quarta-feira, 13 de junho de 2012

Demolidor: Renascendo de novo mais uma vez

Acredito que Matt Murdock seja um dos maiores sobreviventes do Universo Marvel, tornando-se um especialista em superar adversidades. Quando Wilson Fisk descobriu sua identidade e jogou-o na sarjeta, Matt conseguiu forças para se levantar, assim como fez quando precisou simular a própria morte ou quando teve um surto psicótico, fora seus amores perdidos de forma trágica. Sua mais recente queda o jogou em trevas e no fundo do poço, apenas para em Universo Marvel nº 21 a 24 acompanharmos mais uma vez o Demolidor renascer.

Demolidor

Como vimos, Matt colocou o pé na estrada, procurando afastar-se de tudo e de todos. Só que parece que a vida de um herói é marcada por problemas, que o seguem por toda parte. Depois de atravessar o deserto a pé, ele acaba parando em uma cidadezinha para comer e faz amizade com um garoto cego, mas uma turma local o ameaça, ordenando que saia da cidade.

Procurando evitar problemas, Murdock não reage e acaba levando uma surra, sendo salvo pelo xerife Cole, que o aconselha a sair logo da cidade. Infelizmente, o xerife não era aquele tipo comum, ríspido e justo, pois assim que a pesquisa de seus homens revela que o forasteiro que fotografou estava no banco de dados do FBI, sob suspeita de ser o Demolidor, ele ordena que Murdock seja eliminado.

Demolidor

Matt já estava partindo, decidido a deixar aquela cidade e seus segredos para trás, mas algo no ar o atrai e ele acaba encontrando uma cova com cadáveres vestidos de policiais. Nesse momento os homens de Cole o atacam e, obviamente, são derrotados pelo herói, que os deixa amarrados e avisa o xerife, afirmando que seu único desejo é ficar em paz. Claro que isso foi apenas um ardil, Murdock ficou escondido e descobriu o plano do xerife de interceptar um caminhão de carga repleto de armas apreendidas. O herói tenta avisar os motoristas, mas acaba sendo capturado por eles, que eram aliados do xerife corrupto.

Quando Cole decide eliminar os motoristas, acabando com possíveis delatores, descobrimos um pouco mais da operação. Um homem chamado Calavera trazia heroína para o xerife corrupto, que pagava com as armas ilegais. Os motoristas tentam salvar a própria pele falando do homem que capturaram na estrada e prenderam no caminhão, mas ninguém os alertou que prender um inimigo em um local cheio de armas poderia não ser uma idéia tão boa.

Demolidor

Utilizando sua agilidade e diversas armas (principalmente uma providencial granada de fumaça), Matt consegue roubar o caminhão e jogar todo o armamento em um lago. Isso provoca a ira do misterioso Calavera, que finalmente surge em cena e mostra ter um olhar maligno que revela todos os medos da alma de uma pessoa e nem preciso dizer que Matt está com uma alma problemática, principalmente depois dos últimos acontecimentos. Calavera encerra tudo atirando em Matt Murdock, que cai ferido no lago.

Demolidor

O herói sobrevive por pouco e, bem ferido, pede ajuda na casa do garotinho cego do começo da história. O menino, que se chama Billy, dá alguns detalhes que faltavam na história toda, como o fato de seu pai ser o xerife original e que, tentando impedir a corrupção da polícia e tráfico, acabou morto por Cole, que assumiu o lugar e também o controle das gangues e do tráfico de armas. Desiludido, o menino acredita que heróis sempre morrem e que a única forma de vencer o medo, diferente de encará-lo como seu pai dizia, é entrando para a gangue no futuro.

Determinado a provar que o pai de Billy estava certo, Matt encara seus próprios medos e parte para cima dos criminosos, derrotando todos. No combate final contra Calavera, este tenta mostrar os medos de Matt, mas ele mostra que já os enfrentou e derrota o vilão, que termina preso.

Demolidor

Matt Murdock garante seu anonimato na participação da prisão de todos e volta para Nova York, reencontrando Foggy Nelson e prometendo a volta da Nelson & Murdock, encerrando assim essa mini escrita por Andy Diggle e desenhada por Davide Gianfelice.

Quando Terra das Sombras terminou, fiquei animado com as possibilidades que a nova etapa de Matt Murdock poderia trazer, mas essa mini foi bem decepcionante para mim. Estava esperando algo estilo "road movie", com o personagem buscando sua redenção, fora a novidade de vê-lo um tempo fora de seu habitat natural.

Infelizmente, tudo se resolveu em uma história fraca, com um vilão genérico tirado da cartola para mexer com a mente do protagonista. Sério que depois do Demolidor se unir ao Tentáculo, tocar o coração do mal e, praticamente, virar um vilão de proporções gigantes a grande virada será ele voltar tão rápido a ter o escritório de sempre, com o amigo de sempre no bairro de sempre?

Minha esperança é que a nova fase de Mark Waid vai chegar brevemente e está muito elogiada.


Eddie

comments powered by Disqus