quinta-feira, 5 de abril de 2012

Hulk: O Filho das Trevas

Um astro desconhecido ingressa no nosso sistema solar e os cálculos é de que ele colida com a terra em algumas dezenas de horas. Isso, no entanto, não é uma mera obra do destino. Este é o planeta K’ai, que acabou sendo dominado por Hiro-Kala, jovem detentor do poder antigo, e que na intenção de destruir esta fonte de poder, está direcionando uma colisão com a Terra. É lá onde se encontra o outro capaz de manipular este poder, Skaar. E somente os Hulks podem deter Hiro-Kala, pois esta é uma questão de família.

HIRO-KALA

Recontada em uma breve recapitulação, tomamos ciências das histórias não publicadas de Hiro-Kala e seu parentesco com Hulk e Skaar. Suas intrépidas aventuras foram além da destruída Sakaar, tornou-se ameaça ao próprio Galactus e conquistou o planeta K’Ai. Lá, confrontou a mente global, que tentou assimilá-lo em vão. Hiro venceu a batalha, controla agora o planeta e zumbificou todos os seus habitantes. Seus planos são destruir a Terra, matando assim ele e o seu irmão, pondo fim de vez ao Poder Antigo.

Banner até então não tinha noção deste outro filho, assim como um tempo atrás não fazia ideia de que Skaar existia. Quando o estranho planeta se aproxima da Terra, todas as maiores mentes do planeta entram em alerta e recorrem aos Hulks. Via Holograma, o comandante Rogers, junto com Amadeus Cho , explicam ao Hulk porque precisam dele, mas Banner não gosta da ideia de ser enviado para o espaço em missão. Foi assim que foi traído pelos Illuminatti e parou em Sakaar. Mas é a expressão absorta de seu filho que o faz negar o pedido de Steve.

HIRO-KALA

Quando Rogers o deixa, Skaar cochicha para seu pai o segredo até então não reveleado. O Hulk tem um outro filho, um outro monstro, muitas vezes pior do que Skaar. E ele vem com sede de vingança. Temporariamente perde o controle, mas se controla o suficiente para não apavorar Skaar que chora em seu ombro. O que ele precisa agora é de um bom plano para salvar seu outro menino.

Usando o poder antigo, Skaar localiza a base área onde esconderam a velha nave sakkariana que trouxe o Hulk a Terra durante os eventos de “Hulk contra o Mundo”. Ele e sua família Hulk invade o local fazendo uso de um belo plano, de tal forma que nem mesmo os Vingadores Secretos de Steve Rogers conseguiram detê-lo.


HIRO-KALA

No meio da batalha, Rogers decide deixar os Hulks escaparem, confiando a última esperança do planeta nos monstros. Assim, o jovem Skaar conseguia reerguer a nave usando o seu poder e todos os monstros partem do planeta rumo ao confronto direto no espaço.

Em órbita, Hulk entra em contato com o Comandante Rogers, que lhe instrui sobre as últimas informações que receberam sobre a vinda de K’Ai. Após instruir os Hulk, o ex-Capitão América diz que seria ótimo um acordo pacífico entre pai e filho para resolver tudo, mas pede para que se for necessário, o Hulk não esqueça de esmagar. Isso deixa o Hulk irritado, afirmando que somente eles, Hulks, podem entender o que está se passando com Hiro-Kala. Porém, Skaar, discorda. Acha que o caso de Hiro é diferente e que Banner está sendo fraco ao se condescendente com o seu “Filho das Trevas”.


HIRO-KALA

Ao Hulk deixar a sala, é perceptível que há uma divisão de opiniões dentro do grupo. Enquanto Bomba-A (Vulgo, Rick Jones) e a Mulher-Hulk (vulgo, Jen Walters) parecem ser os únicos a manter a cabeça no lugar, a Mulher Hulk Vermelha (vulgo, Betty Ross) se afasta deles e se junta a Korg e Skaar, mais interessados em buscar armas e estar preparados pro combate pesado. Ela está cada vez mais cedendo ao seu lado monstro, ou como nota Korg, mostrando que é de fato filha do General Ross.

Mais tarde, Hulk dá lugar ao Banner, que reúne-se com todos pra traçar o plano. Segundo Banner, o planeta está sem atividade cerebral e todos podem destruir as naves que as circundam sem problemas. Pluges auriculares são distribuídos para que eles possam se comunicar entre si e Banner dá seu ultimo aviso a todos. Ninguém exceto ele deve mexer com Hiro-Kala.

O combate no espaço tem início, mas para a surpresa de todos as naves encontravam-se sim tripuladas. Banner não entende o que deu errado e somente quando todos pousam no planeta K’Ai é que se descobre que os habitantes tiveram a mente zumbificada por Hiro com ajuda da Mente Global do planeta.


HIRO-KALA

Um novo plano então é rapidamente traçado. Banner manda as Mulheres-Hulks acharem a fonte de poder que está ligando Hiro-Kala ao planeta, ou seja, a Mente Planetária. Ela deve ser destruída. Já Korg, Bomba-A e Skaar devem ir até uma região instável do planeta repleta de vulcões, que se detonados sincronizadamente podem até mudar a rota de K’Ai pra longe da Terra. Skaar reluta em ir, querendo partir pra cima do irmão, mas Bruce o obriga mesmo assim.

Os dois grupos encontram uma série de problemas no meio do caminho. As Mulheres-Hulks topam com uma série de armaduras movidas a mortos do planeta e encontram o Machadeiro, que se revela antigo companheiro de Hiro-Kala e que as ajuda a chegar até a Mente Planetária. Rick, Korg e Skaar são abordados por milhares de zumbis no caminho para os Vulcões e Skaar decide dar início a um plano ainda mais ousado, não só energizando os vulcões como também entrando em contato com o poder antigo e se integrando ele mesmo ao planeta para mudar assim a tragetória.

Já o Hulk, após confrontar uma série de Zumbis, tem seu encontro com o Filho das Trevas. Horrorizado com a maldade do menino, que não mede esforços para atacá-lo, chacinando uma série de zumbis (até mesmo crianças), no combate. Hulk vê que ele não consegue dar fim ao seu filho. Família é sua fraqueza. E assim dá vez a sua personalidade mais forte, Banner, que não pestaneja em atirar em Hiro-Kala, desativando temporariamente o poder antigo do garoto.


HIRO-KALA

Contudo, ao desativar o poder de Hiro, tudo ao redor ficou instável e impossível de ser controlado. Banner grita para o menino fazer tudo parar, mas este era o plano de Hiro o tempo todo, a destruição e morte de todos ali. Então, surpreedentemente, surge ali Skaar, reformado em pedras do planeta K’Ai e com a espada erguida afim de dar cabo de seu irmão maligno. O confronto entre os gêmeos tem início e é cataclísmico.


HIRO-KALA

No meio de todo o caos, Bruce Banner corre para salvar duas crianças ali perdidas no meio da batalha. Levando-as até Jen, as Mulheres-Hulks falam que ele é necessário mais que no campo de batalha. Com seu intelecto, ele tem que ajudar a reconectar a Mente Planetária de K’Ai a seus habitantes e assim tirá-los do transe que Hiro os colocou. Em minutos, Bruce consegue o feito, se reconcilia brevemente com Betty e rapidamente tem que voltar para salvar seus filhos.


HIRO-KALA

Lá, do outro lado do planeta, Skaar e Hiro continuam em sua batalha feroz. Skaar tenta mostrar que também já teve tamanho ódio dentro dele, mas ao conhecer seu pai conseguiu mudar. Graças ao poder antigo, compartilha com seu irmão trechos do passado, as últimas memórias de sua mãe. Hiro tenta fazer o mesmo, mostrar memórias da sua mãe que supostamente, mesmo depois de morta, o instruiu aquele plano, de destruir o poder antigo. Contudo, pela primeira vez, é revelado que Caiera nunca fez parte daquilo, mas sim ele usou-a como pretexto para cometer todas aquelas atrocidades.

Descontrolado, o menino volta a atacar seu pai e o irmão. Skaar se vê então obrigado a usar seu controle do poder antigo e aprisiona o irmão entre rochas do planeta K’Ai. Sem perder tempo, Bruce instrui Rick e Korg a detonar a energia dos vulcões de uma só vez e isso faz com que o planeta K’Ai desvie de sua rota de colisão e a Terra fique segura.


HIRO-KALA

Tudo está salvo. A Mente Planetária afirma que ficará de posse de Hiro, utilizando seu poder para manter o planeta integro e assim detendo sua ameaça. Skaar é louvado como herói e convidado pelo Machadeiro a ficar. Contudo, ele diz que esse seu tempo passou e ele tem uma família na Terra agora.

O Hulk, no entanto, está inconformado com as decisões de Banner. Não aceita a perda deste filho e até maltrata a Betty. Esta, que acabara de reconciliar com o marido, volta a ser a Mulher-Hulk Vermelha e cheia de ódio fala que realmente o destino do Hulk é nascer para ficar sempre sozinho.


HIRO-KALA

O Arco “Filho das Trevas” se estendeu nos EUA por sete edições que foram curiosamente publicadas quinzenalmente nos EUA, na revista dos Incríveis Hulks. Cheia de histórias complementares (algumas publicadas aqui) para embasar mais o pano de fundo deste novo filho do Hulk, principalmente para quem não leu as histórias de ‘Son of Hulk’, este foi provavelmente o arco mais fraco de toda a fase de Greg Pak na batuta do verdão. Ao tentar emplacar mais um personagem, teve um grande insucesso e que se findou numa trama sem sentido e literalmente acabou tendo que enterrar esse “filho” para o limbo editorial da Marvel.

As próximas histórias do Hulk, no entanto, não devem também ser tão atrativas assim, já que não passam de Tie Ins de Guerra do Caos, minissérie voltada mais aos “Deuses da Marvel” e que a Panini sequer chegou a tentar publicá-la por aqui. Vai demorar um pouco para o verdão se orientar um pouco por aqui no Brasil pelo visto.

Coveiro

comments powered by Disqus