sexta-feira, 6 de julho de 2012

Maratona 616: As Mulheres (e Garotas) Aranha

Aranhas

Hoje, é a estreia da nova franquia dos filmes do Homem-Aranha no Brasil e nossa maratona está a todo vapor. Contudo, vamos abrir um parênteses nela e deixar de falar um pouquinho sobre o amigão da Vizinhança para falar sobre personagens que acabaram surgindo na esteira do seu sucesso – As Mulheres-Aranhas... ou Garotas-Aranha... ou enfim, as Aracnídeas. Confira :

Jessica Drew (Marvel Spotlight #32, em 1977)
Aranhas
Jessica Drew é a Mulher-Aranha original, que surgiu no final dos anos 70 e predominou no papel até o começo dos anos 80. Teve revista solo própria que durou cerca de 50 edições. Após esse tempo, ela perdeu seus poderes e continuou no universo Marvel apenas como uma espécie de detetive particular (e agente da SHIELD, como viríamos a saber mais tarde). Graças a Brian Michael Bendis voltou a ativa neste novo século, fazendo desde então parte dos Novos Vingadores/Vingadores. Em 2009, entrou no rank de 100 Mulheres mais sexy dos quadrinhos na posição 54. Curiosamente, ela teve um plot importante na Invasão Secreta ao descobrirem que desde seu surgimento no arco inicial dos Novos Vingadores, ela era uma Skrull disfarçada. Depois disso, a heroína original se tornou agente da E.S.P.A.D.A. e conseguiu uma série própria (Na verdade, a primeira Comic Motion da Marvel). Curiosamente, até sua origem chega a ser contraditória, tendo duas versões. A última delas saiu em 2005, escrita por Bendis e Brian Reed. A Mulher-Aranha original chegou até mesmo a estrelar uma série de TV própria em meados de 1979.

Julia Carpeter (Secret Wars vol. 1 #6)
Aranhas
Julia Carpenter é a segunda Mulher-Aranha, surgida em condições misteriosas durante os eventos da primeira Guerra Secreta. Enquanto seus poderes eram bem diferentes da versão anterior e até mesmo do Homem-Aranha, o uniforme já lembrava mais o típico da época, o uniforme negro que surgiria após a conclusão da saga. Participou de vários grupos de heróis como Força Federal, Vingadores da Costa Oeste, Força Tarefa e Tropa Omega, assim como assumiu já vários codinomes desde então – Arachne e nova Madame Teia. Nunca teve série regular mensal, apenas uma minissérie em quatro partes que explicaria sua origem (inédita no Brasil). A origem de seus poderes provém de um experimento do governo que injetou nela uma mistura de venenos e que deu poderes similares ao do Aranha (só que com teias psíquicas, ao invés de orgânicas).

Mattie Franklin (The Amazing Spider-Man #441 ,1998)
Aranhas
Mattie Franklin surgiu pela primeira vez nos quadrinhos como uma espécie de sósia do Homem-Aranha. Depois, Peter viria a descobrir que aquele “cover” era uma menina se passando por ele, com poderes maiores e mais extraordinários. Curiosamente, a menina era também “sobrinha” de um de seus maiores antagonistas, J. Jamenson. Mais tarde, ela deixaria o engodo de lado e viria a se tornar a terceira Mulher-Aranha, em The Amazing Spider-Man vol. 2 #5 (1999), ganhando uma série mensal própria. A origem de seus poderes é mística, envolvendo um pacto escuso em que Norman Osborn e outros buscavam dons magníficos e soberbos. No final, os planos de Norman para conquistar poder não deram muito certo, pois Mattie foi quem acabou poderosa e ele, louco. Passada poucas aventuras, algumas inclusive envolvendo as outras Mulheres-Aranha, Mattie decidiu deixar a vida heroica e passou a andar com os Loners (grupo de ajuda de ex-heróis que buscam parar com o vício, minissérie inédita no Brasil). Contundo, deixar a vida de herói nunca foi fácil e durante os recentes eventos que envolveram a ressureição de Kraven e a família Kravinoff, Martha morreu.

Charlotte Witter (The Amazing Spider-Man vol. 2 #6 ,1999)
Aranhas
Charlotte Witter foi uma supervilã que confrontou suas versões anteriores e resolveu adotar o nome de Mulher-Aranha, sendo portanto a quarta portadora do codinome. Ela era uma designer de moda e a neta da Madame Teia original. Passou a trabalhar com o Doutor Octopus que a transformou num híbrido de Mulher/Aranha. Em sua sede por mais poder, passou caçar as antecessoras para drenar os poderes delas, mas acabou sendo derrotada por Mattie Franklin, que por fim acabou ficando com todos os poderes roubados. Após uma segunda derrota, Charlotte acabou em coma, de onde não se tem mais notícias até hoje.

May Parker ( What If (vol. 2) #105 em 1998)
Photobucket

Fugiremos agora das Mulheres-Aranha para tratar de uma versão de um futuro alternativo que conquistou a todos. Estou falando da Garota-Aranha original, May "Mayday" Parker, super heróina do futuro alternativo do universo Marvel, conhecido como MC2. Criada Tom DeFalco e Ron Frenz apenas para uma breve história de What If, a idéia acabou vingando e a filha de Peter e MJ Parker acabou durando mai de 100 edições em título próprio, começando um outro novo título logo em seguida e só sendo descontinuada das histórias recentemente. E mesmo após o cancelamento do título, ela voltou a aparecer em histórias curtas na revista Amazing Spider-Man Family e numa versão digital. A última história da heroína foi, Spider-Girl: The End, sendo agora o título de Garota Aranha deixada para outra personagem.

Anya Sofia Corazon (Amazing Fantasy vol. 2 #1, 2004)
Aranha

Anya Sofia Corazon é uma descendente Porto-riquenha da “Família Aranha”, que ganhou seus poderes via a Sociedade da Aranha, ordem criada dentro das histórias do Homem-Aranha durante a fase escrita por Michael Straczynski. Logo, tornou-se a heroína chamada Araña, com esparçadas miniseries lançadas ao logo dos anos. Dentre elas, tivemos Araña: The Heart of the Spider(2005), que durou 12 edições. Durante os eventos da Guerra Civil, tornou-se a parceira mirim da Ms. Marvel, envolveu-se também nos eventos que levaram a ressureição de Kraven e decidiu no final deste arco se tornar a nova Garota-Aranha (mesmo sem poderes). Assim, conquistou uma série mensal (que durou 8 edições) e que vocês conferem agora nas páginas de Teia do Homem-Aranha.
Aranha

Apesar de propriamente não entrarem no mesmo patamar das anteriores, temos outras personagens femininas que também tem relações com "Aranhas". Segue duas delas:

Cassandra Webb (The Amazing Spider-Man #210 , 1980)
Aranha

Cassandra Webb nasceu em Salem, Oregon e surge nas histórias do Aranha já como uma senhora paralítica, cega, mas com avançada telepatia e clarividência, a princípio atribuídos como um poder mutante. Era meramente uma coadjuvante das histórias do herói, atendendo com o codinome de Madame Teia, mas com o tempo acabou se envolvendo mais e mais na trama. Participou do ritual de Osborn para ganhar poderes e ficou temporariamente “jovem” e “imortal” e era a avó da quarta Mulher-Aranha. Recentemente, foi caçada e morta pela família Kravinoff nos eventos que levaram a ressurreição de Kraven, mas passou todos os seus poderes para Julia Carpeter, a nova Madame Teia.

Maria Vasquez (Heroes For Hire vol. 2, #1)
Aranha

Muito menos conhecida que todas as outras, Maria Vasquez é a versão feminina da Tarantula , apesar de não ter nada a ver com o personagem original. Apareceu e se manteve reclusa na minissérie “Heróis de Aluguel”, que nada mais era do que um Spin-off da Guerra Civil. Com um ar de anti-heróina, usando ferrões para atacar inimigos, a moça demonstrou ser inteligente e com vasto conhecimento em engenharia e biologia. Quando encerrou-se o titulo, Maria caiu no limbo editorial, sendo vista pela última vez gravemente ferida e catatônica.

E aí está nossa relação de “Mulheres Aranhas”. Tirei obviamente as duas Viúvas Negras, pois a gente já falou de mais sobre elas aqui, né? De qualquer modo, vale a pena da uma conferida neste excelente texto que o Jeferson fez sobre Natasha e a Yelena.

Continuem de olho na nossa maratona porque ainda tem muito mais neste fim de semana!

Coveiro

comments powered by Disqus