terça-feira, 3 de julho de 2012

Maratona 616: Homem-Aranha nos Desenhos Animados

Como eu disse pra vocês no Top 10 de brinquedos, Homem-Aranha é um dos personagens mais populares (se não o mais) da Casa das Ideias e, por isso, tem coisa pra dedéu lançada nos diversos meios por aí. E, nos Desenhos Animados, não seria diferente. São um total de 8 séries animadas ao longo dos anos desde 1967 fora as participações especiais. E, agora, eu vou levar vocês numa jornada por estes 45 anos.


Photobucket



Homem-Aranha (1967):


Photobucket



O primeiro desenho do herói pertencente a ABC saiu no ano 1967 e durou até 1970. Foi criado por Paul Francis Webster, Bob Harris, Stu Phillips e D. Kapross, e produzido por Ralph Bakshi que foi responsável pela maioria dos desenhos animados americanos de 1970 e 1980. Foram produzidos 79 episódios (um número bem alto comparado com os mais recentes) e é considerado por muitos o desenho mais fiel ao personagem apesar das limitações da época. Durante seus anos no ar, teve diversos problemas com baixo orçamento e até a primeira produtora indo à falência. De certa forma, podemos pensar que na falta de recursos para estrapolações, a fidelidade era, de fato, o mais central.

Confira a abertura do desenho abaixo:






Homem-Aranha série animada de 1981:


Photobucket



Muitos acham que esta série faz parte da Homem-Aranha e seus amigos, sendo um prelúdio, mas, na verdade, foi uma série separada lançada antes da mais conhecida que envolvia Homem de Gelo e Estrela de Fogo. Durou apenas uma temporada (sendo substituída pela mencionada) com 26 episódios produzidos pela Marvel Productions, que lançou anteriormente Quarteto Fantástico em 1978 e Mulher-Aranha em 1979. Na segunda, o Cabeça de Teia faz 2 aparições. A história é a básica: um estudante universitário, Peter Parker tem que lidar com o combate ao crime ao mesmo tempo que trabalha de fotógrafo freelancer no Clarim Diário e cuida de sua tia idosa, May.

Confira a abertura do desenho:





Homem-Aranha e Seus Amigos (1981):


Photobucket


Logo em seguida da série solo, quase como uma continuação, é lançada a série animada “Homem-Aranha e Seus Amigos” (originalmente intitulada Spider-Man and His Amazing Friends), sendo que os “amigos” se tratavam de Homem de Gelo e Flama (chamada no Brasil de Estrela de Fogo). Na história, Peter conhece na universidade Bobby Drake e Angelica Jones, dois adolescentes com habilidades incomuns. A dupla vai morar com Peter, seu quarto vira um verdadeiro quartel general, e o trio se reúne parta combater o crime. A novidade foi a da personagem Flama que surgiu no desenho e depois foi inserida na cronologia das HQs. A série se conecta com a anterior solo em um episódio da terceira temporada intitulado “A origem dos amigos do Aranha” (“Origin of the Spider-Friends”) e por isso a persistente ideia de que era o mesmo seriado do desenho solo. Pra aumentar esse fato, a trilha sonora e tipo de animação eram os mesmos, porém, apesar de não parecer, os dubladores da voz de Peter na série solo e nesta são atores diferentes. A prova de que são séries diferentes vem da inconsistência do personagem Duende Verde que, nesta, é retratado como alguém com distúrbios mentais, fruto de um acidente de laboratório transformado em Duende, enquanto que, na série solo, ele tem as características das HQs sendo alguém com personalidade dividida que se veste de Duende. O desenho teve 3 temporadas, porém com número variados de episódios, sendo um total de apenas 24 episódios.

Confira a abertura do desenho abaixo:





Homem-Aranha: A Série Animada (1994):


Photobucket


Quem tem entre 25 e 35 anos (ou mais até) com certeza se lembra do desenho dos anos 90. Foi o desenho de maior sucesso entre o público até então, durando 5 temporadas e 4 anos, num total de 65 episódios (e, ainda sim, menos que o de 1967). O produtor/editor foi John Semper Jr, e o desenho foi produzido pela Marvel Productions. Além disso, Stan Lee também trabalhou na série como produtor executivo, revisor e consultor das histórias. Quem teve a infância/juventude nos anos 90 com certeza lembram-se desta série com saudosismo e tem essa imagem bem consolidada de Peter na sua imaginação. Foi a época de ouro também da animação dos X-Men que dividia espaço nos programas infantis aqui no Brasil. Da mesma forma que as outras animações dos anos 90 tentava ser fiel aos quadrinhos e trazer seus personagens clássicos como os vilões Duende Verde, Dr. Octopus, Lagarto, além de personagens secundários como Flash Thompson, Betty Brant e Gwen Stacy. Várias fases ficaram marcadas na memória dos fãs, como a aparição do uniforme simbionte seguido da criação do Venom, o casamento de Peter e Mary Jane, etc.

Photobucket


Confira a abertura do desenho abaixo:





Homem-Aranha - Ação Sem Limites (1999):


Photobucket


Originalmente chamada Spider-Man Unlimited, a série animada de 1999 teve apenas 1 temporada com 13 episódios e foi produzido pela FOX. Este desenho foi inspirado no universo do Homem-Aranha 2099 e se passa na Contra Terra onde o Alto Evolucionário coordena tendo criado os Bestiais, misturas de animais e humanos que dominaram o planeta deixando as pessoas que ali habitavam em condições terríveis. O Homem-Aranha se vê na guerra entre Humanos, Bestiais e Simbióticos (que incluem Venom e Carnificina), além de ter de lidar com seus inimigos de sempre.

Confira a abertura do desenho abaixo:





Homem-Aranha: a nova série animada (2003):



Photobucket



Esta série foi ao ar em 2003 originalmente pela MTV (com o nome de Spider-Man: The New Animated Series), criada por Steve Ditko e produzida pela Mainframe Entertainment para a Sony. Se tratava de uma continuação do segundo filme do Cabeça de Teia, de 2002. O diferencial era uma animação toda criada por computador, porém também só teve 1 temporada com 13 episódios. Fato interessante é que o dublador original do Peter Parker nessa série era ninguém menos que Neil Patrick Harris.

Confira a abertura do desenho abaixo:







O Espetacular Homem-Aranha (2008):


Photobucket


O desenho de 2008, uma parceria do Marvel Studios e a Culver Entertainment (do departamento de animação do grupo Sony), foi ao ar no Brasil pela Cartoon Network e TV Globinho. Originalmente chamada The Spectacular Spider-man, a série mistura o universo 616 com os filmes e Ultimate trazendo personagens de apelo popular e assim tendo boa recepção do público. É uma recontagem da origem do Homem-Aranha e começa a mostrar a vida do jovem de 16 anos meses depois de adquirir seus poderes. Apesar de grande alusão ao universo Ultimate, Peter namora Gwen e é apenas amigo de MJ, como seu início no universo 616. Também reconta a origem de seus vilões mais conhecidos. A série teve 2 temporadas, mas foi cancelada em 2009 quando a Marvel voltou a tomar conta do desenho animado do Aracnídeo e anunciou em 2010 sua nova produção, o sucesso atual: Ultimate Spider Man.

Confira a abertura do desenho abaixo:






Ultimate Spider Man (2012):

Photobucket


Depois do sucesso do desenho dos Vingadores da Disney, o canal da própria em conjunto com a Marvel Studios anunciou o lançamento de Ultimate Spider-Man pra 2012. A série animada iniciou este ano, em abril, depois de bastante especulação e trouxe algo completamente novo para os desenhos animados do alter ego de Peter Parker. Uma série mais caricata, cômica e metalinguística. Apesar de escrita por grandes nomes das HQs como Bendis, a animação é mais voltada para o público infantil que a animação de Vingadores, o que levou alguns fãs a reclamar. Mas Bendis se defende dizendo que queiramos ou não, é uma mídia criada para tal público e agora atende seu propósito (mas eu, particularmente, gostei pra caramba!). Nesta história, Peter Parker recebe a proposta de treinamento (junto com outros super heróis que conhecemos) de Nick Fury (teoricamente o mesmo do desenho dos Vingadores) em nome da S.H.I.E.L.D.. E este é o primeiro ponto interessante:uma união de universos, onde um pode atuar dentro do outro e, de fato, o Homem-Aranha fez uma participação em um dos últimos episódios lançados da segunda temporada do The Avengers: Earth's Mightiest Heroes.


É a primeira vez desde 1967 (quando nossa jornada aqui neste artigo começou) que a Marvel faz o desenho do Homem-Aranha, e, como andamos vendo nos filmes e em tudo que a Marvel resolver nos últimos anos “pegar de volta pra si”, ela quer fazer algo incrível e bem feito. Em um vídeo de making off pré-lançamento nos contam que a ideia era fazer algo com visual de HQ que saísse da tela, por isso o estilo um pouco diferente do que estamos acostumados em animações. Outro fator interessante é que temos diversas participações de personagens Marvel de outros “universos” tais como os Vingadores, agente Coulson e até um papel regular para Stan Lee como zelador. E existem celebridades interpretando estes papéis, por exemplo, o J. Jonah Jameson é interpretado por ninguém menos que J.K. Simmons (o JJJ da primeira trilogia) e agente Coulson pelo seu ator Clark Gregg.

E pra vocês verem por si essas novidades todas, deixo não só a abertura, mas o trailer e o making off com o depoimento de diversos envolvidos, incluindo Stan "The Man" Lee:







Cammy

comments powered by Disqus