terça-feira, 3 de julho de 2012

Maratona 616: Top 10 games do Homem-Aranha

Jogos de super-herois nunca fazem jus ao legado que os heróis têm com os fãs. Mas mesmo assim, quem deixaria de jogar com seu herói predileto onde você pode controlá-lo e bater nos vilões como só o Homem-Aranha faria? Apostando na fidelidade dos fãs, há décadas o Homem-Aranha está presente nos videogames. Listarei dez jogos importantes ao longo dos anos, em que o Cabeça de Teia tem o seu nome sempre na capa:

The_Amazing_Spider-man

Spider-Man Vs the Kingpin

No ano de 1990 saiu o jogo de maior sucesso à época, para o console Master System. A principal novidade para o jogo era a inclusão pela primeira vez de muitos inimigos do Aranha, como Dr. Octopus, Homem-Areia, o Lagarto, Duende Macabro, Abutre, Mystério, Electro e Venom. Em 1991, ganhou sua versão para Mega Drive, onde dois terços de seus usuários compraram o jogo. Em 1993, também saiu renovado para o console Sega CD, um dos primeiros consoles a utilizar Compact Disc como mídia, em vez dos famosos cartuchos. Não foi o primeiro jogo estrelado pelo Homem-Aranha, honra cabível ao Spider-Man, de 1982, ainda para os consoles Atari.



Spider-Man and the X-Men in Arcade's Revenge

Um dos mais famosos jogos do Aranha foi esse crossover com os X-Men, lançado em 1992 para SuperNES. Inspirado nas páginas de Uncanny X-Men 123 (publicada aqui em Marvel Saga #3), na sua abertura, mostra o Homem-Aranha testemunhando o sequestro dos X-Men pelo vilão Arcade. A diferença é a formação da equipe e seus uniformes à época, como o de Ciclope, que usa o seu de quando liderava o X-Factor.




Spider-Man

Depois de mais de meia dúzia de jogos menos famosos durante o restante dos anos 90, os anos 2000 trouxeram o Playstation e seus jogos em 3D. Em 2000 foi lançado o jogo Spider-Man. Ele também teve suas versões para diversos consoles e para computadores, tanto PC como para os Macintosh, da Apple. Spider-man rendeu uma sequência em 2001, conhecida como Spider-Man 2: Enter Electro.




Spider-Man: The Movie

O primeiro filme do Homem-Aranha gerou um game, já para Playstation 2, em 2002 Ao contrário do filme, não é apenas o Duende Verde o vilão do jogo. Confira a abertura, e boa parte do gameplay (o modo de jogo):




Spider-Man 2

Baseado no segundo filme estrelado por Tobey Maguire, é o primeiro game do herói em modo de mundo aberto, assim como popularizou a série GTA. Contando com os atores do filme na produção, vários outros vilões também aparecem. Foi lançado para multi-plataformas, como PS2, X-BOX, portáteis e ganhou uma versão exclusiva para PC. Lançado em 2005, Spider-Man 2 ganhou também uma sequência em 2007, Spider-Man 3, também logo após o terceiro filme. Mais extenso que o 2, acabou não inovando, chegando até a ser inferior ao antecessor.




Ultimate Spider-Man

Enquanto o prazo apertado da Treyarch (a produtora dos games dos 3 filmes do Homem-Aranha) não deixava desenvolver um jogo feito com mais esmero, a desenvolvedora produzia Ultimate Spider-Man, que se baseou no Aranha do universo Ultimate. O jogo traz novas missões para o Aranha, e com muito mais divertimento. A cidade é menor do que os jogos anteriores, mas ganhou o bairro de Queens, o bairro natal de Peter Parker. Outra novidade é que você podia jogar como o Venom. Foi lançado em 2005 para PC, PS2, X-Box e portáteis.




Spider-Man: Friend or Foe

Neste jogo, os desenvolvedores voltaram a beber da fonte do terceiro filme. Mas inovaram nos objetivos: para deter uma ameaça maléfica, o Aranha pode juntar forças com famigerados inimigos, como Duende Verde, Dr. Octopus, Venom e Homem-Areia. Também outros aliados aparecem durante o jogo, como Blade e Punho de Ferro. Na progressão do jogo, eram liberadas arenas de combate para duelos mano-a-mano entre heróis e vilões. Foi lançado no final de 2007 para PS2, PS3, X-Box 360, Wii, PC e portáteis.




Spider-Man: Web of Shadows

Talvez o jogo com o melhor trailer que eu já vi. Você pode conferir logo abaixo. A ameaça da vez (mais uma vez) é o Venom, só que numa escala muito maior. Tentando se redimir dos jogos repetitivos do Aranha, a Activision desenvolveu um jogo privilegiando o combate aéreo e o mundo aberto, com muitos inimigos e aliados do Aranha, dependendo da ocasião (o trailer também exemplifica o que estou querendo dizer). Spider-Man: Web of Shadows roda em PS3, PS2, Wii, X-Box 360 e PC.




Spider-Man: Shattered Dimensions

Um objeto roubado por Mystério é partido e espalhado por diversos universos paralelos, indo parar na década de 1930, nos anos 2000, no ano 2099 e por aí vai. Quem está presente em todas essas épocas e é contatado pela Madame Teia para recuperar o artefato? As versões do Homem-Aranha, de 2099, Noir, Ultimate e o tradicional fazem o jogador se divertir como nunca antes. Este foi lançado apenas para PS3, Wii, X-Box 360 e Nintendo DS, em 2010.




Spider-Man: Edge of Time

O sucesso de Shattered Dimensions gerou uma sequência, em 2011. Agora você controla o "Amazing Spider-Man" - o Homem-Aranha atual, e o Homem-Aranha 2099. Dando ênfase ao enredo, mas mais curto que o antecessor, tem controles mais simples e funcionais. Também foi lançado para os mesmos consoles do sucessor, com a inclusão da nova plataforma portátil da Nintendo, o 3DS.



E para este ano, já está programado o lançamento de The Amazing Spider-Man, acompanhando o reboot dos filmes do Aranha. Fique sempre ligado no marcador games, aqui do Marvel616.com.


Bônus track:

Falar dos games solo do Aranha e não falar onde ele também é muito divertido de jogar, não vale, né? Portanto coloco só para matar a saudade, os vídeos de Marvel vs Capcom 1, 2 e 3 para aqueles que gastaram uma fortuna em fliperamas, detonando com suas equipes favoritas:








Jeferson

comments powered by Disqus