terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Morte do Homem-Aranha Ultimate: O encontro com tio Ben


O último review de Ultimate Homem-Aranha se encerrou no climax. A morte citada no título não aconteceu, mas a situação ficou tensa. Um baleado Peter Parker resolveu enfrentar o Sexteto Sinistro, que já haviam derrotado o Tocha Humana e Homem de Gelo. Será que o amigão da vizinhança escapará dessa?


Logo no início da luta, Peter consegue nocautear o Abutre. O Duende já estava cambaleado devido a luta com o Tocha Humana. Então, o herói partiu para cima de Electro e Homem-Areia, usando a água para derrotá-los. Electro cai, mas Marko não, o vilão parte com tudo pra cima de Peter, Abutre se levanta e parte para cima, acertando-o pelas costas e de surpresa. Paralelamente, tia May e Gwen Stacy que estavam em fuga, recebem uma ligação de sua vizinha, anúnciando que Peter Parker era o Homem-Aranha e que estava sendo morto por vilões em pleno jardim. Os malfeitores entram em choque, todos querendo matar finalmente aquele que tanto os envergonhou no passado. Electro concentra muita energia, estava para finalmente matar Parker, porém, ele é morto. Electro, não Parker. Tia May assassina o vilão com uma bala que atravessa seu peito, fazendo-o explodir em uma descarga elétrica que deixa civis, vilões e heróis todos atordoados.


Cria-se então um momento de calmaria. Peter, nos colos de sua tia, finalmente relaxa. Mas o que é que dizem sobre momentos de calmaria? Ah sim, precedem grandes tempestades. O Duende Verde acordou e está sedento de sangue. Mary Jane, de sua casa, enxerga o show de luzes que a batalha causa, mas é proibida de ir até lá pela sua mãe. Já na casa dos Parker, o Aranha foge com sua tia e Gwen nos braços, com Osborn em seu encalço. Com uma vantagem, ele ordena para Gwen que ela sua tia fossem embora e que não voltassem para perto da luta.

Então o herói resolve acordar o Johnny, que após recobrar a consciência parte enlouquecido para cima de Norman. Mas, as suas chamas apenas potencializam os poderes do vilão, que derrota o jovem Storm com muita facilidade. No mano a mano o Duende tem vantagem, mas Parker é salvo por Mary Jane, que atropela o gigantesco vilão verde com um caminhão. Aproveitando que seu inimigo está atordoado, Peter e MJ se beijam, antes do benfeitor arremessar mais uma vez o caminhão em cima do vilão. Com a energia de fogo que emana de Osborn, o caminhão explode, arremessando Peter para longe e matando finalmente o maior inimigo do Homem-Aranha.

No chão, com Johnny, Gwen, Mary Jane e tia May em sua volta, Peter pronuncia suas últimas palavras para sua tia: "Ih, calma. Eu ... mandei bem. Não percebeu? Ta tudo certo. Eu consegui. Não deu pra salvar ... o tio Ben. Não importa ... o que mais eu tenha feito. Mas eu te salvei. Deu certo. Eu ...". E assim, ás lágrimas e para o desespero de todos os presentes, a vela mais brilhante do universo Marvel se apaga. Ou, como a atual Viúva-Negra falou: "O melhor e mais brilhante entre nós foi apagado como uma vela".


O Homem-Aranha Ultimate foi criado no início dos anos 2000, teve 160 edições publicadas por aqui. Todas escritas por Brian Michael Bendis. Grandes desenhistas marcaram fase na revista, como Mark Bagley, Stuart Immonen e Sara Pichelli. O personagem teve uma vida de aproximadamente 11 anos ( no mundo real) e dá para se dizer que de sua criação até sua morte, não teve uma fase negativa. Único personagem da Marvel, e de várias outras editoras, que pode se gabar disto. Não passou por mãos de escritores incompetentes. Sempre foi um símbolo de qualidade para as HQs da Marvel. Talvez o personagem, ou a versão do personagem, mais humano que tivemos o ilustre prazer de acompanhar. O ciclo terminou, Peter Parker nasceu, viveu e morreu. Mas e o Homem-Aranha? Bom, quanto a este, acredito que teremos grandes e ótimas surpresas pela frente. 

Adeus Peter Parker, descanse em paz com o tio Ben.

Essas duas histórias foram publicadas originalmente em Ultimate Comics Spider-Man 159 e 160 e possuem roteiro de Bendis e a arte do Bagley. No Brasil, foram publicadas em Ultimate Marvel 25.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus