segunda-feira, 19 de março de 2012

Novos Vingadores: Em terra de cego, quem tem um olho...é mago

Os Novos Vingadores continuaram uma equipe independente na Era Heróica, porém o tempo de paz durou bem pouco e eventos recentes do passado da equipe, mais precisamente o novo mago supremo, retornaram com força total, ameaçando o mundo de tal forma que em Os Vingadores nº94 à 97 pudemos acompanhar uma ferrenha batalha pela Terra, com direito até mesmo a um sacrifício heróico.

Novos Vingadores

Com, como disse o Homem-Aranha, uma "chuva de diabo" caindo sobre a cidade, o grupo se divide em duas frentes. Enquanto a maior parte do time fica enfrentando as criaturas, o trio místico vai em busca de respostas sobre o que está acontecendo. Como sempre, muita ação e as piadinhas de sempre, como o fato de Miss Marvel nunca ter visto Os Caça-Fantasmas e o Coisa pensando em criar um novo bordão, para desespero do Aranha, que fala que se deve dar ao povo o que ele quer.

Já o trio místico, formado por Estranho, Vodu e Hellstrom ainda não conseguem pensar em quem seria tão poderoso a ponto de conseguir possuir o ex-mago supremo. Quem parece próximo de respostas é o desaparecido Punho de Ferro, que preso em uma espécie de limbo é confrontado por uma voz que tenta negociar a vida do herói pelo Olho de Agamotto, mas tenta forçá-lo quando Danny Rand cita o nome de Stephen Strange e revela-se como o mestre deste, o Ancião.

Novos Vingadores

A luta prossegue na Terra, com até Jessica Jones unindo-se à batalha. Temos uma das melhores cenas, com Strange salvando Carol Danvers, que seria destruída no portal e é salva pelo mago tendo sua forma astral separada da física. O conflito então termina, os demônios são sugados para o portal e um homem cai de lá, o próprio Punho de Ferro, que confronta Estranho, alegando que o Ancião afirmou que o motivo de tudo é a presença do Olho ali e que o ex-mago supremo pegou ele indevidamente de seu dono e sabe disso.

Os heróis retornam para a mansão, reencontrando o Gavião Arqueiro, que deixa claro que seu lugar é na equipe principal e parte para responder um chamado prioritário dela (o que deixa o Aranha reclamando, já que ele também é dessa equipe). Estranho então confronta as acusações de Danny, mostrando que o Olho lhe foi entregue por seu próprio mestre, assim como ele fez com Vodu, mostrando que aquilo era ilógico e, na verdade, tratava-se de alguma criatura que precisava do amuleto para libertar-se.

Engraçado que a resposta de quem seria esse vilão vem de uma piadinha do Aranha, que fala que devia ser o Agamotto querendo seu olho de volta. O próprio Agamotto aparece novamente, assumindo a forma do Ancião e possuindo os heróis ele parte para cima de Strange, que é salvo por Vodu. O novo mago supremo expulsa o vilão e o desafia para um duelo, que trataria-se de um receptáculo contra outro. Nesse receptáculo seria colocado os poderes de toda a equipe e todos lutariam juntos. O voluntário não poderia ser outro.

Novos Vingadores

Sabendo como encontrar a dimensão de Agamotto, graças à uma mensagem do irmão Daniel, Vodu envia o "Super-Wolverine" para lá, que luta ferozmente. Achei interessante o Agamotto assumindo forma de várias pessoas, amigos e inimigos, do passado de Logan.

Ao mutante canadense une-se Daniel, o que acaba fazendo Vodu abandonar o círculo místico e partir para o confronto direto. O mago acaba vencendo, mas dá sua própria vida por isso.

De volta à Terra, com a crise encerrada, Estranho lamenta a perda do mago supremo e do Olho, quando Luke Cage é possuído novamente, dessa vez por Daniel, que jura vingar-se pela perda do irmão. Hellstrom então sai da mansão, afirmando para a multidão na frente da mansão que os Vingadores salvaram o dia e que todos deviam aproveitar bem.

Novos Vingadores

Minha opinião sobre tudo isso: mais do mesmo. Só que, ao contrário do que meu amigo João disse aqui, coloco isso de forma negativa. Eu gosto muito da equipe, mas ando um tanto cansado desse estilo. Como disse o Aranha, deve-se dar para as pessoas o que elas querem, mas talvez isso limite muitas vezes, prendendo as histórias em uma fórmula.

Fora isso, temos uma equipe de Vingadores para ameaças secretas, uma treinando a nova geração e uma, chamada de principal, lidando com ameaças globais, tal como distúrbios temporais. Sem fazer frente ao Tony Stark ou ao Norman Osborn, os Novos Vingadores perdem sua característica de "rebeldes", mas como optaram por manter o título acreditei que teríamos uma pegada mais urbana, até pelo tipo de personagens, mas eis que enfrentam uma ameaça global também.

Se a equipe não tem razão de existir, penso que o motivo fique nas boas histórias, mas infelizmente, na minha opinião, Brian Michael Bendis está no piloto automático nesse título há tempos, com a mesma fórmula: ação, piadinhas, ação, piadinhas.

E até batata frita todo dia enjoa.


Eddie

comments powered by Disqus