terça-feira, 24 de abril de 2012

Maratona 616: Top 10 Versões alternativas do Gavião Arqueiro


Clint Barton, o Gavião Arqueiro, dentro do Universo Marvel é uma das figuras mais populares. É um dos heróis que a mais tempo está nos Vingadores, já liderou os Thunderbolts e também já se relacionou com algumas importantes heroínas. Enfim, devido a sua importância, Barton volta e meia aparece em realidades alternativas, sendo assim, confira agora um top 10 com as versões alternativas de Clint Barton que considero as mais interessantes.



10. Clint Barton Jr. (Terra 9811)


Já imaginaram o Gavião Arqueiro tendo um filho com a Mulher-Hulk? Pois é, na Terra 9811 isso aconteceu. Nessa realidade os heróis nunca voltaram do planeta criado por Beyonder, em Guerras Secretas. Então, eles tiveram de se estabelecer lá e formar família. E quando já eram adolescentes, os filhos dos heróis, usando uma máquina criada pelo Hulk, viajaram de volta para a Terra e caíram em um realidade onde Sentinelas haviam exterminado os mutantes. O grupo então destrói os robôs e se estabelecem como heróis.


9. Esquadrão Supremo (Terra 712)


A realidade do Esquadrão Supremo não é bem uma realidade alternativa inspirada na 616. Ela inclusive parece ser inspirada no famoso grupo de outra editora. Mas como é publicada pela Marvel, fica a comparação com os Vingadores. O Esquadrão Supremo também possui um arqueiro, o Arqueiro Dourado. Seu nome não é Clint Barton, e sim Wyatt McDonald. Essa seria uma versão alternativa bem "alternativa" do Gavião Arqueiro 616, a semelhança entre os dois vem do fato que o primeiro uniforme que Wyatt usou, foi o do Gavião Arqueiro. Como eu disse, uma versão alternativa bastante "alternativa".


8. Idade Media (Terra 398)


Quando a bruxa Morgana Le Fay alterou a realidade e deixou o presente parecendo uma Era Medieval, Clint Barton se tornou um verdadeiro arqueiro, com um visual que muito lembrava um Paladino. Nessa realidade todos os Vingadores acreditavam serem mesmo de outra época e até ganharam visuais customizados com a Idade Media. Ao final, a Feiticeira Escarlate, com a ajuda da força de vontade dos demais Vingadores, conseguiu sobrepujar o feitiço e re-estabeleceu tudo como era antes.


7. Heróis Renascem 


Heróis Renascem é uma história ruim, fraca e confusa. Mas o que venho a destacar aqui é o fato de termos nesse mundo criado por Franklin, uma mistura de Wolverine com Gavião Arqueiro. Sim, eu sei que isso é difícil de acreditar, mas levando em conta a época em que isso foi publicado, não dá nem para duvidar. A história é uma confusão só, acredito que a imagem é auto-explicativa.


6. Zumbis Marvel (Terra 2149)


Quando a Terra foi infectada pelo terrível vírus dos Zumbis Marvel, Clint Barton foi um dos primeiros heróis a ser infectado. Após a infecção, Clint assim como os demais se torna um monstro. Consumiu junto dos demais Vingadores o Jarvis, e partiu para a Latvéria, onde se especulava ter carne ainda. Quando Magneto estava tentando fugir em seu Asteróide M, Gavião tenta detê-lo com uma flecha, porém só consegue deixá-lo irritado. Usando seus poderes magnéticos, Magneto arremessa o escudo do Capitão América contra o Clint e o decapita. Quarenta anos depois, a cabeça do Clint é encontrada pelo neto de T'challa, ele estava extremamente confuso e a fome havia encerrado.


5. Era do Apocalipse (Terra 295)


Quando Legião, o filho do Professor Xavier, voltou ao passado e por engano matou seu pai, ele acabou criando a realidade popularmente conhecida como a Era do Apocalipse. Nessa realidade Clint Barton não vive mais nos Estados Unidos, ele se mudou para a Europa onde se tornou piloto do Alto Conselho Humano, a resistência humana contra Apocalipse. Devido a sua mira, acabou ganhando o apelido de "Hawkeye", o que gera uma pequena confusão. Primeiro porquê o termo "Hawkeye" em uma tradução liberal significa "olhos de águia", o que explica ele ter ganhado esse apelido, porém, "Hawkeye" no Brasil foi traduzido como Gavião Arqueiro. O que certamente deve ter causado uma pequena dor de cabeça quando traduziram o apelido do Clint na Era do Apocalipse aqui no Brasil. Mas voltando a falar da história do personagem, a última missão que se tem notícia do personagem, foi quando ele pilotava a nave de Tony Stark, para resgatar Donald Blake em Wakanda. Desde então, não se tem mais notícias do personagem.

4. Dinastia M (Terra 58163)


Quando Wanda enlouqueceu e foi manipulada pelo seu irmão, Pietro, ela criou o mundo da Dinastia M. Uma realidade onde os mutantes são a maioria e os humanos são a minoria oprimida. Uma realidade onde boa parte da comunidade heróica teve seus sonhos realizados. Nessa realidade, Clint e seu irmão, Bernard, cresceram no circo, treinando arco e flecha. Bernard foi trabalhar na SHIELD, onde veio a falecer em um confronto entre humanos e mutantes. Revoltado, Barton foi para NY, onde conhece Luke Cage e foi recrutado para a organização do submundo, que lutava contra os mutantes. Porém, tempos depois, eventos levaram ao fim da Dinastia M.

3. Terra X (Terra 9997)


Na realidade de Terra X, Clint Barton tinha uma vida praticamente igual a da realidade 616. A mudança veio quando Raio Negro soltou as névoas terrígenas na atmosfera da Terra, que acabou por dar poderes a todos os seres humanos. No caso de Clint, ele ganhou um novo par de braços, e com 4 braços, ele se tornou capaz de usar 2 arcos ao mesmo tempo. Em uma batalha contra o Homem-Absorvente, que havia absorvido o Ultron, o Gavião acabou morrendo e foi para o Reino dos Mortos. Após importantes batalhas, conseguiu ir para o Paraíso, onde acabou tendo novas missões com o Capitão América.

2. O Velho Logan (Terra 90210)


É uma das minhas versões favoritas do Clint. Aqui ele já é um senhor de idade e com pouquíssima visão. É um dos últimos heróis ainda vivos, a maioria foi morta quando os vilões todos se juntaram e mataram os heróis. Como não poderia deixar de ser, Barton mulherengo como é, acabou casando com uma garota mais nova, filha do Homem-Aranha. Na trama de "O Velho Logan", o ex-Gavião-Arqueiro tira o Wolverine da aposentadoria e os dois viajam por dentro dos Estados Unidos até Washington, para entregar o soro do Super-Soldado para uma resistência que pretendia criar uma nova frota de super-heróis para lutar contra os vilões que estavam no poder. Infelizmente, Clint caiu em uma armadilha, a missão era falsa e ele acabou sendo morto ao final com um tiro na cabeça. Essa versão do Gavião criada por Mark Millar e Steve McNiven certamente é uma das mais interessantes do personagem.

1. Ultiverso (Terra 1610)


Na realidade Ultimate temos um Clint Barton mais sério, principalmente após a morte de sua família. Nessa realidade o Gavião é agente da SHIELD, parceiro da Viúva-Negra e acabou se tornando membro dos Supremos. Aqui, Barton constituiu uma família, com casa, mulher e filhos, mas todos foram mortos pela Viúva-Negra, que mais tarde se revelou uma traidora. O próprio Barton a matou. Após tudo o que rolou com a sua família, Barton mudou o seu visual, optando por um uniforme que escondesse o seu rosto, para preservar sua identidade e para que nada do que aconteceu com a sua família venha a acontecer algum dia novamente. Após Ultimatum, o Gavião entrou no grupo de Vingadores secretos de Nick Fury. Essa versão do personagem tornou-se tão popular, com um uniforme tão real e uma vida real, que a própria adaptação do filme dos Vingadores parece optar por seguir a linha dessa versão do Gavião. O Clint Barton Ultimate foi criado por Mark Millar e Brian Hicth.

E esta é a minha lista com as versões alternativas de Clint Barton mais interessantes. Algumas tratam-se de filhos ou contra-partes não exatamente iguais, mas a ligação que une os personagens persiste em todos. Mas e você, caro Marvelmaníaco, concorda com a minha lista? Tem algo a acrescentar? Algo que mudaria? Comente  apontando qual seria a sua lista de versões alternativas do Gavião Arqueiro. Vamos comparar.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus