quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Guerreiros Secretos: Cavaleiros do Zodíaco

Photobucket

Como vimos na última edição de Guerreiros Secretos, Fury perdeu seu filho e a equipe Cinza de larvas. Agora, capturado por Kraken, Hickman começa a mostrar um ponto importante do passado das organizações conhecidas como Hidra, Leviatã e SHIELD. É o que vemos em Capitão América e os Vingadores Secretos n° 09 e 12.

1961. Jake Fury, irmão de Nick Fury e o Escorpião da organização conhecida como Zodíaco, se depara com uma figura estranha, que o leva até uma reunião de personagens importantes para o mundo da espionagem. Um grande roda zodiacal, composta pelos seguintes membros: Jake (Escorpião)Vasili Dassiev (Capricórnio), John Garret (Aquário), Shoji Soma (Peixes), Cornelius Van Lunt (Touro), Nick Fury (Gêmeos), Barão Strucker (Sagitário), Dum Dum Dugan (Libra), Thomas Davidson (Virgem), Daniel Whitehall (Leão), Viktor Uvarov (Câncer). Todos sob o comando de uma pessoa de que se autodenomina Áries. O lugar da reunião: Pietá.

Boa parte dessa passagem de Guerreiros Secretos tem ligação com um mini ainda inédita no Brasil, S.H.I.E.L.D., escrita pelo Hickman. Trata-se de um dos trabalhos mais interessantes do autor, que coloca personagens históricos, como Leonardo da Vinci e Isaque Newton no centro da trama. Inclusive, Áries é um desses personagens (não vou falar porque é spoiler).

Voltando à controversa reunião, os presentes não estão com muita paciência. Todos ali são praticamente inimigos mortais, por razões históricas ou/e ideológicas. E, para variar, estão estão prestes a se matar. Mas Áries tem algo a oferecer a eles, desde que os presentes joguem o jogo que ele está propondo. Reparem que Whitehall será uma peça interessante nessas duas edições.

Photobucket

Os jogos começam: Soma, Whitehall (que se revela o Kraken), Garret e Dassiev vão a Gizé, onde se deparam com alienígenas da ninhada e com uma fonte produtora de energia. Nick, Davidson e Jake foram até a França, onde encontraram algo misterioso. Dugan, Strucker, Uvarov e Van lunt vão até a Cordilheira de Zagros, onde se deparam com centenas de robôs assassinos e com, ao final, com diversas câmaras de êxtase. Todos reportam seus triunfos aos outros membros da grande roda, menos Nick Fury. Assim, fica a dúvida: Fury sabia que haveria a traição dos outros membros da grande roda ou foi este ato o gatilho que desencadeou toda a guerra que estamos vendo em Guerreiros Secretos?

Davidson coloca o sistema em operação. Unindo as câmaras de êxtase com a fonte alienígena de energia, seria possível criar, infinitamente, meta-humanos, com habilidades equivalentes ou superiores aos resultados produzidos pelo soro do supersoldado. Após ouvir as explicações devidas sobre como funciona a máquina, Uranov acerta a perna de Davidson e, com auxílio do exército russo, toma o controle de Pietá. Vassili quer poupar os membros da grande roda. Mas ao ouvir que aquela situação ia ter troco, Uranov convence o companheiro a matar todos ali presentes. Um violento tiroteio se inicia. Strucker e Soma conseguem fugir. Nick é atingido. Será o fim do grande espião?

Um mês depois, após transferir o maquinário para Rússia e no momento de ascensão de Uranov e sua tropa, Soma e Strucker invadem a instalação. Uranov é atingido gravemente por Strucker. Vassili tenta salvar o amigo, colocando-o na máquina. No entanto, Soma pega a fonte de energia. Assim, a máquina passa funcionar incorretamente, transformando a aparência dos soldados da Leviatã na que conhecemos hoje.

Fury, que não morreu (MVA? O Fury que se negou a revelar a sua descoberta também era uma cópia?), discute com Áries, culpando-o por toda a situação ocorrida. Áries diz que aquilo ainda não acabou.

Photobucket

Voltamos ao presente. Nick Fury está preso juntamente com Strucker. E nesse momento, Hickman começa a colocar as cartas na mesa.

Kraken sai da sala e diz para os dois se acertarem. Strucker propõe um plano de fuga, mas Nick não está nem um pouco preocupado. Ao contrário, está à vontade com toda aquela situação. Strucker começa seu discurso. De como manipulou Nick ao longo desses anos e de como o odeia. Fury diz que o ódio que Strucker sente na verdade é medo. Kraken retorna. Aparentemente, a execução começará por Nick Fury. Strucker pergunta o porquê kraken o traiu. Kraken começa a tirar o Barão da Hidra da ignorância.

Primeiramente, revela que a fonte de energia roubada por Soma não ficou em sua posse, nem da organização que liderava, o Tentáculo. A fonte de energia estava com o Clã Yashida. Soma viu a fonte um dia antes de morrer, mas nunca revelou seu destino, o que colocou a Leviatã fora do jogo por muito tempo. Até que Kraken revelou a localização do artefato. Tal declaração deixa Strucker completamente. E kraken ainda revela que nem sequer era seu aliado.


Kraken então começa a revelar seus planos. Revela as escorregadas que deu. Revela os imprevistos, como a traição da Condessa e o fato de Gorgon ser o projeto secreto do Kraken original. Enfim, Strucker percebe que a pessoa ali presente não é Whitehall. Ao tirar máscara, o atual kraken se revela como... Jake Fury, irmão de Nick.

Photobucket

E mais um retcon acontece. Todos se lembram que Jake Fury se suicidou após Nick ter colocado um fim nos planos do Zodíaco. Mas não foi exatamente isso que aconteceu. Lembram do artefato que Nick Fury achou na França? Era uma máquina de criação de MVA’s. A máquina original de criaçao de réplicas. Nick explica que os primeiros MVA’s eram completamente instáveis mentalmente, um defeito que foi sendo minimizado ao longo do tempo. Ou seja, o Jake que morreu era um MVA. Strucker disse que gostaria de ter visto isto, ao que Nick responde que ele viu um.

Nick pergunta como Strucker passou a comandar a SHIELD. O Barão então relata a traição de Davidson, que criou um sistema de acesso , baseado nos protocolos de Pietá. Ao conseguir isso, Strucker matou o antigo agente da SHIELD. Strucker ainda se gaba de dizer que era o único com acesso ao maquinário. Nick então pergunta que se ele realmente o matou. Strucker, mais uma vez, fica surpreso ao ver que matou uma mera cópia. E no final das contas, percebe que sempre foi um fantoche na mão de Fury.

Photobucket

Mais uma boa edição. Se desconsiderarmos o retcon, com a ressurreição de Jake, certos Deus EX Machina utilizados por Hickman e os desenhos, podemos avaliar como acima da média essa revista. Como já dito, boa parte do que vemos aqui tem conexão com a mini SHIELD, ainda inédita no país. Agora, resta saber como será o desfecho dessa guerra.

Rafael Felga

comments powered by Disqus