terça-feira, 24 de abril de 2012

Maratona 616: Top 10 fatos marcantes do Gavião Arqueiro

Gavião

Continuando nossa maratona especial em razão do filme dos Vingadores, vamos abordar os dez fatos mais relevantes da vida Clint Barton, o Gavião Arqueiro. O critério aqui utilizado foi o cronológico, de forma a evitar quaisquer discussões acerca das posições para os eventos escolhidos. Vamos a eles:

10. Clint Barton, o inimigo do Homem de Ferro

Photobucket

Muitos devem se lembrar dos feitos heroicos do conhecido herói Gavião Arqueiro. Mas o que a grande maioria não deve saber é que a primeira aparição de Clint Barton foi como vilão do Homem de Ferro. Inclusive, suas primeiras aparições foram ao lado da então misteriosa Viúva Negra. O plano dos dois envolvia (como sempre) o roubo da tecnologia das indústrias Stark. Nessa mesma época, teve um affair com Natasha. Mas, assim como sua carreira como vilão, não durou muito esse romance. Esses fatos ocorreram na revista Tales of Suspense, n°’s 57, 60 e 64.

09. Clint Barton, O Vingador

Como já dito, a carreira de Clint Barton como vilão foi curta. Após a realização de algumas boas ações (entre elas salvar Jarvis, o famoso mordomo dos Vingadores, de um assalto), o Gavião Arqueiro acabou sendo recrutado para uma das formações mais inusitadas (para época) dos Vingadores. Com a saída de nomes de peso como Thor e Homem de Ferro, coube ao remanescente Capitão América reorganizar a equipe. Steve, assim, apostou em nomes controversos, como Mercúrio, Feiticeira Escarlate (os famosos filhos de Magneto e ex-membros da Irmandade de Mutantes) e o Gavião Arqueiro. Apesar do baixo poder fogo da equipe (em comparação à anterior), a liderança de Steve foi primordial para o sucesso do time. Outro fato marcante dessa época são as constantes brigas entre Steve e Clint, já que este nunca foi bom em aceitar ordens. Essas mudanças na equipe dos Vingadores acontecem a partir do número 16 de Avengers Vol.01.

Photobucket

08. Clint Barton, O Golias

Clint, apesar de ter se consagrado como Gavião Arqueiro, acabou adotando, em algumas fases de sua vida, outras identidades. Entre elas, a de Golias. Nesse período, adotando uma das identidades de Hank Pym e usando suas famosas partículas pym, Clint fez história, principalmente durante dos eventos da Guerra kree-Skrull. Após os eventos dessa saga(onde o Golias foi dado como desaparecido), Clint retornou ao seu antigo uniforme. Clint adotou o codinome Golias em Avenger Vol. 01 n° 63.

Gavião

07.Clint Barton, O Vingador da Costa Oeste

Gavião

Ao seguir um conselho de seu colega de equipe Visão, bem como ampliar sua influência perante o resto da equipe, Clint Barton resolve montar a versão Costa Oeste da equipe de Vingadores. Como membros, leva Harpia, Magnum, Tigresa e Máquina de Combate. Com o tempo, a equipe teve outros participantes, como o Cavaleiro da Lua, Visão, Feiticeira Escarlate, dentre outros. Por muito fãs, é considerado um dos grandes momentos da equipe. Teve grande impacto na vida de Clint Barton, pois foi durante esse período que o Gavião Arqueiro casou com Bobbi Morse, a heroína conhecida como Harpia, bem como a viu morrer em seus braços, durante uma feroz batalha contra Mephisto. Essa espetacular etapa começou em West Coast Avenger n° 1.

06. Clint Barton, o Thunderbolt

Photobucket

Entre as diversas idas e vindas nos Vingadores, Clint passou por outras equipes, como os Defensores e Vingadores Centrais. Um dos destaques de Clint Barton fora dos Vingadores foi liderar a controversa equipe de “heróis” chamada de Thunderbolts. A equipe, como todos sabem, era formada por diversos membros dos Mestres do Terror, liderados pelo Barão Zemo. Clint pegou a primeira formação dos Thunderbolts (já sem Zemo na liderança do time), transformando-a em uma das grandes equipes da Marvel. Sob a sua tutela do Gavião Arqueiro, os Thunderbolts encararam vilões como Mestres do Terror, Graviton e Mephisto, além de Clint ganhar um romance com a Rocha Lunar. Essa etapa começou em Thunderbolts Vol. 01 n° 20.

05. Clint Barton, A Queda

E houve um dia que nem os Vingadores foram capazes de suportar. A Feiticeira Escarlate atacou a sua própria equipe de forma letal, ceifando a vida de diversos membros. Uma das vítimas foi o Gavião Arqueiro, durante uma aparente batalha contra soldados krees. Isso aconteceu em Avengers Vol. 03 n° 502.

Gavião

04. Clint Barton, O Arqueiro da SHIELD

Vamos sair um pouco da realidade 616 e dar uma conferida na realidade Ultimate. Aqui, diferentemente da realidade 616, Clint Barton é um dos mais condecorados agentes da SHIELD, sendo que aqui ele casado e possui três filhos. Por ser um dos melhores atiradores do mundo, Nick Fury o colocou entre os Supremos. Clint apareceu em The Ultimates n° 08.

Gavião
03. Clint Barton, A Ressurreição

Após os eventos de Vingadores - A Queda, a Feiticeira Escarlate enlouqueceu ainda mais. Manipulada pelo seu irmão Mercúrio, Wanda criou uma realidade alternativa onde os mutantes eram a raça dominante e os humanos normais os perseguidos. Um grupo de humanos rebeldes servia de resistência contra o governo opressor do rei de Genosha, Magneto. Entre os rebeldes, estava Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Depois que essa realidade foi desfeita, Clint ressurgiu na realidade 616. Isso aconteceu em House of M n° 01-08.

Photobucket

02. Clint Barton, o Capitão América

Após ser ressuscitado, Clint ficou agindo às escondidas. Nesse meio tempo, eclodiu o evento conhecido como “Guerra Civil”. Uma das grandes consequências do evento foi a morte do Capitão América. Durante esse período, Stark buscou em Clint Barton um possível substituto para Steve Rogers. A atuação com o uniforme durou pouco. Isso aconteceu em Fallen Son: The Death of Captain America n°03.

Gavião

01. Clint Barton, O Samurai Sem Mestre


Após os eventos da Guerra Civil, Clint ressurge ajudando os Novos Vingadores, que estavam agindo na clandestinidade em razão da Lei de Registro. Aqui, Clint Barton adotou a identidade de Ronin, antigo codinome de Maya Lopes, a Eco. Depois dos eventos de Invasão secreta, com a instituição do Reinado Sombrio, Barton assumiu a direção da equipe. Após a queda de Osborn, Clint retornou ao uniforme de Gavião Arqueiro e ao time principal de Vingadores.

Photobucket

Dez fatos marcantes de Clint Barton. Espero que vocês estejam gostando de nossa maratona. E AVANTE VINGADORES.

Rafael Felga

comments powered by Disqus