sábado, 7 de julho de 2012

Maratona 616: Top 25 Desenhistas do Homem-Aranha

Aranha

Você que tem acompanhado nossa Maratona 616 sobre o Homem-Aranha já estava esperando este momento, com os já esperados Top Desenhistas e Roteiristas. Contudo, desta vez, para comemorar os 50 anos de aniversário de criação do Amigão da Vizinhança, vamos listar aqui CINQUENTA criadores responsáveis por fases importantes da sua longa estrada nos quadrinhos. Comecemos aqui com os TOP 25 DESENHISTAS do Homem-Aranha:

25. Steve McNiven

Aranha
Indubitavelmente, Steve McNiven é um gênio. Por isso, ele está nesta lista. A colocação não é das melhores, mas isso se deve ao fato de que ele fez apenas um arco desenhado na vida do herói – Um dia a Mais – começando na edição Amazing Spider-Man #546. Tá certo que o arco é polêmico, sem dúvidas, mas sua arte nele está espetacular. E uma cena entre Peter e Jameson ficará marcada pra sempre em nossas memórias... Hahaha...

24. Sara Pichelli
Aranha
Sara Pichelli é a quarta artista regular do Aranha no Ultiverso e conquistou com muito louvor seu espaço, pegando a fase que precede a morte do Homem-Aranha (que estamos vendo agora no Brasil) junto com David LaFuente. Depois, sua arte caiu no gosto do público e a fez assumir de vez a revista nesta nova fase, com um novo Homem-Aranha, Miles Morales (que em breve, também veremos por aqui).

23. Mark Buckingham
Aranha
Mark Buckingham trabalhou com Paul Jenkins na revista Peter Parker: Spider-Man, desenhando alguns arcos aclamados dentro do título como aqueles contidos nas edições #20-41 e #48-50. Buckingham casou perfeitamente com o estilo do roteirista, que buscava mais apelo emocional dos personagens, coisa que o artista sabe fazer muito bem.

22. Stuart Immonen
Aranha
A marca de Stuart Immonen no Aranha deve-se a sua passagem brilhante no universo Ultimate logo após Bagley sair de seu longo período. Contudo, sua primeira edição do personagem aconteceu num crossover entre a Marvel e a Image - Spider-Man/Gen13 team-up! Depois, ele só foi voltar ao aracnídeo em Ultimate Spider-Man 111 ficando até a edição 133 , mas continua aproveitando seu espaço em Novos Vingadores e Essência do Medo para matar a saudade do amigão da Vizinhança. Seu estilo é bem diferente de outros que costumam passar pelo Aranha – é mais line-art e fluido, estilo que só mais recentemente vem entrando no mercado americano.

21. Paolo Rivera
Aranha
Paolo Rivera desenhou a primeira vez o Aranha na edição Spectacular Spider-Man #14, mas seu maior trabalho no herói só viria muito mais tarde, quando pedissem para ele desenhar a versão Mythos recontando a origem do personagem, uma verdadeira obra de arte, diga-se de passagem. Tempos depois, ele voltaria mais uma vez para desenhar a edição 577 de Amazing Spider-Man, uma história entre o herói e o Justiceiro. E finalmente, uma história marcante escrita por Joe Quesada, que finalmente colocaria um fim na questão do relacionamento entre Parker e Mary Jane - Amazing Spider-Man #638-641, com o arco One Moment in Time. Agora, o aclamado desenhista está fazendo sucesso na premiada série do Demolidor escrita por Mark Waid e não deve sair de lá tão cedo.

20. Ron Garney
Aranha
É certamente um dos artistas mais arrojados atualmente, mas que ainda mantem um traço saudosista. Sua primeira passagem no Aranha se deu em 1996, nas edições 416-417 (quando Ben Reilly assumiu o manto). Contudo, sua passagem mais marcante se daria nas edições 529 e nas 10 edições compreendidas entre a 533 e a 543, em 2006 e 2007. Garney foi o desenhista responsável pela fase do Aranha no novo uniforme desenvolvido por Tony Stark na Guerra Civil e desenhou o arco Back in Black, que levaria ao fatídico Pacto com Mephisto.

19. Alex Saviuk
Aranha
Alex Saviuk talvez seja o artista que desenhou o Aranha que menos tem seu mérito reconhecido. Começou por volta de 1987 a 1988 substituindo artistas regulares na revista principal Amazing Spider-Man. Depois, assumiu Web of Spider-Man da 35 até a 116, All-Ages Adventures of Spider-Man e em 1997 começou a desenhar as tirinhas do Aranha para o Jornal, ficando mais de 24 anos quase sem parar desenhando o Aracnídeo.

18. Terry Dodson
Aranha
Terry Dodson e sua esposa Rachel foram os desenhistas e arte-finalistas da maior parte da marcante passagem do roteirista Mark Millar no Homem-Aranha no título Marvel Knight: Spider-Man. Os Dodson também estiveram junto a Kevin Smith na minissérie Spider-Man/Black Cat. Como todos já estão carecas de saber, a dupla é famosa por desenhar mulheres ambundantemente belas e não fizeram feio com as “gatas” que rodeiam o aracnídeo. O traço mais leve e cartunesco também foi uma ótima pedida pra o jeito mais leve da narrativa do Homem-Aranha (mesmo sendo Millar o escritor).

17. Chris Bachalo
Aranha
Muitos vão concordar comigo, apesar dos opositores deste desenhista não serem em número pequeno. A mescla entre o obscuro e cartunesco que o Bachalo particularmente dá as suas histórias é algo que combina bem com o Aracnídeo. Chris Bachalo recentemente tem desenhado bastante edições do herói, como por exemplo, Amazing Spider-Man #555-557, 575-576, 629-633, além da minissérie do Anti-Venom.

16. Marcos Martin
Aranha
Um nome mais recente das revistas do Homem-Aranha, Marcos Martin tem sido o mais regular dos artistas nessa nova fase após o “Um dia a mais”. Ele desenhou as edições Amazing Spider-Man #659-661 (Que mostra a volta de Mary Jane nas histórias), 578-579 , a 12-page back-up in #600, 618-620, 634-645, 655-656 (Recente classico, “Ninguém Morre” ) e o número 657 (Onde o Aranha reage a morte de seu amigo, o Tocha Humana). Seu estilo é mais line-art, com um “que” de Ditko moderno segundo alguns.

15. Humberto Ramos
Aranha
Humberto Ramos é o atual fiel companheiro de Dan Slott nas histórias do Aracnídeo e até que para surpresa de muitos vem realizando um bom trabalho. Criticado por muitos por ter um traço absurdamente cartunizado, que beira a incompreensão as vezes de um ou outro quadro, Ramos começou no Aranha numa história em quatro partes escrita por Paul Jenkins em Peter Parker: Spider-Man #44-47. Isso garantiu sua presença num novo título criado especificamente pra dupla - Spectacular Spider-Man – na qual Ramos ficou nas primeiras 10 edições e também cobriu a 12, 17 e 18. Recentemente, após os eventos na nova fase do Aranha, chamada de “Big Time” nos EUA. Como é de praxe agora randomizar entre artistas, ele vem dividindo espaço com Stefano Caselli e Giuseppe Camuncoli, mas certamente é o que mais se destaca dos três. Ramos desenhou as edições 648-651, 654.1, 667-671, 676, 678-679, 684-685.

14. John Byrne
Aranha
É dificil saber se teve algum personagem Marvel com que John Byrne não tenha trabalhado. O caso do Aranha é um, claro. Começou criando histórias para o mesmo em Marvel Team-Up #53-55, 59-70, 75 e 79, junto com Chris Claremont. A história mais clássica aí é o encontro dele com ninguém menos que a Sonja. Entre os anos 70/80, chegou a fazer alguns fill-in em Amazing Spider-man e até mexeu na origem do herói numa história em 12 partes chamada Spider-Man: Chapter One. Quando o título foi relançado com número 1, ele desenhou as 18 primeiras edições e algumas mais depois. Todas elas memoráveis.

13. Erik Larsen
Aranha
Erik Larsen assumiu Amazing Spider-Man logo depois da saída de Todd McFarlane e certamente foi bastante influenciado por seu antecessor, apesar de ter um traço muito mais cartunesco e bem particular, reconhecível até pelos mais leigos. Ele também tem uma narrativa visual marcante e envolvente. Ele permaneceu no título entre as edições 330-350 ( só pulando a edição 345) e fez a edição do novo título regular Spider-Man 15, 18-23, tanto como desenhista como roteirista (seguindo também os passos de McFarlane. O mais curioso talvez foi seu crossover entre o Teioso e Wolverine, mostrado Marvel Comics Presents #48-50. Assim como McFarlane, Larsen saiu da Marvel para fazer seu nome em Savage Dragon, pela Image Comics.

12. Mike Deodato
Aranha
Mike Deodato provavelmente foi o desenhista mais marcante da polêmica fase escrita por J. Michael Straczynski, tendo que substituir o iconográfico John Romita Jr quando esse deixou o título neste novo século. Sem perder um prazo e initerruptamente, Deodato desenhou a revista das edições 509 até 528. Foi uma curiosa inovação, já que ele vinha mudando seu estilo desde o Incrível Hulk e passou a dar ao herói e seus coadjuvantes uma visão mais fotorealista de tudo, mas ainda assim sem tirar a plasticidade comum do Homem-Aranha. Ele também foi o desenhista de passagens polêmicas do cabeça de teia, como por exemplo o curioso caso em que descobre-se que Gwen Stacy teve filhos com Norman Osborn.

11. Mike Zeck
Aranha
Mike Zeck é um nome marcante na vida do Cabeça de Teia, mas não por ter desenhado muitas de suas edições, mas pelo impacto de uma delas em particular causou na vida do herói. Estou falando da Última Caçada de Kraven em 1987, considerada uma das melhores histórias do Cabeça de Teia até hoje. Zeck desenhou além do título regular, algumas edições perdidas de Web of Spider-Man e Spectacular Spider-Man. Ele também fez em 1996 uma minissérie que tinha Ben Reilly e Kaine como protagonistas.

10. Mike Wieringo

Aranha
Mike Wieringo passou pelas histórias do Aranha umas duas vezes antes de seu prematuro falecimento. Num primeiro momento, esteve em Sensational Spider-Man, na edições 8-11, 13-17, 21-23, 27-28 e 31. Depois, surge em Friendly Neighborhood Spider-Man #1-5, 8-10, sua fase mais recente. Seu estilo mais puxado pro cartunesco era uma ótima pedida para histórias mais leves do herói e deixou os fãs com saudade. Uma de suas últimas edições aqui publicadas envolve o Quarteto Fantástico e o herói Aracnídeo, uma bela despedida do artista para ficar em nossas memórias.

09. Ron Frenz
Aranha
Talvez não tão regular nas histórias como muitos outros artistas que estarão nesta lista, Ron Frenz marca sua passagem pelo cabeça de teia pelas histórias que se tornaram clássicas, como é o exemplo de “O garoto que colecionava o Homem-Aranha” e a fase do uniforme negro do herói. Frenz ingressou na revista quando Tom DeFalco era escritor e desenhou as edições entre as edições 251 a 284, com um outro pulo substituído por outros artistas. Ele também foi desenhista da revista Untold Tales of Spider-Man e Webspinners, por duas edições em cada. E, por fim, foi regular por mais de 100 edições de Garota-Aranha.

8. Ross Andru
Aranha
Já conhecido por seus trabalhos na DC, Ross Andru conseguiu mostrar ainda mais do seu traço quando foi contratado pela Marvel e assumiu o título do Homem-Aranha, ficando por mais de 60 edições, da 125 até a 185 de Amazing Spider-man, tendo apenas uma única edição em que foi substituído. Ele também foi responsável por desenhar cinco edições Giant Size do herói e ainda o famoso crossover entre o aracnídeo e o Superman. O artista se destacou sempre por suas cenas de ação com o personagem, mas é bem lembrado por ter sido um dos pioneiros a retratar a arquitetura de Nova York de uma maneira fabulosa.

7. Sal Buscema
Aranha
Muitos vão lembrar do grandioso trabalho de Sal Buscema pelo fim (até então definitivo) na questão de Harry Osborn e o Legado do Duende Verde na revista Peter Parker: O Espetacular Homem-Aranha. Sal, como já falamos aqui em outras maratonas, começou como arte-finalista nos anos 1970s e chegou a trabalhar sobre os lápis de Romita Pai na sua passagem no Homem-Aranha. Como desenhista, fez passagem nas edições Marvel Team-Up #20-22 , retornando nas edições #33-52 . No meio dos anos 1970s, assumiu como regular em Amazing Spider-man, até que mereceu um título a parte - Peter Parker: The Spectacular Spider-Man, no qual desenhou as primeiras 20 edições. Nos anos 80, voltou pra revista e desenhou as edições #135-238. Outro destaque de sua carreira seria participar como arte-finalista das histórias da Garota-Aranha, escritas pelo ilustre Tom de Falco.

6. Gil Kane
Aranha
Gil Kane foi o cara quem assumiu o Aranha logo após a saída de John Romita Sr. do título e teve um trabalho danado para segurar as pontas, já que estaria obscurecido pelo seu antecessor. Por sorte, Romita estava ali para apoiá-lo como arte-finalista. O interessante é que muitas das histórias hoje clássicas são desenhos dele (e não de Romita Pai como muitos creem), como Amazing Spider-Man #89-92 (Morte do Capitão Stacy), 96-105 (Histórias envolvendo Harry drogado, surgimento de Morbius e o Aranha de Seis Braços), 120-124 (Morte da Gwen Stacy e do Duende Verde) e a edição 150 (que é o epilogo pra Saga do Clone Original). Apesar de acompanhar bastante a dinâmica de Romita, ele foi reconhecido por ser lendário em suas cenas de ação nos quadrinhos.

5. John Romita Jr.
Aranha
É como dizem por aí. Tal pai, tal filho. Assim como o seu progênito, John Romita Jr. ou como amistosamente chamamos no Brasil, Romitinha, teve fases marcantes como desenhista do cabeça de teia em dois momentos diferentes. Nos anos 80s, quando seu traço era um pouco mais guiado pelo Aranha de seu pai e outro no final dos anos 90 e e 2000s em diante, com um traço mais angular, estilizado e próprio (que nem todos costumam apreciar). Ele trabalhou em Amazing Spider-Man #208-218, 224-249, 290-291, Spider-Man/Peter Parker: Spider-Man (Volume 1) #64-91, 96, 98, Peter Parker: Spider-Man (Volume 2) #1-19 e na nova fase Amazing Spider-Man (Volume 2) #22-27, 30-58. Quando as edições voltaram a numeração original, Amazing Spider-Man #500-508, 568-573, 584-585/587-588 e 600 (trazendo a volta de Mary Jane a revista). Isso tudo e alguns outros.

4. Todd McFarlane
Aranha
Antes de Todd McFarlane, era difícil ver alguém que conseguisse fugir muito do estilo padrão do herói dado por John Romita e inovar completamente a dinâmica do herói. McFarlane fez isso sem qualquer esforço. Ele assumiu em Amazing Spider-Man #298 e muitos virão ali o futuro promissor que o herói logo ia chegar. Foi Todd quem permitiu ao herói se contorcer de uma forma inumana, com poses inusitadas, saltos e acrobacias que hoje são tidas como clássicas e copiadas por muitos. Foi ele também que fez o Venom acontecer e cair no gosto do povo, definindo tudo que o simbionte alienígena é hoje em dia. Ele também teve uma longa estrada nas revistas (que muitos acabam desconsiderando ao desprestigiar o trabalho dele. Desenhou as edições Amazing Spider-Man #298-323 initerruptamente, e algumas com dobro de página e até duas vezes por mês. Depois, ele mesmo assumiria o título como desenhista e roteirista num relaçamento, das edições #1-14 e 16, quando finalmente deixou a Marvel para seguir com seus planos para criar Spawn pela Image Comics.

3. Mark Bagley
Aranha
Sim, eu estou colocando Mark Bagley entre os três maiores. Sou respaldado por uma grande verdade. Ele deu a cara pro novo Homem-Aranha nos últimos 10 anos e definiu seu traço para a maioria das linhas de produtos e publicidades que vemos por aí. Bagley conseguiu juntar dois ícones posteriores, Romita Sr. e McFarlane num novo e próprio estilo, que merece de fato ser eternizado entre os clássicos.Sua experiência com o personagem também não é pouca. Ele assumiu o título numa fase complicada, que pouco tempo depois levou as histórias famosas da saga do clone. Sua primeira temporada em Amazing Spider-man foi da edição 351 até a 415, sendo algumas delas até duas vezes por mês (O que mostra outro valor dele, ser rápido nos prazos e não precisar NUNCA ser substituído). E tanto que isso levou a quebrar um recorde mais tarde junto com Bendis. Em Ultimate Spider-man (que foi co-criador), ele perdurou por mais de 110 edições passando Lee e Kirby no Quarteto Fantástico em termos de dupla criativa fixa em sequência num mesmo título.

Pra essa geração atual, seu jeito dinâmico de desenhar o Homem-Aranha é a referência e vai demorar pra vermos um outro tomar esse posto tão cedo pra dar a nova cara do herói Aracnídeo.

2. Steve Ditko
Aranha
O senhor Steve Ditko entra entre os primeiros da lista de forma merecida, e não apenas algo de praxe por ser o co-criador. Segundo o próprio Stan Lee, seu traço arrojado era algo que ele viu que seria específico para o personagem, algo que certamente Kirby não resolveria tão fácil por ter personagens mais “duros”. Ele revolucionou ao criar um uniforme diferente de qualquer outra coisa e que se mantem vivo até os dias de hoje. Seus vilões são completamente inovadores e muitos mantém os designs ou inspiram as novas versões mesmo depois de 50 anos. Sua narrativa em quadros também é algo admirável. Diferente de qualquer um outro, ele consegue fazer a estória fluir como se fosse algo muito maior do que realmente é, como notamos nas 11 páginas da origem do Homem-Aranha em Amazing Fantasy. Fora isso tudo, ele era ativo completamente na direção do roteiro, o que com o passar do tempo gerou as brigas que findaram a sua parceira com Stan Lee.

1. John Romita Sr.
Aranha
Provavelmente, vou ser crucificado pelos fãs de Steve Ditko, mas para me defender posso afirmar que este foi o primeiro da lista também do Comic Book Resources e certamente é o de muita gente. Romita Sr foi o cara quem definiu de fato o herói e também todos os seus principais personagens coadjuvantes. Segundo o próprio Stan Lee, as mulheres sobre o traço de John eram muito mais belas e desejadas pelos fãs, e destaca-se aqui principalmente a Mary Jane. Foi Romita quem apresentou a sobrinha da vizinha da tia May ao Peter (e ao mundo). Em termos de dinâmica do traço, definem-o como sendo o misto entre Ditko e Kirby, dando ao personagem a ideal plasticidade pelo qual o conhecemos. É tanto que seu Homem-Aranha se tornou-o modelo para todos os demais artistas do final dos anos 60s por todo os anos 70s, inclusive como imagem publicitária de seus inúmeros produtos (algo que só foi mais tarde substituído pelo Aranha de Bagley). Romita esteve no aranha entre as edições 39-88, 93-95, 106-119 e algumas edições substituindo desenhistas ao longo deste tempo. Também foi arte finalista de Gil Kane em certa fase da passagem dele. Indiscutivelmente, a maioria vai concordar comigo no final. John Romita Sr. é o cara quem fez o Homem-Aranha definitivo e escreveu as histórias mais icônicas do personagem como a edição Amazing Spider-Man #50 .

Esse material que você conferiu aqui foi baseado numa matéria do Comic Book Resources em que aproveitei para fazer algumas modificações segundo minha opinião, mudando de ranking alguns nomes e trocando outros.


E não deixe de conferir nessa mesma maratona o outro lado da moeda, os TOP 25 ROTEIRISTAS do mais famoso herói da Marvel.

Coveiro

comments powered by Disqus