biológico. Tigresa, a princípio nega e pede para que Hank fique longe, mas acaba por seder e pede para que o amigo cuide de seu filho caso algo aconteça com ela algum dia. Logo em seguida, Hank mostra para sua colega, que está planejando trazer Janet de volta. 

Mais tarde, os professores da Academia auxiliam os jovens a transportarem o Homem-Absorvente em segurança. Porém, o vilão consegue escapar e desencadeia uma grande luta. Que só é encerrada quando Pym, na forma heróica agora de Gigante, mostra para Creel os conceitos do Universo, quase levando o vilão a loucura. Após resolver o problema com Creel, Hank vai até seu laboratório onde decide não trazer Janet de volta. Mas na surdina, Véu acompanhava tudo e descobre que a finada Vespa pode ser trazida de volta a vida.


Durante as aulas, os alunos descobrem que o vilão Capuz torturou a Tigresa, que a humilhou e ameaçou sua família. Indignados com a atitude e querendo impressionar os professores, Chocante, Véu e Radiação resolvem ir atrás do ex-Rei do Super Crime de NY e lhe dão uma surra, o humilham, filmam tudo e colocam na internet. Como não poderia deixar de ser, a atitude é repudiada por todos os professores e Tigresa resolve expulsar o trio da Academia. 

Enquanto os colegas eram expulsos, Tática junto com Pietro foram até uma a uma antiga base do Treinador. Lá, a garota encontra aquele que pode ser o seu pai. Eles lutam, ela fala para o vilão que acredita ser filha dele. Já o Treinador, honestamente diz que não se lembra dela. Explica que seus poderes possuem um efeito colateral. Sua memória fotográfica é muito boa, porém ele esquece detalhes da sua vida. Não grava nomes de pessoas passageiras na sua vida ou lembra o que comeu no dia anterior. Mas assume que resolveu aparecer e lutar com Tática para nunca mais esquecer ela, lutando ele poderia gravar os seus golpes e assim, lembrar dela para sempre. Mas infelizmente, os golpes dela, assim como os dele, são copiados. Então, ele daqui a algum tempo não lembrará mais nem dela, nem dessa conversa. Enquanto isso na Academia, Tigresa após pensar e repensar muito, resolve não expulsar os alunos.


Decidido a ajudar a Radiação, Pym elimina todos os resquícios de radiação que possam ter nela e antes que ela produza mais radiação, coloca o garoto Sanguesuga ao seu lado. Assim ela não poderia ativar os seu poder de criar radiação. Depois de muito tempo, Jenifer finalmente poderia sair pela rua vestida normal, ir para casa, abraçar seus pais, brincar no parque, ser uma criança normal de novo. Em um passeio de campo com o professor Speedball em Stanfoord, onde ocorreu o grande desastre que culminou na Guerra Civil, o grupo é atacado por Homens de Cobalto. Por estar sem os seus poderes Radiação se torna inútil na batalha, mas o próprio Speedball derrota todos os vilões. Ao retornar a Academia, Pym fala para Jenifer que com o tempo, novos passeios como este com o Sanguesuga poderão ser feitos. Mas a garota recusa, agradece de todo o coração a cooperação do Sanguesuga, mas afirma ter se sentido inútil na batalha em Stanfoord por estar sem seus poderes. E que não quer passar por isso novamente.

Afim de conquistar a confiança e prestigio de todos, Véu vai até o laboratório do Dr. Pym e ativa a máquina que poderia trazer a Vespa de volta. Porém, ela acaba trazendo de volta Carina Walters e não a Janet. E junto de Carina vem seu noivo, o semideus louco, Korvac. Carina conta como ele e Korvack sobrevieram todos esses tempos e avisa que está cansada dele. 


Então, enquanto ela fica presa em segurança com os jovens da Academia e Jocasta na sala principal da Mansão Infinita, todos os grupos de Vingadores juntos enfrentam Korvac. Porém nem todos juntos foram capazes de derrotar o temido vilão. Mas Carina, ela sim sabe como derrotar seu "amigo". Com seus poderes, ela busca em realidades futuras e alternativas um corpo em plena forma física dos poderes dos jovens da Academia, e coloca nesses corpos a consciência dos jovens do presente. E assim, podendo usufruir de todo poder que seus poderes podem oferecer o grupo derrota Korvac usando antimateria, o ponto fraco do vilão, que é emitido por Radiação.


Com a derrota do vilão, os jovens voltaram aos seus corpos atuais. Menos Réptil, devido ao seu colar mágico, as coisas ocorreram diferentes com ele. Ele manteve a idade adulta. Já Véu, teve acesso por um curto tempo aos poderes de Korvac e de alguma forma "consertou" seu corpo. Agora ela não corre mais risco imediato de "desincorporar". Mas mesmo com a batalha vencida, algumas cicatrizes continuam a doer. Radiação e Vigoroso não se conformam que no futuro eles podem continuar tendo a mesma aparência e a mesma falta de controle com os seus poderes. Mas é algo com o qual infelizmente terão de lidar.

Essas 6 histórias foram publicadas em "Avante, Vingadores! 51". Originalmente saíram em Avengers Academy 7 - 12. E possuem roteiro de Chirstos Gage e arte de Tom Raney, Mike McKone e Sean Chen.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus