segunda-feira, 25 de junho de 2012

Surpreendente Thor: Entre Mundos (Vivos)

Thor

Nas edições 8 a 10 de Grandes Heróis Marvel, foi a vez de Thor protagonizar uma grande aventura de escala cósmica. Desta vez, o Deus do Trovão volta pelas mãos do escritor Robert Rodi (da minissérie Loki) e desenhado pelo excelente Mike Choi. Na trama, temos um jogo arquiteto por duas grandes entidades do panteão cósmica da Marvel que coloca planetas vivos contra si e traz de volta um certo romance esquecido do passado de Thor.

Anomalias climáticas, chamam atenção do Deus do Trovão. A principio, uma imagem de uma mulher surge, rápida e rasteira, e ele se assusta. Depois que a visão some, a figura de Heimdall surge o convocando para alertá-lo de uma ameaça cósmica que coloca Midgard e Asgard em perigo. Ao partir em busca de quem é o responsável por tal cataclisma, Thor depara-se com a figura de Ego, o Planeta Vivo, e de seu criador, o Estranho. Ao que parece, o Planeta Vivo esta rumando em uma missão que nada o fará parar e isso coloca tudo ao seu redor em ameaça. O Estranho está ali para impedir que Thor detenha Ego, evitando que ele alcance seu objetivo, e o expulsa para longe.

Thor

Ao se recobrar, o Deus do Trovão segue para outra estratégia – ir até antes de tudo até o local onde Ego planeja ir e assim entender melhor o panorama de tudo que vem acontecendo. Lá, ele depara-se com o Colecionador, outra entidade antiga do Cosmo Marvel, que após pressão do Deus do Trovão, decide mostrar o que Ego procura. No meio do caminho, depara-se com a moça de sua visão, Zefir, a bela deusa dos ventos, que outrora foi romance de Thor. Mas o que ela fazia ali? Seria também parte da coleção da entidade cósmica?

Thor

O Colecionador leva Thor até uma câmara repleta de dodecaedros que englobam universos compactados. E em um deles, está Alterego, o irmão gêmeo do Planeta Vivo, também criado pelo Estranho. Contudo, antes de entender melhor a história, o Colecionador ordena que a bruxa Zefir prenda Thor, confinando-o no mesmo microverso da contraparte do Planeta Vivo. Mais uma vez Zefir estaria enganando seu amado.

Preso neste micromundo e ameaçado por Alterego, Thor foge para o ponto mais distante do firmamento e encontra o ponte de junção no hipercubo para usar seu martelo e destruir o invólucro. Com isso, ele é lançado entre realidades, mas finalmente salvo pelo Estranho que o coloca neste mundo mais uma vez. Agora, o Estranho finalmente explica a origem dos dois planetas vivos, Ego e Alterego, e seu experimento de ver como dois seres igualmente poderosos, mas crescidos de maneira diferentes reagirão ao se encontrarem. O único problema é que a Terra se encontra no meio da colisão dos dois e Thor fará de tudo para impedir que ela seja destruída.

Paralelamente, Zefir começa a reviver as lembranças dos tempos em que foi amante de Thor e decide abandonar o Colecionador para ajudar e voltar aos braços de seu antigo amor. Juntos, eles tentam deter Alterego, mas acabam sendo englobados pelo Planeta Vivo.

Thor

Em meio as recordações de como Zefir abandonou Thor e se juntou ao Colecionador, temos uma nova realidade se formando. Nela, os dois deuses são apenas humanos normais vivendo momentos felizes na Terra. Não demora muito para os dois deuses perceberem que estão numa farsa, e serem cuspidos para fora de Alterego. No espaço, o Colecionador surge com um novo dodecaedro, mas para vingar-se de Zefir mostrando a ela que hoje Thor ama outra e lançando-a num buraco negro entre várias dimensões.

Thor

O choque entre os Planetas acontece. Curiosamente, Ego, o Planeta Vivo que sempre teve a liberdade não deseja a morte de seu irmão. Já Alterego ataca-o ferozmente desejando que apenas um sobreviva. Thor tenta instruir Alterego a outro caminho, mas é tarde demais. Ego reage com violência sem pensar, e destrói o Planeta Gemeo.

Thor

Contudo, não é fácil matar um planeta. Alterego ressurge como uma forma mais jovem, ainda criança. É uma espécie de satélite que agora circunda o seu irmão mais velho. Eles são uma família. Já Zefir ressurge uma ultima vez para Thor, agora mais velha e mais madura, após singrar todo caminho entre dimensões do Buraco Negro. Eles se beijam e parte para caminhos bem distantes agora. Por fim, o Estranho fica satisfeito com seu experimento, que acabou gerando um resultado bem inesperado.

Thor

E para fechar a edição, acompanha essa minissérie a história solo da “Ira de Thor” que mostra em outros tempos, um Thor exilado na Terra, mas com o mesmo envolvimento apaixonado por Midgard, mas ainda preso as suas obrigações como Asgardiano.

As três edições de Grandes Heróis Marvel acabaram sendo um alívio para quem se viu no meio de uma grande safra de histórias mutantes em sequência. Apesar do roteiro não ter a mesma sensibilidade e profundidade que vimos no "Loki", os desenhos de Choi dão um sabor especial a história. E nos meses que seguem, podem esperar mais mutantes por aí...

Coveiro

comments powered by Disqus