segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maratona 616: Top 10 Combates da Viúva Negra

Natasha Romanoff, a Viúva Negra, é uma espiã. Como tal, o desejável para ela seria evitar ao máximo entrar em combate, priorizando a discrição em suas missões; apesar disso, há ocasiões em que não dá para fugir da luta. Tendo isto em vista, apresentaremos aqui 10 das batalhas mais marcantes que ela já teve. Quais lutas foram escolhidas? Se a seleção foi justa ou ignorou combates mais relevantes ou mais emocionantes? Leiam, descubram, opinem!

10. Viúva Negra (e Dínamo Escarlate II) versus Homem de Ferro

Como ainda veremos novamente nesta lista, nem toda batalha precisa necessariamente envolver músculos. Este foi o caso do combate na primeira aparição da Viúva Negra... pelo menos no que diz respeito a ela. Natasha havia sido enviada em parceria com Boris Turgenov, o segundo Dínamo Escarlate, para assassinar o professor Anton Vanko, o primeiro Dínamo Escarlate. O problema para eles é que Tony Stark, o Homem de Ferro, veio para deter a tentativa de assassinato. Sem armas ou armaduras, a Viúva enfrentou Stark com a sedução: depois de cativá-lo em seu primeiro encontro, ela fingiu ser uma dama em perigo durante o combate com Turgenov para distrair o Homem de Ferro e permitir que seu aliado o pegasse de surpresa. A estratégia não deu certo, mas a missão foi cumprida: Vanko acabou se sacrificando para matar Turgenov e salvar a vida de Tony Stark. Já a Viúva pôde escapar, contando com o cavalheirismo (e machismo, já que segundo o Homem de Ferro, "ela é apenas uma mulher") de seu inimigo.


09. Viúva Negra versus X-Force e Thor


Aqui, temos dois combates que duraram apenas uma página. As lutas aconteceram no Torneio de Campeões II, competição promovida por uma espécie alienígena entre os maiores heróis da Terra para julgar quem eram os mais fortes e habilidosos dentre eles (na verdade, tratava-se de um plano da Ninhada para ter acesso aos poderes dos vencedores). Depois de vencer Magnum (com uma chave de braço!) nas etapas iniciais, a Viúva Negra enfrentou, sozinha, toda a X-Force (na época composta pelos ex-Novos Mutantes). E venceu, sem dificuldade. Para azar da moça, mal a batalha tinha acabado, os organizadores do torneio a colocaram na luta seguinte, contra ninguém menos que o deus nórdico Thor. A luta acabou tão rapidamente como começou, com Natasha inconsciente após uma descarga elétrica do Mjolnir; mas, antes de nocauteá-la, Thor reconheceu que ela era uma heroína e aliada valorosa em campo de batalha.

08. Viúva Negra versus Elektra


A Viúva Negra é uma das maiores femmes fatales (mulheres letais) da Marvel, mas mesmo ela sabe que não é prudente enfrentar a femme fatale suprema, a assassina Elektra Natchios. Para azar de Natasha, em sua minissérie solo publicada nos Estados Unidos em 2010 (e até onde eu sei, ainda sem planos de publicação no Brasil), um inimigo misterioso começou a divulgar que ela ainda estava espionando e juntando inteligência sobre a comunidade super-heroica, e que planejava vender os dados para quem estivesse disposto a pagar. Desconfiando que seu nome estivesse entre aqueles espionados por Natasha, Elektra rastreou a russa para acertar as contas com ela. Apesar das duas mulheres não se fazerem de rogadas na hora de matar, ambas saíram vivas do confronto. Ainda bem para nós, leitores!

07. Viúva Negra versus Víbora, Jean Grey e Psylocke (dentre outras)

O que pode ser mais perigoso do que enfrentar uma femme fatale? Enfrentar várias femmes fatales! Pra quem estranhou ver Víbora associada a duas X-Women, vamos ao contexto: a vilã, disposta a infernizar Wolverine, dominou Jean e a induziu a controlar as mentes de várias mulheres ligadas a Logan (além de Jean e Psylocke, também foram dominadas: Tigre, Yukio, Vampira e Jessica Drew, melhor conhecida hoje como Mulher-Aranha), colocando-as numa caçada a seu inimigo. Jubileu e Kitty Pryde, as parceiras mirins de Wolverine, também foram colocadas no fogo cruzado. Felizmente, Víbora se esqueceu de Natasha Romanoff, que apareceu de surpresa para salvar seu velho amigo, nocauteando as duas telepatas (em defesa delas, vale lembrar da regra em HQs: heróis mentalmente controlados nunca lutam com 100% de suas capacidades...) e assim facilitando que todas fossem retiradas do controle mental. No final, Víbora foi derrotada, mas conseguiu o que queria: fazer Logan aceitar se casar com ela.


06. Viúva Negra versus Mercenário

Namorar Matt Murdock, o Demolidor, é quase uma tentativa de suicídio; que o digam Elektra, Karen Page, entre outras. Com a Viúva Negra - que mesmo depois do término, continuou por um tempo como parceira de missões de Matt -, não foi exceção: ela eventualmente acabou sendo sequestrada pelo Mercenário, como forma de atrair seu eterno rival e tentar assassiná-lo. Mas Natasha não faz o gênero de mocinha indefesa, não é mesmo? A moça deu um belo trabalho para o Mercenário; sim, ela acabou sendo derrotada, mas acabou sendo resgatada. E convenhamos, sair viva de um confronto com o Mercenário não é pouca coisa...


05. Viúva Negra versus... Viúva Negra


A perigosa Yelena Belova também atende pela alcunha de Viúva Negra. Porém, após a morte de seu treinador, ela partiu em busca de Natasha. Seu objetivo: exterminar Natasha e tomar para si o título oficial de Viúva Negra. As duas tiveram batalhas ferozes durante a missão de Yelena, mas Natasha acabou levando-a a questionar a organização responsável pela "criação" de ambas. Após cada uma seguir seu caminho, Yelena e Natasha não mais se enfrentaram; até algum tempo atrás, acreditava-se que não mais se enfrentariam, com Yelena aparentemente morrendo durante um confronto contra os Novos Vingadores... mas na série dos Thunderbolts, Norman Osborn revelou que ela talvez ainda esteja viva. E sob seu poder. Ou seja, se Osborn, ou algum outro vilão, de alguma forma usar Yelena para missões sujas, há boas chances de um "round 2" entre as Viúvas Negras.

04. Viúva Negra (e Soprano) versus Thunderbolts

Ainda falando em Yelena Belova, durante o "Reinado Sombrio" Norman Osborn a colocou para liderar os Thunderbolts. Ou pelo menos assim os leitores pensavam, até que, durante missão da equipe para dar cabo de Soprano, foi revelado que a Viúva Negra da equipe na verdade era Natasha se passando por Yelena, trabalhando como agente dupla para Nick Fury (ou assim ela pensava). O problema é que Osborn a estava manipulando o tempo todo, e após a verdade ser revelada, colocou o resto da equipe para caçar Natasha e Soprano. Mesmo resistindo o máximo possível, elas acabaram capturadas - e só escaparam graças a uma ajudinha de Mach V, Armador e, surpreendentemente, dos próprios integrantes dos Thunderbolts (pelo menos de alguns deles). O saldo final foi um dos primeiros revezes de Osborn, que posteriormente seria "destronado" de seu reinado sombrio na saga O Cerco.


03. Viúva Negra versus Demolidor

Viúva Negra e Demolidor, mesmo tendo sido parceiros e amantes, já se enfrentaram um bom número de vezes. É a regra de todo encontro de super-heróis, afinal, sair no braço de tempos em tempos; seja em um treinamento amistoso, seja em uma luta séria causada por mal-entendido/possessão/etc. Mas um dos encontros mais tensos entre os dois aconteceu no final dos anos 90, quando Matt Murdock começou a acreditar que um recém-nascido era a encarnação do Anticristo, e que cabia a ele assassiná-lo para salvar as almas do planeta.




Claro que a Viúva Negra não concordou com essa decisão, e fugiu com a criança. Ela e Matt entraram em confronto pela vida da criança, e apenas após Karen Page morrer protegendo o bebê é que Matt desistiu de sua decisão. Ao final, embora Natasha admitisse ainda ter sentimentos pelo Demolidor, ela decidiu continuar sozinha por considerar que o excesso de raiva que ele sentia impedia a existência de um relacionamento entre os dois. Considerando o destino que as namoradas do Demolidor costumam ter (leia-se: morte precoce e violenta), ela provavelmente tomou a decisão correta.

02. Viúva Negra (e outros) versus Latvéria



Embora não se trate de um combate individual da Viúva Negra, é certamente um dos mais marcantes, principalmente pelas graves consequências que dele vieram. Quando Nick Fury descobriu que a então primeira-ministra da Latvéria, Lucia Von Bardas, estava financiando tecnologia para supervilões nos Estados Unidos, ele foi impedido de tomar qualquer atitude pelas consequências diplomáticas entre os dois países. A solução de Nick foi levar à Latvéria uma equipe secreta formada pelo Capitão América, Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage, Demolidor, a então novata Daisy Johnson e - claro - Natasha Romanoff para derrubar Von Bardas.

O combate entre heróis e soldados latverianos acabou com a derrubada do castelo do Doutor Destino, com Von Bardas ainda dentro dele. Só que, um ano depois, descobriu-se que ela não só continuava viva, como estava sedenta por vingança, levando a um ataque terrorista de grandes proporções em Nova York. Embora Von Bardas tenha sido aparentemente destruída no segundo confronto, a descoberta desta Guerra Secreta levou à derrubada de Fury do comando da SHIELD e a ferimentos (graves, no caso de Cage) sofridos pelos heróis. Ironicamente, a única integrante da missão na Latvéria que não pôde ser localizada - nem por Von Bardas, nem pela SHIELD - foi exatamente nossa estimada Viúva Negra. Isso que é saber desaparecer na hora certa.

01. Viúva Negra versus ONU (ou: Viúva Negra versus politicagem)

Lembram o que eu disse no começo desta lista? Que nem toda luta precisa necessariamente envolver músculos? Bom, foi exatamente o que aconteceu nesta aqui, uma batalha não física, mas moral. O "combate" em questão aconteceu em Laços de Sangue, crossover entre os X-Men e os Vingadores nos anos 90, quando a ilha-nação de Genosha vivia uma guerra civil entre humanos e mutoides. Em meio a esta guerra, o ex-Acólito Fabian Cortez sequestrou Luna, filha do ex-Vingador Mercúrio e da então Vingadora Cristalys, e a levou a Genosha como moeda de barganha para se proteger de Magneto, avô de Luna e ex-mestre de Cortez.



Como era de se esperar, os Vingadores pretendiam partir em resgate de Luna; o problema é que as Nações Unidas proibiram expressamente que eles se envolvessem em Genosha, para evitar problemas diplomáticos. Parte da equipe desobedeceu à ordem e partiu, enquanto a outra parte - liderada pela Viúva Negra - teve que ficar e se retratar perante à ONU. Mas em vez de pedir desculpas aos diplomatas pela transgressão da ordem recebida, ela se desculpou aos povos do mundo, pelos Vingadores terem aceitado que pessoas sofressem porque os dirigentes do mundo definiam que a prioridade era evitar conflitos diplomáticos. Assim, ela retirou a afiliação que a equipe tinha nas Nações Unidas, deixando bem claro que a partir dali, a prioridade dos Vingadores não seriam as decisões dos governantes, e sim as necessidades dos cidadãos. Natasha pode não ter dado nem um soco, mas certamente definiu o combate com um duro golpe na politicagem mundial.


Assim termina mais um top 10 sobre a Viúva Negra. Claro, listas são sempre subjetivas, vão de acordo com a opinião e o conhecimento de cada leitor, e é possível - e até provável - que muitos de vocês discordem dela. Pois bem, a seção de comentários aqui é toda de vocês, para discordarem ou concordarem, debaterem e assim contribuírem para o enriquecimento de conhecimentos sobre os combates desta heroína que tanto amamos. Fica aqui meu agradecimento a todos que leram o texto, o desejo de que tenham gostado da leitura (mesmo que discordem de partes da lista ou mesmo da lista completa), e fiquem atentos, porque a Maratona 616 continua!.

Fernando Saker

comments powered by Disqus