quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cosplay no 616: Começando do Zero...

*Artigo escrito pela colaboradora "expert" em Cosplay: Dani "Pirata" Dandi

Eis que retorno ao lar dos fãs da Marvel no Brasil, para mais um complemento ao universo cosplay! Na matéria anterior, dei uma breve explicação sobre a história do cosplay, agora é hora de começar a engatinhar na produção do cosplay. Sei que pode parecer básico demais, mas para quem nunca fez cosplay, o projeto já é bem confuso. Por isso, aos iniciantes, vou dar algumas dicas de tudo que devem procurar e precaver antes de mandar ver na criação de seu cosplay. Lembrando é claro que muito mais há de se aprender na prática, na tentativa e erro, mas nós que já penamos um pouquinho vamos adiantar um pouco do que já tivemos de enfrentar...

Photobucket

O primeiro passo de todo cosplay: Que personagem vou fazer?

Parece uma questão simples, mas para quem esta começando é algo deveras complicado. Normalmente não amamos apenas um herói ou um vilão, mas muitos deles, que nos acompanham em diversos momentos de nossa vida. Não posso dizer precisamente qual a melhor escolha, se é aquele mais parecido com você, o mais barato, ou aquele mais conhecido do público, mas posso dizer com convicção que deve ser aquele com quem você se sente bem. Claro que, estar dentro de seu orçamento é fundamental, mas todas as questões além de “gostar da personagem” são discutíveis.

Photobucket
Existe um universo de opções para todos os gostos!


Quem é a personagem que escolhi?


Parece bobagem, mas tem gente que esquece esse pequeno detalhe. Fazer cosplay de alguém que você não sabe nada além do nome não é recomendável. Procure primeiro entender de quem se trata, qual a sua história básica, seus aliados, seus inimigos, etc. Mas se você já conhece, e só esta começando porque quer ser “fulano”, então fica bem mais fácil, supondo que você já conhece muito dele!

Agora aos indecisos, nada melhor que começar com a leitura das HQs da personagem em questão. Muitas personagens dos quadrinhos existem faz tempo no mercado. Há muitas décadas eles começaram a se multiplicar, e apresentar os mais diversos tipos de versões e histórias, portanto, ler TUDO que elas possam ter seria quase que impossível, ainda mais quando nem todas as publicações saem no Brasil... Para isso existem outras mídias. Algumas personagens aparecem em adaptações de séries e filmes, que também podem ser uma boa fonte, embora na maioria das vezes não recomendáveis (dado à duvidosa fidelidade da adaptação).

Eis que nossa principal ferramenta emerge, a INTERNET. A web pode ser tanto uma boa ferramenta quanto traiçoeira, e sempre se deve pesquisar duplamente qualquer tipo de informação. A Wikipedia costuma ser a primeira pagina procurada, mas não é a mais recomendável. Vale como ponto de partida? Sim, mas vá sempre além. Sites de fãs dedicados às personagens costumam ser mais “apetitosos”, já que eles são bem mais rigorosos e dedicados que as mídias convencionais. Procurar sites com a língua de origem da série pode ser difícil para algumas pessoas, mas as informações muitas vezes estão mais completas. No entanto, no meio de toda essa pesquisa e dedicação, é importante afirmar que você não é obrigado a saber tudo! Não se descabele para decorar autores, datas, edições etc. Saiba o necessário, e, além disso, fica ao seu próprio gosto. Ah, e não se esqueça do mais importante para a sua pesquisa, reúna as melhores imagens da personagem, com todos os detalhes de seu uniforme!

Sites indicados:
Comicvine - O site possui vasta informação sobre as mais diversas personagens de quadrinhos, com listas de aliados, afiliações, edições, arcos de histórias importantes, e a melhor parte: ótima galeria de imagens. Fácil ferramenta de busca, em inglês.
Marvel Comics Databade – Claro, a Marvel também tem sua própria Wiki (assim como outras editoras). Confira informações, dados, citações e imagens. Em inglês.
Marvel.com – O site oficial da Marvel também possui informações sobre todas as personagens.


Photobucket
Tenha sempre uma galeria de imagens focada no uniforme escolhido.


Qual a adaptação/uniforme vou trabalhar no meu cosplay?

Ah os multiversos...

Com a crescente popularidade dos filmes de Super Heróis no cinema, e o surgimento de inúmeras séries animadas e seriados, não somos limitados a escolher apenas a versão original da personagem. Algumas pessoas podem preferir o realismo do Wolverine dos cinemas, ao colorido baixinho das HQs. Outras pessoas podem achar mais bacana o Capitão América tradicional do que o moderno vingador. Escolha o que se sentir melhor.

Vamos complicar mais? Ainda temos as realidades alternativas, e as sagas, e as milhares de variações de uniformes! Super Heróis recebem um tratamento diferente ao longo das décadas, das fases, dos roteiristas e dos desenhistas, e é quando começamos a fazer um banco de imagens que descobrimos que mesmo os uniformes mais populares já receberam variações inúmeras, perceptíveis ou não. Muitas vezes, de um capítulo para o outro, o detalhe x da roupa varia, muitas vezes trazendo confusão na hora de definirmos como será o uniforme! Não se descabele, lembre-se que o cosplay não possui a obrigação de ficar idêntico aos quadrinhos (até porque a maioria das coisas que criam são fisicamente impossíveis), mas devem estar de acordo com seu gosto, e cair bem no seu corpo (mas vamos falar mais disso em outro tópico).

Vale lembrar também que cosplay é um hobbie cuja roupa não deve obrigatoriamente existir nas mídias (afinal, o cosplay nasceu da criação de personagens originais, lembram?), portanto há também a divertida escolha de se fazer uma releitura da personagem! O que isso quer dizer? Quer dizer que você pode criar uma roupa alternativa para a personagem em questão (em estilos diferentes, por exemplo, o cyberpunk, steampunk, mesclar universos diferentes dos quadrinhos, etc.). Podem até se inspirar em fanarts se preferirem, aqui o que manda é a criatividade!


Acessórios?


Muitos heróis/vilões possuem acessórios, pode ser um cinto, uma arma, uma armadura ou um casaco. Lembre-se que muitas vezes o material e o trabalho para preparo dos acessórios pode estar muito além das habilidades da sua costureira, então leve em consideração todos os detalhes. Se eles precisam ser resistentes ou não, e principalmente, se você consegue carregá-los ou usá-los. Não caia no erro de trazer uma peça mirabolante que impeça você de andar ou respirar! Curiosamente, a ausência desses acessórios também pode ser um erro: a caracterização da personagem pode depender dele, e sem ele, ela é incompleta. Imagine só o Gavião Arqueiro sem arco. Dedique-se a solucionar a confecção desses detalhes, seja procurando quem possa fazer, ou que materiais você mesmo possui para fazê-los.

Para construir peças mais complexas, aconselho os seguintes sites:
Instructables – Site sobre como construir, montar ou consertar qualquer coisa, que alguém tenha postado um tutorial. Entre tanta coisa diferente, você pode achar elmos, capacetes, peças com iluminação, asas etc. Site em inglês.
The RPF – Fórum de discussão sobre réplicas, fantasias e modelos em escala referentes à industria do entretenimento. Entre a apresentação de diversos trabalhos, você encontra alguns tutoriais bem úteis. Site em Inglês.



Photobucket
Não se sinta limitado! Com criatividade e escolhas inusitadas, também podemos surpreender!


Procure sempre referencias de outros cosplayers!

Não é uma questão de comparar os defeitos, mas de evitar problemas futuros. Não hesitem em procurar outros cosplays da mesma personagem que escolheu, eles podem apresentar soluções e inspirações para seus projetos. Procure aquilo que deve seguir, e o que deve evitar. Todo trabalho deve ser valorizado, e NUNCA reduza ninguém, nem você mesmo quanto às diferenças entre os cosplays.

Aconselho uma busca de cosplays nos sites:
Cosplay.com – Galeria de cosplays do mundo todo. Fácil ferramenta de busca para personagens, séries, nick de cosplayers; só confunde quando existem muitas personagens com nomes similares. Em inglês.
DeviantArt – Galeria de arte do mundo todo, incluindo cosplay. Vários tipos de cosplays, várias línguas, principalmente em inglês.
World Cosplay – Rede social para cosplayers. Vários tipos de cosplays, mas você encontra mais personagens orientais. Várias línguas.
Super Hero Costuming – Forum de discussão com organizada galeria de fotos especializada em cosplays de quadrinhos. Marvel, DC, e outras editoras. Em inglês.
Comics Cosplay Brasil – Nosso site, com referências de cosplays do mundo todo (destaque cosplay), notícias, entrevistas a cosplayers nacionais, e cobertura de eventos em São Paulo. Site em português.
Marvel.com – Galeria de cosplays no site oficial da Marvel. Você também confere alguns destaques da staff oficial da editora aqui. Site em inglês.

Mas se você só quer inspiração e boas fotos, aconselho o Tumblr do Super Hero Costuming Forum. Se preferir peças mais casuais, para o seu dia a dia, procure no Fashionably Geek.



Reunindo as informações técnicas!

A partir daqui, basta reunir todas as informações que adquiriu ao longo da sua pesquisa, e organizá-las com o objetivo de sua confecção. Neste ponto, você já tem tudo que precisa: a personagem, as imagens, os exemplos de outros cosplayers, e todo tipo de referência visual de que precisa. O último passo é resolver a seguinte questão: quem vai construir seu cosplay?

Se você sabe costurar, ótimo! Manda ver! Dependendo da personagem você pode montar tudo com peças de seu armário, ou mesmo comprando em lojas comuns. Se não é esse o caso, você precisa deixar tudo bem projetado para entregar a quem saiba fazer. Nunca entregue imagens de roupas à costureira (ou alfaiate, como preferir), senão aqueles detalhes diferentes podem confundi-la. Preferivelmente redesenhe o uniforme da forma que deseja que ele seja feito, e aponte detalhes especiais como o caimento da roupa desejado, se há brilho ou não, ou a especificação de panos. Caso não seja uma especialista em tecidos, pesquise-os também em lojas e com pessoas experientes.

Uma pessoa que sabe costurar pode não saber fazer um visor, ou uma armadura. Para cada peça, cada personagem, é preciso uma pessoa diferente para realizar o trabalho. Procure profissionais em sua região, peça indicações de outros cosplayers. De preferência, procure alguém que você possa visitar pessoalmente e constantemente, para acompanhar o processo de criação, tirar as medidas e corrigir os detalhes. E atenção! Tenha muita paciência nessa fase! Não é fácil encontrar profissionais que trabalham com tecidos de lycra, e dificilmente será uma pessoa que entenda de quadrinhos, portanto deverá deixar tudo muito claro e estar sempre presente para esclarecer todas as dúvidas. Na próxima matéria vamos discutir melhor sobre os materiais e tecidos.


Photobucket
Observe as soluções de outros cosplayers. A exemplo, Estrela Polar e Aurora usaram refletores noturnos na roupa. Namor não deixou passar as escamas do uniforme. Nova destacou os detalhes da roupa pintando os locais iluminados. Paladino optou por um tecido de tramas largas e luvas esportivas, pintando-as à mão.


Seu corpo no cosplay.


Você não precisa ser igual à personagem que vai fazer o cosplay, mas também deve sempre respeitar os seus limites. Nunca conheci uma mulher com 1,90 de altura, 120cm de busto e 56 kilos, muito menos encontrei uma legião de fisiculturistas eufóricos para usar lycra colorida. Esqueçam o que está nos quadrinhos, e encarem a realidade. As pessoas possuem padrões e formas diferentes, e nenhuma é mais bonita do que a outra só porque a moda determinou. No entanto, devemos sim respeitar nossos limites físicos, e quando digo isso, me refiro às linhas e tecidos usados na roupa. Você pode alterar o traço e o corte do cosplay para que ele se adapte a você. O cosplay é seu, e não você dele.



*Algumas dicas:


Se você está acima do peso:
Cores claras e tecidos finos destacam as gordurinhas, evite-as se não se sentir bem com isso. Se quiser disfarçar aquele sobrepeso, roupas com linhas retas e verticais são recomendadas. Se o uniforme for escuro, melhor ainda! Você pode usar uma cinta por baixo para não deixar a barriguinha relaxar, mas não faça disso um desconforto. As meninas ainda podem optar por um corpete ou espartilho, mas somente se estiverem acostumada com esse tipo de peça! Não tenham vergonha de fazer uma roupa maior e mais larga, é melhor ficar bem do que passar mal dentro de uma peça apertada. Tecido metalizado é um risco, use apenas se ficar a vontade com isso.

Para ter alguns exemplos bacanas, confira o Plus Sizes Cosplay, site para fãs de cosplays acima do peso.

Se você está abaixo do peso: Peças com casacos, sobretudo e roupas largas ajudam a desenvolver melhor a forma da personagem e aumentar seu tamanho. Evite roupas apertadas e finas se preferir parecer maior, e procure linhas curvas e horizontais. Pessoas magras costumam ficar bem em armaduras e uniformes carregados. Enchimentos são uma opção se souber fazer. Tecido metalizado é um risco, use apenas se ficar a vontade com isso.

Para qualquer caso: Tecidos claros e finos ficam transparentes, cuidado com eles. Não tenha vergonha de usar cintas e segunda-peles, eles ajudam a esconder as roupas íntimas, além de corrigirem sua postura melhorando a “pose de herói”. Para as meninas aconselho sutiãs de bojo ou segunda-pele para evitar os “faróis acesos”, e aos meninos uma cueca boxer ou cintas/shorts sem elástico para disfarçar o “pacote” (é preciso considerar esses detalhes...). Elásticos apertados deixam os “pneus” escaparem não importa seu peso, procure sempre peças que não marquem. Lembrando que essas precauções cabem aos uniformes justos ao corpo.


Photobucket
Não importa o seu padrão físico, desde que você respeite como você é.
Todos podem ter ótimos cosplays.


Vale lembrar também que: tomara-que-caia não funciona em meninas de busto grandes (procure corpetes ou outras estruturas fixas nesse caso), e tecidos grossos e opacos ocultam os músculos (não entram no umbigo como nos quadrinhos). Casos em que vemos músculos em uniformes ou contorno de seios tratam-se de latex moldado no corpo do cosplayer. Use como uma alternativa peças pintadas a mão (mais compatíveis a nós, meros mortais). Somente se arrisque com materiais e moldes complexos se estiver preparado para muito trabalho e dedicação (e aceitar alguns erros que possa cometer no caminho).

Neste ponto, você deve redesenhar e descrever todos os detalhes que busca no cosplay. Se não souber desenhar, procure alguém para ajudar, ou uma ilustração que mostre com precisão o que busca como resultado. Busque em especial por um “model sheet” da personagem em questão.

Separei em anexo nos links abaixo (01) a imagem que uso como base para desenhar as roupas que entrego à costureira. Como não tenho o físico da Jean Grey, eu redesenhei o próprio model sheet para deixá-lo com pernas mais curtas, e quadris maiores, assim se aproximando melhor de mim (02). No último anexo (03), separei um desenho para os meninos. Presentinho para vocês!

ANEXO 01, ANEXO 02, ANEXO 03

Photobucket
Seguem alguns exemplos prontos de model sheet das personagens,
e como desenhei um dos meus uniformes


Lembre-se sempre, todos podem fazer cosplay! É apenas uma questão de adaptação e carinho.

Pirata "Dani" Dandi


Nota da Cammy: Viram como é difícil? Pois aprendemos a superar tudo isso com nossos amigos do ComicCosplay, lembram da matéria dos editores do marvel616 fazendo seu primeiro cosplay? Se animaram? Façam os cosplays e contem para nós! Mandem fotos (editorial@marvel616.com), quem sabe não aparecem por aqui?

comments powered by Disqus